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Terça-feira é #DiadeDoar em São José dos Campos
Escolher uma causa e uma instituição, ver o item de maior necessidade e ir até o local para fazer a entrega da doação. Esse é o objetivo do Fundo Social de Solidariedade que promove a Campanha #DiadeDoar #DoaSãoJosé para atender cerca de 100 entidades sociais de São José dos Campos.
O Dia D acontece nesta terça-feira (27), mas a campanha se estende até o final do mês de novembro. Neste ano, a novidade é a inclusão da causa animal, com quatro ONG´s (Organização Não Governamental).
No último domingo, as instituições se reuniram no Parque Vicentina Aranha, na região central, para apresentar seus projetos e tirar as dúvidas dos doadores.
O #doasaojose é uma grande campanha local para promover a cultura de doação em São José. A meta é tornar a cidade mais solidária, aproximando o munícipe das Organizações da Sociedade Civil. Para isso, foi criado o site doasaojose.com.br, onde está disponibilizado as entidades existentes, onde elas ficam, o que elas fazem e o que mais precisam.
Reforço na campanha
Nas escolas municipais, os alunos já estão mobilizados. Todas as escolas estão participando e as doações variam desde brinquedos, café da manhã, alimentos, produtos de higiene pessoal, oficinas, ração, até abraços e doação de tempo.
Como doar
Para adotar uma causa e doar a uma instituição é preciso acessar o site www.doasaojose.com.br. O munícipe deve verificar o item solicitado e levar, pessoalmente, na instituição escolhida.
O objetivo do Fundo Social é despertar a generosidade na população, aproximando o munícipe das instituições de São José dos Campos.
Seja você também um doador de uma causa, acesse o doasaojose.com.br e ajude transformar São José dos Campos em uma cidade mais solidária.
PAT oferece mais de 100 oportunidades de emprego em São José dos Campos
O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), de São José dos Campos, abriu a semana com 112 vagas para diversas funções. As vagas são nas áreas administrativas, construção civil, mecânicos em geral, enfermagem e comércio. O PAT é vinculado à Prefeitura de São José dos Campos.
Segundo os técnicos, o aumento no oferecimento de vagas reflete um otimismo do empresariado com relação à retomada dos investimentos. Isto, sem contar com o período natalino, que atrai muitas vagas temporárias.
Captação de vagas
Outro fator positivo que melhorou a captação de vagas oferecidas pelo PAT foi a recente readequação do prédio, que permitiu às empresas a realização da seleção e treinamentos de candidatos no local.
Além das readequações físicas no prédio, o PAT passou a contar com mais atendentes, reduzindo o tempo de médio de espera para atendimento de 58 minutos para 26 minutos.
Caged
Os números oficiais do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, indicaram que a cidade registrou oitavo mês de saldo positivo de empregos. No caso, em outubro foram 240 vagas de saldo positivo (diferença entre contratações e demissões). De janeiro a outubro a cidade gerou 1.075 novas vagas de empregos, melhor resultado desde 2011.
Vagas disponíveis (sujeitas a alterações)
Analista contábil
Analista de marketing
Armador de estrutura de concreto
Ascensorista
Assistente administrativo
Atendente balconista
Atendente central telemarketing
Atendente comercial (agência postal)
Auxiliar administrativo
Auxiliar de compras
Auxiliar de estoque
Auxiliar de expedição
Auxiliar de limpeza
Caixa lotérico
Cozinheiro geral
Encanador
Mecânico de manutenção de ar condicionado
Mecânico de manutenção de automóveis
Mecânico de manutenção de máquinas, em geral
Mecânico de suspensão
Operador de estação de bombeamento
Operador de vendas (lojas)
Pedreiro
Porteiro
Recepcionista
Servente de obras
Técnico de enfermagem
Telefonista
Vendedor pracista
Mais informações
Endereço: Praça Afonso Pena, 175, centro
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h até as 16h30 ou até a última senha
Site: www.sjc.sp.gov.br
Procon em São José vai atender consumidores até 22h na Black Friday
Nesta sexta-feira (23), o Procon de São José dos Campos fará um plantão específico sobre as compras da Black Friday. Das 17h às 22h, os consumidores poderão ligar para o telefone 151 ou 3909-1440 para registrar reclamações ou obter orientações e informações.
