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Prefeitura de São José começa a distribuir carnês de IPTU 2019
A Prefeitura de São José dos Campos começa a distribuir na primeira quinzena de janeiro os 243.846 carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
O valor pode ser parcelado em até 10 vezes. Quem optar pelo pagamento à vista terá desconto de 7,5%, com vencimento entre os dias 18 e 22 de fevereiro, conforme consta no carnê. Neste ano, a correção do IPTU seguirá o patamar da inflação, que fechou os últimos 12 meses em 3,56%.
A cota única com desconto e a primeira parcela têm a mesma data de vencimento.
A novidade em 2019 é o boleto solidário, que acompanha os carnês. Com ele, é possível contribuir com qualquer valor para os projetos voltados ao bem-estar animal. Toda arrecadação será destinada para incentivar a posse responsável, o controle populacional de cães e gatos, o atendimento médico veterinário e a identificação por microchipagem. O pagamento, neste caso, não é obrigatório.
Serviços
Pagando o IPTU, o contribuinte garante a execução de serviços e projetos que melhoram a vida na cidade, em áreas como saúde, educação, mobilidade urbana e manutenção.
Os contribuintes que não receberem seus carnês deverão requerer a 2ª via pelo site da Prefeitura ou comparecer aos postos de atendimento.
Caraguá oferece vagas de estágio para estudantes de cinco cursos em janeiro
As inscrições do processo seletivo para formação de cadastro de reserva de estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba terminam no dia 18 de janeiro.
Este mês, as oportunidades de estágio são para alunos dos cursos de Administração, Engenharia de Produção, Gestão Empresarial, Pedagogia e Processos Gerenciais. Os interessados podem se inscrever das 9h às 11h e das 13h30 às 15h, na sede do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), localizada no Campus do Módulo do Centro.
Para fazer a inscrição o estudante deve apresentar RG original, ter cadastro atualizado no site www.ciee.org.br, ser maior de 16 anos e morar em Caraguatatuba.
O valor da bolsa-auxílio é de R$ 998,00 (um salário mínimo) para estagiários de ensino superior, com direito a vale-transporte. A carga horária é de 30 horas semanais.
A prova será aplicada no Ciee, localizado no Campus Módulo do Centro, logo após a inscrição do interessado. Os candidatos têm uma hora para responder 20 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e História. A convocação dos aprovados é feita conforme a necessidade da administração pública.
A relação dos cursos ofertados e o resultado das provas serão divulgados até o último dia do mês, nos sites http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/ e www.ciee.org.br, além de afixada na Secretaria de Administração, sede do Ciee e publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município de Caraguatatuba (https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/category/diario-oficial/), na parte da página oficial destinada ao cidadão.
O Centro de Integração Empresa Escola fica Avenida Frei Pacífico Wagner, 653 – Centro. O atendimento é das 9h às 11h e das 13h30 às 15h. A Secretaria Municipal de Administração está localizada na Av. Siqueira Campos, 44 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3883-7866 (Ciee) ou 3897-8169 (Departamento de Recursos Humanos).
Processo Seletivo 2018
A validade do processo seletivo de estágio vigora a partir da data de publicação no Diário Oficial até o dia 31 de dezembro de 2019. Mais informações sobre o Processo Seletivo Para o Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 001/2018 estão na página número 6 da edição nº 72 do Diário Oficial Eletrônico do Município de Caraguatatuba, de 27 de dezembro, disponível no link:
http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2018/12/Edital_072.pdf.
Serviço:
Processo seletivo para contratação de estagiários (cadastro de reserva)
Período de Inscrições: até 18 de janeiro
Local: Ciee (Campus Módulo do Centro)
Horário: 9h às 11h e das 13h30 às 15h
Endereço: Av. Frei Pacífico Wagner, nº 653 – Centro
Informações: (12) 3883-7866
Secretaria Municipal de Administração
Endereço: Av. Siqueira Campos, 44 – Centro
Informações: (12) 3897-8169
Taubaté altera programação de serviços para o Ano Novo
A Prefeitura de Taubaté informa que não haverá expediente nas próximas segunda e terça-feira, dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.
