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Taubaté reajusta tarifa do transporte público a partir do dia 15 de julho

A Prefeitura de Taubaté informa que, a partir do dia 15 de julho, o valor da tarifa do transporte público vai mudar de R$ 3,50 para: R$ 3,90 no pagamento em dinheiro e vale transporte, R$ 3,80 com o cartão rápido e R$ 1,95 no cartão estudante.

Mesmo reajustada, a tarifa do município é menor que das cidades médias da região. Em São José dos Campos e Jacareí a tarifa é R$ 4,10 (cartão e dinheiro), R$ 4,70 (vale-transporte) e R$ 2,05 (estudante). Já em Caçapava o valor único é de R$ 4,10 e R$ 2,05 para estudante. Em Pindamonhangaba é praticado o valor único de R$ 3,90 e R$ 1,95 para estudante.

O valor foi definido após cálculos realizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana, que levou em consideração insumos, principalmente combustível, e os reajustes salariais de motoristas e cobradores.

Com o reajuste da tarifa pública muda também a tarifa técnica: R$ 4,40 (dinheiro e vale transporte); R$ 4,30 (cartão rápido) e R$ 2,20 (cartão estudante). A diferença entre a tarifa técnica e a tarifa pública é paga pela prefeitura por meio do subsídio de R$ 0,50 e 0,25 (estudante).

Sebrae abre 75 vagas para cursos gratuitos em Taubaté

O Sebrae Taubaté está com inscrições abertas para três cursos gratuitos nas áreas de eventos e beleza, com a oferta de 75 vagas. As inscrições podem ser realizadas na rua Armando Salles de Oliveira, 457.
As capacitações fazem parte do programa Super MEI do Sebrae-SP e são uma oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento. Pode se inscrever quem já é Microempreendedor Individual (MEI) ou ainda quem não tem empresa, mas tem o desejo de empreender na área.

O curso de formação inicial em maquiador, com 25 vagas, será realizado de 10 a 20 de julho, das 13h às 17h, na Escola Técnica Estadual (Etec) José Geraldo Rodrigues Alckmin. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira, dia 2.

Já o curso de formação inicial em organização e promoção de festas e eventos (25 vagas) será realizado de 26 de julho a 6 de agosto, das 13h às 17h, também na Etec, com inscrições abertas até o dia 15 de julho.

As aulas do curso a arte de fazer festas e eventos temáticos estão programadas para 3 a 29 de agosto, das 13h às 17h, no Senac, com inscrições até o dia 23 de julho. Estão disponíveis 25 vagas para esse curso.

O programa do Sebrae-SP tem como objetivo oferecer qualificação para o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento de negócios. Além da parte técnica, o curso inclui aulas de gestão e vendas. Mais informações pelo telefone 0800-570-0800.

Programa Juro Zero Empreendedor

O Microempreendedor Individual formalizado que concluir o curso do Super MEI tem ainda acesso ao Programa Juro Zero Empreendedor, que prevê empréstimos de R$ 1.000 a R$ 20 mil para compra de produtos e serviços pretendidos para o exercício das atividades, tais como: equipamentos, acessórios para veículos, veículos utilitários, motocicletas, ciclomotores e ferramentas para trabalho. O prazo de pagamento do empréstimo é de 36 meses, com carência de seis. Para os empreendedores que pagarem em dia, o juro é zero.

Em Pinda, Palacete 10 de Julho recebe exposição “It Was Amazon”.

O Palacete 10 de Julho, em Pindamonhangaba, recebe no mês de julho, uma exposição especial: os desenhos em papel preto com caneta fosca branca do artista indígena Jaider Esbell, do povo Makuxi, de Roraima.

“Viver na Amazônia tem seus privilégios. Respirar a grande floresta, tocar seus ecossistemas, fazer parte deles são algumas das sensações que “It Was Amazon” pode proporcionar”, explicou o artista.

As 16 telas buscam estimular a reflexão do público sobre as questões ambientais e a importância de cuidar e amar a natureza.

A mostra é uma realização da Estação Casa Amarela de Caçapava, com o apoio do Departamento de Cultura da Prefeitura de Pinda.

A exposição ficará disponível para visitação do dia 1° a 31 de julho, de segunda a sexta, das 8h às 17h. O Palacete 10 de Julho fica localizado na rua Dep. Claro Cesar, 33, Centro.