O órgão municipal de defesa do consumidor (rua Paulo Setúbal, 220, São Dimas) funciona normalmente das 8h às 17h. Após o expediente, o atendimento será somente telefônico.
Entre as queixas, está a maquiagem de preços. Quando fornecedores aumentam de antemão os produtos para, no dia do festival de ofertas, anunciá-los com desconto. Tal prática causa a falsa impressão de ser uma proposta vantajosa para o consumidor.
Para combater essa ação, o Procon vem monitorando há aproximadamente um mês a variação de preços de alguns produtos e serviços. Técnicos já visitaram 7 lojas físicas e acompanharam 8 sites de compras para fazer a comparação.
Entre os itens pesquisados, estão aqueles que mais atraem o público, como celulares, tênis, eletrônicos e eletrodomésticos. Com o lançamento em planilhas dos preços de produtos, marcas e modelos específicos, os profissionais do Procon terão condições de averiguar a ocorrência de práticas abusivas, como a propaganda enganosa.
Dicas importantes
-Evite anúncios nas redes sociais, mensagens por Whatsapp, SMS e e-mail
-Monitore os preços dos produtos
-Não compre por impulso
-Pesquise sempre o fornecedor
-Desconfie de preços absurdamente baixos cuja forma de pagamento se dá exclusivamente por boleto
-Antes de qualquer compra, pesquise o site oficial da empresa, entre em contato por telefone e verifique se o anúncio é verdadeiro
-Imprima ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios)
-Fique alerta, pois há sites conhecidos que oferecem produtos ou serviços de fornecedores independentes, com preços e condições diferentes para um mesmo produto
-Antes de comprar, confira sempre qual é a política de troca da empresa
-Fique atento ao prazo de entrega, especialmente se o objetivo é comprar presentes para ser entregues em datas determinadas
-Antes de comprar pela internet, confira a lista de sites não recomendados publicada no site Procon
TAC obriga prefeitura de Pinda à licitar nova administradora para o Mercado Municipal
Devido a um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado no ano de 2011, pelo então prefeito João Ribeiro (PPS), e o Ministério Público Estadual, a Prefeitura de Pindamonhangaba precisará iniciar até o fim deste ano o processo licitatório para a contratação de uma nova administradora do Mercado Municipal.
A Prefeitura protocolou na Câmara esta semana um projeto para apreciação do Legislativo, para cumprir a exigência do TAC de 2011. A nova administradora será responsável pelos critérios e organização dos espaços disponíveis no mercado.
O secretário de Negócios Jurídicos, Anderson Plínio da Silva Alves, explica que foram discutidas diversas saídas, com representantes, vereadores para não prejudicar os atuais comerciantes. “Este TAC foi acordado há muitos anos. Passaram 2 prefeitos e não cumpriram as exigências. E agora, nesta gestão, encerrou-se o prazo final para que o termo seja cumprido”, comenta Anderson Plínio.
Também será de responsabilidade da vencedora da licitação custear os gastos da água, energia e segurança do Mercado, o que consequentemente representará uma economia aos cofres públicos.
Concurso cultural Mestre Cultura Viva de Pindamonhangaba está com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para o Concurso Cultural "Prêmio Mestre Cultura Viva de Pindamonhangaba" e o prazo seguirá até o dia 3 de janeiro de 2019.
O concurso selecionará cinco Mestres, sendo estes, pessoas com mais de 60 anos, que se reconheçam ou sejam reconhecidas por sua própria comunidade como herdeiras dos saberes e fazeres da tradição oral. Cada um dos selecionados receberá os seguintes prêmios: R$2.000,00 (dois mil reais) e Certificado de Mestre.