No dia 31, o serviço de coleta de lixo inicia com uma hora de antecedência do horário habitual. A coleta domiciliar e seletiva no período da manhã começa às 6h. A coleta seletiva no período da tarde acontece a partir das 14h. E a coleta domiciliar que se estende até a noite tem início às 15h. No dia 1º de janeiro não haverá serviço de coleta e nem varrição.
Já os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) funcionam no dia 31 de dezembro e fecham no dia 1º de janeiro.
O Mercado Municipal de Taubaté funciona normalmente no dia 31 de dezembro e também fecha no dia 1º de janeiro.
Viagens – Assim como no período de Natal, o Terminal Rodoviário de Taubaté deverá receber cerca de 4.000 pessoas por dia durante o final de semana que antecede o Ano Novo. O número é considerado o dobro do movimento em um dia normal.
Os destinos mais procurados são: Ubatuba, Aparecida, São Paulo, Santos, sul de Minas Gerais (São Lourenço, Caxambu e Itanhandu) e Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, São José do Rio Preto, Resende, Barra Mansa, Volta Redonda.
As empresas de ônibus trabalham com carros extras somente quando há a necessidade, por enquanto apenas cidades como Rio de Janeiro, Ubatuba-SP, São José do Rio Preto e Belo Horizonte possuem carro extra.
Essenciais – Os serviços essenciais à população não serão interrompidos durante o feriado:
* UPA Central;
* Pronto-Socorro Infantil;
* Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) San Marino;
* Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Santa Helena;
* Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Cecap;
* Serviço de Verificação de Óbito;
* Guarda Municipal;
* Serviço de Cemitério;
* Serviço Funerário Municipal;
* Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) das 8h às 20h (de domingo a domingo);
* Abrigo Institucional para População em Situação de Rua (24h);
* Abrigo Temporário – Casa Transitória (24h).
Atenção para o expediente do Poupatempo na semana do Ano Novo
O Poupatempo informa que os postos de atendimento estarão fechados nos dias 29 (sábado) e 31 (segunda-feira) de dezembro e em 1º de janeiro (terça-feira). O expediente em 2019 começa na quarta-feira, dia 2 de janeiro, ao meio-dia.
O Poupatempo aproveita para alertar os cidadãos para os cuidados com os documentos nas viagens de férias, época em que aumentam os registros de pedidos de segundas-vias. Além dos extravios comuns em períodos festivos, o fluxo nos postos aumenta por causa das férias, quando sobra mais tempo para colocar os documentos em dia.
O prazo para emissão de segunda via da Carteira de Identidade (RG) é de até cinco dias úteis. O mesmo vale para primeira via da carteira para menores de 18 anos. Para a primeira via do RG de maiores de idade – caso de quem tem o documento de outro Estado e vai tirar o documento pela primeira vez em São Paulo –, o prazo é de até dez dias úteis, devido à necessidade de consulta sobre eventuais pendências judiciais.
Quem vai viajar para países do Mercosul pode se identificar apresentando apenas a cédula de identidade, desde que a data de emissão não seja superior a dez anos. As empresas aéreas barram o viajante no momento do embarque por causa da exigência do documento atualizado. Quando isso ocorre, os postos Poupatempo Guarulhos e Campinas Shopping podem emitir uma segunda via provisória mediante a apresentação do bilhete de viagem marcado, mas o documento vale somente por 90 dias.
Para garantir atendimento rápido a tempo da viagem é necessário providenciar o quanto antes o agendamento de horário de atendimento. O agendamento pode ser feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo ‘SP Serviços’.
Para facilitar o atendimento, o Poupatempo conta com um atendente virtual, o Poupinha, que está disponível 24 horas, todos os dias, no canto inferior direito da tela do portal oficial. O Poupinha atende por meio de chat e ajuda a marcar dia e hora para atendimento em qualquer unidade do Poupatempo.
Como falar com o Poupinha, o atendente virtual do Poupatempo:
www.poupatempo.sp.gov.br (no canto inferior direito da tela)
Totens de autoatendimento
O Poupatempo conta com totens de autoatendimento que permanecem à disposição dos cidadãos mesmo nos feriados até às 22 horas em shoppings, supermercados, ou durante todo o expediente nas estações do Metrô e CPTM (confira lista de endereços em www.poupatempo.sp.gov.br).