Jogo da seleção altera horários em Taubaté

O jogo da seleção brasileira na próxima segunda-feira, dia 2 de julho, provoca alterações no funcionamento de repartições e serviços públicos em Taubaté.
O expediente na Prefeitura de Taubaté será das 14h às 18h20. As secretarias de Obras, de Serviços Públicos, de Mobilidade Urbana, de Segurança Pública e o Departamento de Frota Patrimonial vão manter pessoal de plantão para o atendimento de emergências.
Transporte
No transporte público, as vans do Tctau operam com os horários normais. Já os ônibus da ABC Transporte seguem com os horários de sábado até o término da partida.
Educação
Em razão da reunião de pais programada para o dia 2 de julho e a reposição de aula do dia 25 de maio, a Secretaria de Educação reorganiza o horário de funcionamento da escolas de ensino fundamental e médio das 7h às 10h e das 14h às 17h. As aulas no período da noite serão normais. As escolas de educação infantil funcionarão das 14h às 18h. Unidades da Escola do Trabalho mantém aulas das 14h às 18h20
Saúde
A coleta de exames laboratoriais em Taubaté está mantida. As coletas nas unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Planalto, Piratininga, Santa Isabel e Chácara Silvestre serão transferidas para o laboratório central, na rua Diogo Feijó, no mesmo horário de marcação.
Pacientes com consultas e exames agendados para o período da manhã serão informados sobre a nova data dos procedimentos.
A vacinação nos postos de saúde será realizada das 14h às 15h30.
Essenciais
As seguintes unidades e serviços considerados essenciais serão mantidos:
– UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e Pronto-Socorro Infantil;
– Serviço de Verificação de Óbito
– Guarda Municipal;
– Serviço de Cemitério;
– Serviço Funerário Municipal;
– Serviço de Limpeza Urbana;
– Mercado Municipal;
– Centro de Controle de Migração;
– Abrigo Temporário (Casa Transitória).

Sebrae abre 75 vagas para cursos gratuitos em Taubaté

O Sebrae Taubaté está com inscrições abertas para três cursos gratuitos nas áreas de eventos e beleza, com a oferta de 75 vagas. As inscrições podem ser realizadas na Rua Armando Salles de Oliveira, 457.

As capacitações fazem parte do programa Super MEI do Sebrae-SP e são uma oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento. Pode se inscrever quem já é Microempreendedor Individual (MEI) ou ainda quem não tem empresa, mas tem o desejo de empreender na área.

O curso de formação inicial em maquiador, com 25 vagas, será realizado de 10 a 20 de julho, das 13h às 17h, na Escola Técnica Estadual (Etec) José Geraldo Rodrigues Alckmin. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira, dia 2.

Já o curso de formação inicial em organização e promoção de festas e eventos (25 vagas) será realizado de 26 de julho a 6 de agosto, das 13h às 17h, também na Etec, com inscrições abertas até o dia 15 de julho.

As aulas do curso a arte de fazer festas e eventos temáticos estão programadas para 3 a 29 de agosto, das 13h às 17h, no Senac, com inscrições até o dia 23 de julho. Estão disponíveis 25 vagas para esse curso.

O programa do Sebrae-SP tem como objetivo oferecer qualificação para o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento de negócios. Além da parte técnica, o curso inclui aulas de gestão e vendas. Mais informações pelo telefone 0800-570-0800.

Programa Juro Zero Empreendedor

O Microempreendedor Individual formalizado que concluir o curso do Super MEI tem ainda acesso ao Programa Juro Zero Empreendedor, que prevê empréstimos de R$ 1.000 a R$ 20 mil para compra de produtos e serviços pretendidos para o exercício das atividades, tais como: equipamentos, acessórios para veículos, veículos utilitários, motocicletas, ciclomotores e ferramentas para trabalho. O prazo de pagamento do empréstimo é de 36 meses, com carência de seis. Para os empreendedores que pagarem em dia, o juro é zero.

Ônibus operam em horário diferenciado nas férias de julho em Taubaté

De 3 a 31 de julho, quatro linhas do transporte público operadas pela empresa ABC Transportes terão seus horários alterados devido à queda de passageiros transportados no período de férias. O Transporte Complementar de Taubaté (TCTAU) vai atender normalmente.

As principais alterações acontecem nas linhas: 01-Três Marias/ Estoril, 10 – Chácara Silvestre/Pq. Ipanema, 03 – Rodoviária Velha/Shopping Novo e 13 – Gurilândia/Santa Tereza.

A Secretaria de Mobilidade Urbana, em conjunto com a ABC Transportes, trabalhou este ano para que o cronograma de viagens tivesse o mínimo de alteração. Será mantido o atendimento normal nos horários de pico, das 6h às 8h e das 17h até 19h.

