Últimas notícias

Após último envio de donativos ao Sul, Pinda foca na Campanha do Agasalho

Após último envio de donativos ao Sul, Pinda foca na Campanha do Agasalho

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, encaminhou na terça-feira (11) a última leva de doações para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Os produtos foram enviados em um caminhão, duas vans e carros de apoio. Deste o início das arrecadações foram três viagens com vários veículos carregados de donativos, além do envio de uma equipe da Defesa Civil para ajudar em trabalhos na cidade de Canoas.
Neste momento os trabalhos em Pindamonhangaba se concentram na arrecadação de itens de inverno para a Campanha o Agasalho, que também engloba a Campanha PET.
Os pontos de arrecadação são Shopping Pátio Pinda; Fundo Social (Rua Deputado Claro César, 53); Fábrica de Solidariedade (Rua Tenente Alexandre Marcondes Monteiro, 432 – Bosque); Vila dos Afetos (antigo PA de Moreira César); Supermercado Shibata (Centro e Shopping); Supermercado Excelsior.
Além disso, há coleta de casa em casa de acordo com programação que a Prefeitura veicula em suas redes sociais.

Isenção do IPTU 2025 de Pinda deve ser solicitada até outubro

Isenção do IPTU 2025 de Pinda deve ser solicitada até outubro

Isenção do IPTU 2025 de Pinda deve ser solicitada até outubro

Os contribuintes de Pindamonhangaba interessados em obter isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do ano de 2025 devem protocolar pedido na Prefeitura até dia 31 de outubro pela plataforma digital 1Doc ou presencialmente.
Pelo 1Doc, o atendimento eletrônico pode ser acessado pelo endereço https://pindamonhangaba.1doc.com.br/atendimento. Quem quiser fazer a solicitação pessoalmente deve fazer agendamento eletrônico pelo site da Prefeitura ou por telefone 3644-5660 ou 3644-5655. No agendamento eletrônico, a pessoa deverá escolher a opção entre ser atendido na Prefeitura ou na Subprefeitura de Moreira César.
A solicitação de isenção deve ser requerida sempre no ano anterior ao do lançamento. Este benefício é previsto pela Lei nº 4.372, de 2005, e é para aqueles que possuam somente um único imóvel e nele sejam residentes pessoas nas seguintes condições: aposentados e pensionistas, com renda não superior a R$ 1.620,32 (equivalente a 13 UFMP’s – Unidade Fiscal do Município de Pindamonhangaba), ex-combatentes e pessoas com deficiência física ou mental ou que morem com crianças legalmente adotadas ou tuteladas que sejam menores de 18 anos.
Ficam isentos, ainda, do Imposto Predial e Territorial Urbano os imóveis residenciais padrão-econômico, com área construída de até 70m² e aqueles cujo valor venal não ultrapassem ao valor de R$ 40.134,08 (equivalente a 322 UFMP’s – Unidade Fiscal do Município de Pindamonhangaba) e desde que seu proprietário resida no imóvel, não possua outro imóvel e tenha renda mensal não superior a 13 UFMP’s, mediante declaração firmada sob a responsabilidade do proprietário, sujeito a comprovação através de avaliação socioeconômica a ser realizada pela Secretaria de Assistência Social.
Para requerer a isenção, são necessárias as cópias dos seguintes documentos: espelho do carnê do IPTU de 2024 (Sigla do Imóvel) ou certidão de isenção do ano citado; RG e CPF, ou certidão de nascimento de todos os moradores da residência; comprovante de residência atualizado; certidão de casamento ou óbito (se for o caso); cópia do comprovante de renda (INSS) atualizado do requerente (extrato bancário não será aceito); comprovante de renda dos demais moradores; documento do imóvel em nome do requerente e declaração de responsabilidade do proprietário, escrita de próprio punho.
Todos os documentos devem ser digitalizados e encaminhados pela plataforma digital 1 Doc. O atendimento eletrônico pode ser acessado pelo endereço https://pindamonhangaba.1doc.com.br/atendimento ou baixando o aplicativo 1doc na Google Play para celulares Android ou Apple Store para celulares IPhone.