Agências bancárias não abrem no dia 31 de dezembro
Amanhã (28) será o último dia útil do ano para atendimento ao público nas agências bancárias, com expediente normal para a realização de todas as operações. No dia 31 de dezembro (segunda-feira), as instituições financeiras não abrem para atendimento, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A população poderá utilizar os canais alternativos, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.
Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.
Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).
PM realiza sonho de um garoto de oito anos em Pindamonhangaba
O final de 2018 com seu período de festas natalinas não poderia ser melhor para um garotinho residente em Pindamonhangaba. De acordo com a família de João Lucas, de oito anos, sempre sonhou em receber uma farda da Polícia Militar como presente de Natal.
A criança nem imaginava o que estava por vir nesta tarde de 25 de dezembro. Policiais da 2ª Cia PM de Pindamonhangaba ficaram sabendo e resolveram presentear o garoto que mora com a família no bairro Cidade Jardim, região oeste da cidade.
Sem medir esforços em ajudar o Papai Noel a realizar esse sonho, os policiais militares visitaram a família na tarde de ontem e fizeram a entrega do presente, em clima de muita alegria e emoção para os presentes, principalmente para o pequeno João Lucas.
Registro para benefício continuado no CadÚnico vai até dia 31
Termina em 31 de dezembro o prazo para registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), obrigatório para idosos acima de 65 anos de idade e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Beneficiários que não renovarem seu registro até a data poderão ter o pagamento suspenso até regularização, que poderá ser feita conforme calendário estabelecido pelo governo federal, com regras que variam conforme o dia do aniversário do titular.
O benefício, no valor de um salário mínimo (R$ 954), é concedido a idosos acima de 65 anos de idade e pessoas com deficiência com renda familiar de até R$ 238,50.
Para se inscrever, os beneficiários do BPC devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou a Secretaria de Assistência Social do município onde residem, apresentando o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG) e um comprovante de residência. A inscrição também pode ser feita pelo responsável familiar, contanto que leve os documentos de todas as pessoas que moram com o beneficiário.
Caso não se inscreva no CadÚnico até o final deste ano, para evitar a suspensão do pagamento, o beneficiário deverá colocar sua situação em dia até o final do prazo do lote ao qual está vinculado. Nascidos nos primeiros três meses do ano, por exemplo, têm até 31 de março de 2019 para regularizar sua situação. Caso contrário, o benefício poderá ser interrompido a partir de abril.
O benefício poderá ser reativado assim que a inscrição for identificada, quando receberá o valor referente ao período de suspensão, de modo retroativo. Segundo portaria do Ministério do Desenvolvimento Social, beneficiários não inscritos no CadÚnico serão notificados sobre os prazos que devem seguir, através de comunicado emitido pela rede bancária ou por carta encaminhada pelos Correios, com aviso de recebimento (AR).
Por meio dos canais de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como o telefone 135, o beneficiário poderá informar a realização de sua inscrição no CadÚnico ou o motivo pelo qual está impossibilitado de se inscrever.
Aqueles que não realizarem a inscrição no CadÚnico dentro do prazo estabelecido e não entrarem em contato com o INSS em até 30 dias após a data do bloqueio do benefício, terão que entrar com recurso nos canais de atendimento do INSS, para que o benefício não seja definitivamente cortado.
Além do valor em dinheiro viabilizado pelo BPC, outra vantagem trazida pelo CadÚnico é a possibilidade de adesão a outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Minha Casa, Minha Vida.
Prazo de saque do abono salarial 2016 termina nesta semana
O prazo para o saque do Abono Salarial ano-base 2016 termina na próxima sexta-feira (28). Cerca de 7,5% dos trabalhadores com direito ao recurso ainda não sacaram o dinheiro. O valor ainda disponível de R$ 1,3 bilhão para 1,8 milhão de trabalhadores. Inicialmente, o prazo limite era 29 de junho, mas a prorrogação foi autorizada em julho por resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).
Até o momento, já foram pagos R$ 16,7 bilhões para 22,7 mil trabalhadores. A região com maior percentual de beneficiários a receber o Abono 2016 é a Centro-Oeste, onde 11,63% das pessoas com direito ao recurso ainda não foram ao banco receber o benefício.
O estado com mais trabalhadores que ainda não retiraram o dinheiro é São Paulo. São 410,5 mil pessoas, ou 6,95% do total de beneficiários. O valor ainda disponível para esses trabalhadores é mais de R$ 297 milhões.