O cronograma dos horários pode ser consultado a partir deste sábado, dia 30 de junho, no site www.cartaorapidotaubate.com.br.

Campos do Jordão recebe edição do Market Plaza, principal shopping sazonal do País

No mês de julho, a charmosa cidade de Campos do Jordão, localizada na Serra da Mantiqueira, receberá o shopping sazonal Market Plaza para a temporada de inverno. Localizado no Campos do Jordão Convention Center – centro de convenções do Grupo Doria, oferecerá ao público opções em compras, lazer, moda e gastronomia. O empreendimento, que se consolidou como uma das atrações mais visitadas no inverno paulista, estará aberto de 29 de junho a 29 de julho.

A pista de patinação no gelo The Ice, com 315 metros quadrados, marca presença pelo segundo ano consecutivo. Um espaço gastronômico também fará parte do Market Plaza, e outras atividades que vão animar a temporada local.


O gerente comercial do Convention Center, Luiz Padovan, ressalta o Market Plaza como opção de diversão para as famílias no inverno. “Campos do Jordão é destino tradicional nesta época mais fria do ano. Por isso, nosso objetivo é proporcionar um ambiente de entretenimento em que as pessoas tenham momentos inesquecíveis”, explica.

Ainda na gastronomia, a Belgian Waffles estará presente, assim como a Cacau de Campos Chocolates, que possui produção artesanal e toda feita em Campos do Jordão, e o Rei do Dog.

Para “esquentar” os visitantes, a moda inverno terá um espaço especial no centro de compras com roupas customizadas, malhas de tricô e semijoias da Mix Store, assim como as diferentes coleções de meias da Inverness, que trará duas novas estampas semanalmente. Além do vestuário, a Emporium dos Aromas Eloisa Candido chega ao espaço com aromatizadores e fragrâncias, assim como as poltronas da Massage Express.

Para tornar a visita ainda mais agradável, o som ambiente ficará sob comando do DJ Igor Cunha, que preparou uma seleção especial de músicas. Um lounge da Revista Robb Report, a mais importante publicação internacional de luxo, também fará parte do Market Plaza.

Mais diversão

Com réplicas coloridas de carros como o Mini Cooper, BMW, Silverado e Mercedes, os Mini Cars Tours são diversão garantida para crianças de até oito anos de idade.

E, para ampliar a conveniência dos frequentadores, o piso inferior contará com um estacionamento da Estapar. O Market Plaza tem como mídia partner a Rádio Jovem Pan Vale.

Com 7,2 mil metros quadrados, o Convention Center é um espaço multifuncional e recebe, ao longo do ano, diversos formatos de eventos, como feiras, congressos e shows. O empreendimento abriga até 3,5 mil pessoas e tem projeto de design de interiores assinado pelo renomado arquiteto João Armentano.

PIS/PASEP: Definido calendário de pagamento do Abono Salarial Ano-Base 2017

Pagamento começa a ser feito já no próximo mês

O calendário de pagamento do Abono Salarial ano-base 2017 foi definido nesta terça-feira (26) durante a reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), na sede do Ministério do Trabalho, em Brasília. A estimativa é de que sejam destinados R$ 18,1 bilhões a 23,5 milhões de trabalhadores já a partir do próximo mês. Os pagamentos começam em 26 de julho de 2018.

Quem nasceu de julho a dezembro, recebe o benefício ainda este ano. Já os nascidos entre janeiro e junho, terão o recurso disponível para saque em 2019 (tabela abaixo). Em qualquer situação, o dinheiro ficará à disposição do trabalhador até 28 de junho de 2019, prazo final para o recebimento.

Os empregados da iniciativa privada, vinculados ao PIS, sacam o dinheiro na Caixa. Para os funcionários públicos, associados ao Pasep, a referência é o Banco do Brasil. Os correntistas terão o benefício creditado em conta no período estabelecido no calendário.

Para ter direito ao Abono Salarial do PIS/Pasep é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos um mês em 2017 com remuneração média de até dois salários mínimos. Além disso, o trabalhador tinha de estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

A quantia que cada trabalhador tem para receber é proporcional ao número de meses trabalhados formalmente em 2017. O valor do abono salarial será calculado na proporção 1/12 do salário mínimo vigente na data do pagamento. “Quem trabalhou durante todo o ano receberá o valor cheio. Quem trabalhou por apenas 30 dias receberá o valor mínimo”, explica o chefe da divisão do Abono Salarial do Ministério do Trabalho, Márcio Ubiratan Britto.