A inscrição será gratuita e deverá ser efetuada nos dias úteis, das 9h às 16h, no Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico, localizado na Rua Deputado Claro César, 33 - Centro.
Os documentos necessários para a inscrição deverão estar em um único envelope, entregues pelo próprio mestre proponente ou por um representante legal do mestre.
O edital e seus anexos encontram-se disponíveis no endereço eletrônico da prefeitura municipal de Pindamonhangaba: www.pindamonhangaba.sp.gov.br.
Black Friday: advogada alerta sobre as pegadinhas comuns na data marcada para esta sexta (23)
Nesta sexta-feira (23), quem quiser aproveitar a Black Friday para ir às compras deve se atentar aos seus direitos, mesmo em meio à empolgação para aproveitar as promoções, tanto em lojas físicas quanto virtuais. Desde 2010, o número de lojas brasileiras que aderem a este movimento tem aumentado, principalmente na Internet. Mas, os consumidores devem prestar bastante atenção na hora da compra, para não gerar problemas, golpes e incômodos futuros.
Segundo a advogada Érika Xavier, especialista em Direito do Consumidor do escritório Alcoforado Advogados Associados, o maior problema nesse período é a publicidade enganosa, inclusive por parte de lojas de renome espalhadas pelo país. "Esse tipo de problema abrange uma infinidade de práticas, desde a falta de transparência nas características dos produtos vendidos até manipulações sobre os preços. Mas, também, há registros de reclamações por falha no funcionamento de sites, que impedem a finalização da compra, e até atrasos consideráveis nas entregas", explica.
O próprio consumidor é o responsável por fiscalizar todo o processo da hora da compra e se atentar a todos os detalhes expostos. "É ele quem está na linha de frente, na mira do fornecedor, e recebe, constantemente, as promoções e informações sobre os produtos e serviços. Dessa forma, é ele quem reúne melhores condições de reportar os problemas e abusos aos órgãos oficiais de fiscalização e repressão", esclarece a especialista.
Quando o consumidor se sentir lesado ou estranhar alguma prática por parte dos fornecedores, ele deve procurar o Procon de sua cidade ou um advogado. "Com moderação e muito critério, até as redes sociais e sites especializados podem servir para registrar reclamações, com índice muito alto de sucesso na obtenção de resposta por parte das empresas", pontua Xavier.
"Mas, quando há intenção de começar um processo judicial, panfletos, prints das telas dos computadores, gravações, mensagens em celular ou emails, testemunhas, podem ser usados como provas futuramente", conclui a advogada.
Confira 5 dicas para não cair nas pegadinhas da Black Friday:
- Não se deixar levar por técnicas de marketing. Conseguimos identificar esses apelos até mesmo intuitivamente, mas negligenciamos em nossa vigilância.
- Fazer uma pesquisa da oscilação dos valores dos produtos desejados com muita antecedência, ajuda a evitar as ciladas.
- A antecedência é importante porque os fornecedores costumam inflacionar seus valores e reduzir o valor dos produtos e serviços na semana do Black Friday, e conseguem vendê-los no preço normal, sem que o consumidor se atente à artimanha.
- Ter atenção, também, aos modelos que estão sendo ofertados é importante para comprar um item de coleção ou linha mais antiga apenas se o consumidor de fato quiser.
- Ficar atento à credibilidade e às características dos sites também é fundamental, para que o consumidor não compre em sites falsos, que até mesmo clonam cartões.
São José dos Campos realiza Feira de Empreendedorismo Estudantil
São José dos Campos recebe até sexta-feira (23) um dos maiores eventos de empreendedorismo estudantil do Brasil. Cerca de 10 mil pessoas devem visitar os estandes do Empreende Startups Educacionais, localizado nas dependências do Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana.
A abertura da feira promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, contou com apresentação musical de corais das Emef`s Jacyra Vieira Baracho (Jardim Veneza) e Profª Maria de Melo (Parque Industrial).