Procon de Pinda atua em casos com Patrulha do Consumidor

Procon de Pinda atua em casos com Patrulha do Consumidor

Na última sexta-feira (7), o Procon de Pindamonhangaba acompanhou o quadro Patrulha do Consumidor em dois casos específicos. Em ambos os casos, os consumidores entraram em contato com a produção do programa, apresentado pelo deputado Federal, Celso Russomanno, que verificou a possível infração contra o Código do Consumidor, e acionou o Procon do município.
A ação contou com a participação da diretora do Procon de Pinda, Gislene Cardoso, e da fiscal, Gleisiele Souza, que colaboraram na resolução dos problemas enfrentados pelos consumidores, dando opções satisfatórias às partes envolvidas.
No primeiro caso, uma consumidora alegou que havia levado seu caminhão para serviços de pintura e reparos, porém o serviço não teria sido realizado e o dinheiro pago não foi devolvido. A Patrulha do Consumidor, que solicitou o acompanhamento do Procon de Pindamonhangaba, procurou o responsável pela funilaria, que pediu um prazo de 15 dias para efetuar a devolução da quantia. Com a intermediação do programa e do Procon, a consumidora se sentiu mais segura e concordou com o prazo estabelecido.
O segundo caso envolveu um consumidor que tinha uma dívida com uma loja de automóveis devido à aquisição de um carro. Desejando comprar um novo veículo, ele ofereceu o primeiro carro como entrada, com a promessa de que a segunda loja pagaria o valor à primeira. No entanto, a segunda loja não cumpriu o combinado e a primeira loja começou a cobrar o consumidor. A Patrulha do Consumidor solicitou o acompanhamento do Procon de Pindamonhangaba para ir até o local, onde conversou com o atual proprietário da segunda loja, que prontamente depositou na conta do consumidor o valor da dívida, permitindo que ele acertasse os valores devidos à primeira loja.
Essas ações demonstram a eficácia e a dedicação do Procon de Pindamonhangaba em proteger os direitos dos consumidores, garantindo soluções eficazes para os problemas apresentados.

Museu de história natural de Taubaté promove concurso de desenho

O Museu de História Natural de Taubaté Doutor Herculano Alvarenga (MHNT) está com inscrições abertas para o 2º Concurso de Paleoarte Infantojuvenil – Modalidade Desenho, com o tema “MHNT completa 20 anos”. Os interessados podem candidatar-se até 30 de junho de 2024.

O objetivo é estimular a realização de trabalhos envolvendo as artes visuais, na modalidade desenho a mão livre, tendo como tema principal a valorização do Museu de História Natural de Taubaté, além de ser uma excelente oportunidade para os estudantes demonstrarem seu talento artístico e criatividade.

O concurso está dividido em duas categorias: infantil, para crianças e adolescentes de 7 a 12 anos; e juvenil, para adolescentes de 13 a 17 anos. O link do formulário de inscrição é: https://forms.gle/Qu9xgMgx7UYngZw86 .

As obras serão divulgadas nas redes sociais do museu para avaliação dos internautas durante todo o mês de julho de 2024. O link para a votação será disponibilizado também nas redes sociais do MHNT.

A obra mais votada em cada categoria será a vencedora. Cada estudante premiado receberá cinco ingressos com monitoria à exposição do MHNT, um café da tarde no espaço “Café Fisó” para o vencedor e mais quatro acompanhantes, uma medalha e um certificado emitido pelo Museu.