Já o Distrito Federal é a Unidade da Federação (UF) com maior número proporcional de beneficiários com direito ao saque que ainda não retiraram o valor. Na capital federal, 29,33% estão nessa situação. São 148,5 mil trabalhadores com R$ 110 milhões para retirar.
Tem direito ao abono salarial ano-base 2016 quem estava inscrito nos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há, pelo menos, cinco anos, trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2016 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos e teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
A quantia a que cada trabalhador tem direito depende do tempo em que ele trabalhou formalmente em 2016. Quem esteve empregado o ano todo recebe o valor cheio, que equivale a um salário mínimo (R$ 954). Quem trabalhou por apenas 30 dias recebe o valor mínimo, que é 1/12, e assim sucessivamente.
Trabalhadores da iniciativa privada devem procurar a Caixa Econômica Federal. A consulta pode ser feita pessoalmente, pela internet ou pelo telefone 0800-726 02 07. Para servidores públicos, a referência é o Banco do Brasil, que também fornece informações pessoalmente, pela internet ou pelo telefone 0800-729 00 01.
Nova Sede do Detran de Lorena é inaugurada oficialmente
A nova sede do Detran-SP de Lorena foi inaugurada oficialmente na manhã desta quinta-feira, 21 de dezembro. O novo espaço já está em funcionamento nas dependências do Mercado Municipal, localizado na Av. Capitão Messias Ribeiro, nº211, Olaria. Com as novas instalações administrativas o Ciretran oferece maior agilidade nos atendimentos, menores prazos, acessibilidade e melhor acomodação ao público e funcionários.
Estiveram presentes na inauguração a vice-prefeita Marietta Bartelega, também representando na oportunidade o prefeito Fábio Marcondes, o Superintendente do Detran no Vale do Paraíba, Dr. Eduardo Chaves, Diretor Regional do Detran, Jonas Castilho, Supervisor do Detran de Lorena, Marcos Henrique, vereadores Bruno Camargo, Marquinhos da Colchoaria, Desembargador, Dr.Luiz Antônio Cardoso, secretários municipais e funcionários da unidade.
A vice-prefeita Marietta Bartelega, em sua fala, ressaltou a importância do serviço prestado pelo Detran para nossa cidade "Essa estrutura que estamos entregando oficialmente hoje já está em pleno funcionamento há alguns meses e o aumento do índice de satisfação da população quanto aos trabalhos mostra que foi uma parceria assertiva".
Prefeitura inaugurou canil da Guarda Municipal nesta sexta (21)
A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugura, nesta sexta-feira (21), às 10 horas, o Canil da Guarda Municipal. O local fica na José Anéas Rodrigues, 215, Socorro.
De acordo com o secretário de Proteção e Bem-Estar da População, José Sodário, o Canil da Guarda Municipal desenvolverá, através da atuação de Guardas Municipais e respectivos cães, a função de proteção municipal preventiva, em toda a extensão territorial do município, para a proteção de bens, serviços e instalações e em locais de eventos, estando em condições de atuar, integrado com as demais modalidade de serviços da Guarda Municipal, no patrulhamento, nas abordagens e em apoio às outras agências de segurança.
O canil da Guarda Municipal conta com dois cães, doados com fundamento no Decreto nº 5.431/17. Os Guardas Municipais realizaram curso para condução de cães, desenvolvido pelo Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos, do Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial da Força Área Brasileira, e treinamento em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo e Secretaria de Administração Penitenciária.
O prefeito Isael Domingues destaca que nunca antes a Guarda Municipal havia sido tão valorizada. “Com a criação da inédita Secretaria de Segurança em 2017, a Prefeitura realizou, com recursos próprios, o maior investimento em segurança da história. E nesta semana, tivemos a aprovação da criação da Guarda Civil Metropolitana, que vai permitir receber recursos federais e equipar melhor a Guarda, com a possibilidade de trabalharem armados. O processo vai contar com treinamentos e exames psicológicos para habilitar os profissionais que estejam qualificados”, explicou. “A Guarda, em 2017 e 2018, já recebeu diversos investimentos, como uniformes novos, a implantação da Guarda Bike, uma nova Base Móvel, novos equipamentos, uma nova central de comunicação efetiva, e agora o Canil”, enumerou o prefeito.