Cerca de 400 pessoas também acompanharam a assinatura de um convênio entre a Prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a continuidade das ações desenvolvidas pelo programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
O JEPP oferece atividades sobre empreendedorismo para alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. A parceria, que teve início em 2017, conta também com capacitação para os professores que irão trabalhar teoria e prática com estudantes. Mais de 12.300 alunos e 200 professores já participaram da iniciativa, outros 12 mil serão beneficiados em 2019.
Antes da tradicional cerimônia com a iluminação da árvore que simboliza a abertura oficial do evento, os convidados prestigiaram a palestra “Empreender na Educação: Uma Ponte Para o Futuro”, ministrada pelo engenheiro aeronáutico Ozires Silva.
Para Marcelo Queiroz, funcionário público do Estado, a iniciativa vai além das lições em sala de aula. “Essa feira é muito educativa, esse tipo de atividade faz com que crianças e adolescentes possam sonhar, uma oportunidade que nós não tivemos. Por meio dessa feira, a gente consegue observar os alunos buscando formas de produzir e criar e, assim, se tornar excepcionais empreendedores”.
Professora aposentada, Iria Silva destacou a retomada do projeto em 2017 como um grande avanço para o município. “São José dos Campos está de parabéns com a retomada do Empreende Startups Educacionais. Eu acredito que o caminho é esse, olhar para o futuro cuidando do presente. Isso é ser empreendedor”, concluiu.
Empreende Startups Educacionais
Com o tema “Inovar para Transformar”, crianças e adolescentes expõem até sexta-feira (23) produtos e serviços, desenvolvidos ao longo do ano, para que possam ser viabilizados no mercado.
Neste ano, a novidade é a participação de alunos da educação infantil, por meio do projeto Pedagogia Empreendedora dos Sonhos que trabalhou, de forma lúdica e didática, lições de empreendedorismo com crianças de 4 a 5 anos, despertando nelas a capacidade de sonhar.
Serão apresentados projetos de empreendedorismo dos alunos do 9º ano da rede municipal; as atividades dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos, uma parceria com o Sebrae iniciada em 2017; a exposição dos projetos da Pedagogia Empreendedora dos Sonhos de 27 escolas de educação infantil, trabalhados ao longo do ano com os alunos; e um concurso de fôlderes sobre educação financeira realizada por alunos do 7º ano.
Os trabalhos apresentados no Empreende Startups são frutos das atividades realizadas com a retomada das aulas de Empreendedorismo, Educação Financeira e Fiscal na disciplina de Enriquecimento Curricular, coordenada pelo Cedemp (Centro de Educação Empreendedora).
Serviço
Empreende Startups Educacionais
Data: de 20 a 23 de novembro
Horário: Das 8h às 11h30 e das 13h às 17h
Local: Cefe (Centro de Formação do Educador)
Endereço: Av. Olivo Gomes, 250, Santana
Jovem de Pindamonhangaba é contratado pelo Facebook para atuar em Londres
Trabalhar em uma empresa grande e famosa é uma enorme satisfação profissional. Já na reta final da graduação em Engenharia de Computação, o estudante Jeferson Lesbão foi contratado pelo Facebook para ser engenheiro de software em Londres.
A viagem para a Inglaterra acontece no ano que vem, mas o contato com a empresa surgiu por meio de um estágio, que durou três meses. Além de no Facebook, Jeferson também realizou estágio em outra empresa famosa, o Google, em que passou quatro meses em Belo Horizonte.
“Comecei trabalhando na área, fazendo um estágio em uma empresa em minha cidade, Pindamonhangaba. Depois de quase dois anos lá, fui ser estagiário em um dos convênios que a Universidade mantinha dentro do Departamento, em que fiquei por três anos. No ano passado, fiz entrevistas para estágio em Engenharia de Software no Google e Facebook e acabei passando”, relata o ex-aluno sobre sua trajetória.
O interesse pela área surgiu ainda na infância. “Desde a infância eu me interessei por computadores. No Ensino Médio, comecei a me questionar como os programas de computador eram feitos”, explica Jeferson sobre a escolha do curso.