 

Curso rápido de confeitaria começa no próximo dia 6

Curso rápido de confeitaria começa no próximo dia 6


Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, em parceria com o SEBRAE, está promovendo o programa "Empreenda Rápido", que tem como objetivo incentivar o empreendedorismo através de cursos de qualificação gratuitos. Uma das oportunidades oferecidas é o curso presencial "Fabrique e Venda Produtos de Confeitaria", que inicia no próxima quinta-feira (6) e ainda está com as inscrições abertas.
O curso, oferecido pelo SEBRAE, tem como foco o desenvolvimento de competências para auxiliar nas operações do processo de fabricação de bolos e doces, desde o balanceamento até o acabamento final do produto. Além disso, os participantes terão acesso a oficinas sobre vendas e finanças, para aprenderem a melhor forma de comercializar, precificar e gerar resultados para seus negócios.
Para participar, os interessados devem ter mais de 18 anos, ensino fundamental completo, residir em Pindamonhangaba ou região, e serem potenciais empreendedores e/ou microempreendedores individuais (MEI).
A carga horária do curso é de 48 horas, com aulas programadas para acontecerem até o dia 21 de junho, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. As atividades serão realizadas no Centro Comunitário Maria José, localizado na Rua General Ruy de Andrade Costa, 56, Araretama. Ainda restam poucas vagas, e as inscrições podem ser realizadas gratuitamente através do link: https://forms.office.com/r/eSv9K5RhUc.

Foto: Divulgação - Prefeitura Pinda

5ª Conferência Municipal de Cidade está com inscrições abertas

A Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria de Obras e Planejamento, e o Conselho Municipal da Cidade, convidam a população a participar da 5ª Conferência Municipal de Cidade, com o tema "Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social". As inscrições já estão abertas no site da Prefeitura www.pindamonhangaba.sp.gov.br clicando no banner rotativo da conferência, ou pelo link https://forms.gle/B8Ai7gfBZfUnQqcA8
O evento será no dia 6 de junho de 2024, a partir das 8 horas, com entrada gratuita, na
Faculdade Anhanguera - Polo Pindamonhangaba – Avenida Nossa Senhora do Bonsucesso, nº 3344, Bloco A, sala 1, bairro Campo Alegre.
Será um dia de palestras e debates de questões fundamentais do desenvolvimento urbano divididos em 05 Eixos Temáticos: Urbanismo e Habitação, Infraestrutura e Mobilidade, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Cidades Inteligentes e Governança e Participação Social, para juntos elencarmos soluções e propostas que auxiliem na construção de cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social. Neste dia, também, será feita a eleição dos Delegados e ou Delegadas que representarão o município na Conferência Estadual.

UniFUNVIC ganha prêmio de reconhecimento por incentivo aos esportes em evento realizado pela Prefeitura de Pindamonhangaba, para homenagear e anúnciar oficialmente que João do Pulo é Embaixador de Pindamonhangaba.

UniFUNVIC ganha prêmio de reconhecimento por incentivo aos esportes em evento realizado pela Prefeitura de Pindamonhangaba, para homenagear e anúnciar oficialmente que João do Pulo é Embaixador de Pindamonhangaba.

Pinda promove inclusão oferecendo abafadores auriculares para pessoas prestigiarem JOMI

Pinda promove inclusão oferecendo abafadores auriculares para pessoas prestigiarem JOMI