Calendário de pagamento do Abono Salarial ano-base 2017

PIS

20180627 a1 1 1

PASEP

20180627 a3

Pindamonhangaba ganha nova sede da Secretaria de Educação

Nesta quinta-feira (28), às 17h30, a Prefeitura de Pindamonhangaba realiza a solenidade de inauguração da nova sede da Secretaria de Educação e Cultura de Pindamonhangaba. O prédio recebeu a denominação de "Professor Luiz Sávio Neto", em homenagem a este grande educador, que deixou seu nome marcado na história da cidade.

A nova e definitiva sede da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura fica localizada na Rua Senador Dino Bueno, antigo prédio do Colégio Comercial Dr. João Romeiro. O prédio foi adquirido pela administração municipal em dezembro de 2017 e passou por reforma e adequações para receber os setores que compõem a Secretaria.

Com a aquisição do novo prédio, apesar do custo de R$ 869.546,35, haverá economia para os cofres públicos. De acordo com informações do secretário de Educação, professor Júlio Valle, a economia para a Prefeitura será de R$ 31 mil reais por mês, pois, com a sede própria, houve a devolução de dois prédios alugados. Um deles é a sede anterior da Secretaria de Educação, com custo de pouco mais de R$ 16 mil mensais, e o outro, o galpão no Cidade Nova, que abriga o almoxarifado da Educação, e tem custo de R$ 14 mil por mês de aluguel.

Isso foi possível porque, com o amplo espaço da sede própria, a Secretaria de Educação pôde trazer para o prédio o Setor de Alimentação Escolar, que ficava no Alto do Cardoso e, neste local, ficará instalado o almoxarifado da Educação, atualmente no Cidade Nova.

Para o professor Júlio, a aquisição da nova sede da Educação é uma grande conquista. "Ter uma escola como sede nos remete ao compromisso desta gestão com a educação pública de qualidade. Além disso, estar em um prédio próprio nos traz uma economia significativa permitindo que possamos investir em melhorias diversas, dentro das próprias escolas", analisou o secretário.

Inscrições para o Enade começam dia 2 de julho; Inep publica edital

As inscrições para o Exame Nacional Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano começam no dia 2 de julho. O edital foi publicado hoje (25) no Diário Oficial da União. Os coordenadores de cursos deverão fazer as inscrições dos estudantes ingressantes regulares e dos concluintes regulares entre 2 de julho e 12 de agosto. Os estudantes concluintes regulares deverão também fazer o próprio cadastro, entre os dias 14 de agosto e 21 de novembro.

O candidato, previamente inscrito pela instituição de ensino superior, deverá criar login e senha para ter acesso ao Sistema Enade. Para fazer o cadastro é necessário informar o CPF, um número de telefone com DDD e um endereço de e-mail válido.
O exame será aplicado em todo o Brasil, em 25 de novembro, pelo Inep, e vai avaliar 27 áreas do conhecimento - Arquivo/Agência Brasil

O exame será aplicado em todo o Brasil, em 25 de novembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação e vai avaliar 27 áreas do conhecimento.

A prova é voltada para estudantes concluintes de cursos de graduação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar. Os estudantes ingressantes terão que ser inscritos, mas serão dispensados, não precisarão fazer a prova.

De acordo com o Inep, a prova terá dez questões do componente de formação geral, comum a todos os estudantes, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha; e 30 questões nos componentes específicos de cada área, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.

Enade

O Enade é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior. Os estudantes são obrigados a fazer o Enade para receber o diploma, mas não há desempenho obrigatório.

A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores. A avaliação se repete a cada três anos.

Veja as áreas que serão avaliadas em 2018:

Grau de Bacharel

Administração

Administração Pública

Ciências Contábeis

Ciências Econômicas

Comunicação Social - Jornalismo

Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Design

Direito

Psicologia

Relações Internacionais

Secretariado Executivo

Serviço Social

Teologia

Turismo

Grau de Tecnólogo

Tecnologia em Comércio Exterior

Tecnologia em Design de Interiores

Tecnologia em Design de Moda

Tecnologia em Design Gráfico

Tecnologia em Gastronomia

Tecnologia em Gestão Comercial

Tecnologia em Gestão da Qualidade

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tecnologia em Gestão Financeira

Tecnologia em Gestão Pública

Tecnologia em Logística

Tecnologia em Marketing

Tecnologia em Processos Gerenciais

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