Além de cursar Engenharia de Computação, o aluno é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNITAU, e conhecer a Maratona de Programação durante a faculdade foi um acontecimento muito importante em sua vida acadêmica. “Foi por meio das competições que meu interesse em aprofundar meus conhecimentos em algoritmos e estruturas de dados aflorou. Minha experiência durante os estágios no convênio da Universidade também ajudou a aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula, como o teste de segurança da urna eletrônica (TPS)”.
Jeferson oferece dicas para quem deseja cursar Engenharia de Computação. “Dedique-se ao máximo, caso a Computação seja de fato sua paixão. Outro fator importante é buscar um tópico dentro da área e buscar se especializar. Embora seja importante estudar a fundo todos os tópicos abordados nas disciplinas, é importante focar em algum ponto que possa ser seu diferencial no mercado de trabalho”, aconselha.
Inscrições para credenciamento de artistas estão abertas em Pindamonhangaba
Estão abertas as inscrições para o credenciamento de artistas e profissionais de arte e cultura, para atuar no programa “Cultura por toda a cidade”, bem como nas festas, eventos ou ações realizadas ou apoiadas pela Prefeitura de Pindamonhangaba.
O chamamento público ao credenciamento de artistas refere-se a pessoas físicas ou jurídicas, com vista a apresentações Musicais, Dança, Teatro, Circo, Cinema e Vídeo, Literatura, Artes Plásticas, Artes Gráficas, Fotografia, Folclore, Capoeira, Artesanato, e Educação Patrimonial para atender aos eventos culturais promovidos pela cidade.
O prazo da inscrição segue até o dia 17 de dezembro, às 23h59, e serão feitas exclusivamente através do sistema on-line disponível no site: www.pindamonhanagaba.sp.gov.br.
Após acessar o site, clicar no botão Licitações / Chamamento, em seguida Chamamento Público e, na sequência, “Edital de Credenciamento de Artistas” e “Inscrição”. É necessário preencher os campos solicitados até a finalização da inscrição, depois inserir os arquivos, a documentação e enviar.
A documentação deverá ser salva em PDF e enviada através do link “Edital de Credenciamento de Artistas” no site. A avaliação da Comissão de Análise Documental acontecerá dia 18 e vai até dia 21 de dezembro.
Os artistas que pretenderem participar de qualquer evento promovido ou apoiado pela Prefeitura, deverão se cadastrar neste chamamento.
Pindamonhangaba recebe Conferência Municipal do Idoso
Com o tema: “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, a Prefeitura de Pindamonhangaba em parceria com o Conselho do Idoso promove, no próximo sábado (24), no auditório dos Salesianos, a terceira Conferência Municipal do Idoso.
O evento que tem como objetivo conferir se todas as deliberações das conferências anteriores – que ocorreram em 2011 e 2015 – foram devidamente atendidas, proporciona também a criação de novas medidas que visem melhorar a condição de vida da pessoa idosa, sobretudo consolidar os direitos.
O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Adilson da Silva, afirma que as conferências municipais do idoso são espaços de caráter deliberativo, em que é debatida e avaliada a política do idoso. E que também são propostas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos do idoso. Além disso, os debates são importantes pois são coletivos, tendo como objetivo uma participação social mais representativa.
Neste ano, no Vale do Paraíba, somente as cidades de Pindamonhangaba e São José dos Campos irão realizar a conferência. Conforme o Conselho Municipal do Idoso, a realização da conferência é muito importante para que os dados sejam também relacionados com outras regiões.
No evento, serão discutidos os quatro eixos: direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas, asseguração dos direitos e emancipação humana, enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa e o papel dos Conselhos na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
Os interessados em participar do evento poderão efetuar a inscrição no dia da Conferência. O credenciamento começará às 8 horas e, às 8h45, começa a palestra: “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. Às 9h30 acontecerá a leitura e aprovação do regimento interno. E, durante a tarde haverá o fechamento de grupos, plenária e a eleição dos delegados.
O prédio dos Salesianos está localizado na rua São João Bosco, 727, no Santana.