A Prefeitura de Pindamonhangaba irá oferecer abafadores auriculares às pessoas com autismo ou hipersensibilidade auditiva para que queiram prestigiar o JOMI (Jogos da Melhor Idade). A retirada começará na abertura dos jogos, que acontecerá no próximo dia 30 de maio, às 19 horas.
A ação, que é uma parceria entre a Secretaria da Mulher, Familia e Direitos Humanos e a Secretaria de Esportes e Lazer, e também conta com o apoio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, busca promover a inclusão e garantir o bem-estar dessas pessoas também nas atividades esportivas. A primeira vez que a iniciativa foi realizada foi nos Jogos Regionais, com grande sucesso.
Os equipamentos estarão disponíveis para retirada também na sede da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, das 9h até as 16h30, sendo necessário o preenchimento de um formulário.
A diretora do Departamento da Pessoa com Deficiência, Letícia Souza, ressaltou o sucesso da iniciativa e o compromisso em garantir a participação de todos, sem gerar crises ou desconforto. "Estamos trabalhando para que Pinda seja um exemplo de compromisso com a inclusão e respeito baseado nos pilares da acessibilidade, autonomia, conforto e segurança. Temos realizado diversas ações para garantir a liberdade e dignidade das pessoas com deficiência, dando condições e garantindo a acessibilidade em todos os eventos para os mais diversos públicos. Essas ações são importantes para que todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, possam participar da vida social e cultural da cidade", explicou.
“O ato de Pindamonhangaba é um exemplo de compromisso com a inclusão, com investimento do Poder Público, ressaltamos a importância da acessibilidade nos espaços públicos e participação de todos, alguns equipamentos estão disponíveis em vários locias como Museu, Palacete, Teatro Galpão, Parque da Cidade entre outros, ressaltou o secretário João Carlos Salgado.
Segundo dados da Secretaria, nos jogos regionais e no Festival Julino de Moreira César mais de 50 equipamentos foram emprestados, 15 foram doados para APAE mediante necessidade e 10 para escolas municipais, para uso contínuo de alguns alunos.
A mãe, Priscila Custódio, retirou o equipamento para o seu filho, que utilizou nos jogos regionais, e relatou que “com o uso do mesmo foi possível a participação de toda família”.
A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Andreinha, enfatizou a importância da ação no município. “As pessoas com deficiência tem a possibilidade de conhecer o mundo, não é fácil, mas possível. São através de ações como essa, que aprendemos, nos conscientizarmos e damos visibilidade a pessoas com deficiência”, afirmou a presidente.

Pinda promove conscientização da saúde mental das mães no Maio Furta Cor

Pinda promove conscientização da saúde mental das mães no Maio Furta Cor

No último sábado (25), a cidade de Pindamonhangaba foi palco de mais um evento da campanha Maio Furta Cor, uma iniciativa voltada para a saúde mental das mães. O evento reuniu especialistas e a comunidade em atividades focadas no acolhimento e na conscientização, promovendo um espaço de apoio e aprendizado.
Pela manhã, a Clínica Mátria sediou uma oficina de inteligência emocional e escuta ativa, conduzida pelo psicólogo Anderson Costa. Com o tema "Como ouvir o que não é falado na vivência parental", a oficina destacou a importância de entender as nuances e os sinais não verbais que surgem na relação entre pais e filhos. Anderson Costa compartilhou técnicas e estratégias para aprimorar a comunicação e fortalecer os vínculos familiares.
Já no período da tarde, a quadra da A.A. Ferroviária foi o cenário da Cor Feira de Mães Empreendedoras. O evento reuniu mães que, além de cuidarem de suas famílias, investem em pequenos negócios, oferecendo produtos e serviços variados. A feira não só incentivou o empreendedorismo materno como também proporcionou um ambiente de troca de experiências e fortalecimento da rede de apoio entre as mães.
A campanha Maio Furta Cor tem se mostrado uma importante ferramenta de conscientização sobre a saúde mental das mães. Através desses eventos a comunidade têm a oportunidade de aprender, compartilhar e se fortalecer, promovendo um ambiente mais saudável e acolhedor para todos.

Prefeitura de Taubaté nomeia membros para organizar conferência da cidade

Prefeitura de Taubaté nomeia membros para organizar conferência da cidade

Por meio da Portaria nº 686, de 24 de maio de 2024, o prefeito José Saud nomeou comissão organizadora da 1ª Conferência Municipal da Cidade de Taubaté, que será realizada dia 13 de junho. É a etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento Urbano.

A conferência, convocado por meio do Decreto n º 15.847, de 24 de maio de 2024, desenvolverá seus trabalhos a partir do tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.

A comissão organizadora definirá o critério para a eleição de delegados para a etapa estadual.

Foram nomeados para compor a comissão representantes da Prefeitura (Luiza Fernanda dos Santos Pereira, Natália Aparecida Custódio Sauer Recco e Priscila Siqueira Pereira), empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano (Ricardo Matsuda), Associação Comercial e Industrial de Taubaté, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais (Marcela Araújo Dias, da OAB) e organizações não governamentais com atuação na área do
desenvolvimento urbano (Silvia Carmen Lercan Ramiro, da Associação dos Arquitetos Urbanistas de Taubaté e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Taubaté).

 

Go to top