Esportes

20ª edição dos Jogos Municipais do Idoso

20ª edição dos Jogos Municipais do Idoso

A 20ª edição dos Jogos Municipais do Idoso (JOMI) de Pindamonhangaba teve início na noite desta quarta-feira, 11 de setembro, com uma cerimônia de abertura no Ginásio de Esportes Juca Moreira. O evento atraiu um grande público que lotou as arquibancadas.

A cerimônia destacou o tradicional desfile das equipes da cidade, além do acendimento da pira olímpica e o juramento do atleta, marcando o início de uma competição que celebra o espírito esportivo e o envelhecimento ativo. Com quase 700 participantes inscritos, o JOMI visa incentivar a prática de esportes e fortalecer o vínculo dos munícipes acima de 50 anos com as atividades da Secretaria de Esportes e Lazer.

A competição vai até o dia 21 de setembro, reunindo modalidades como corrida, bocha, dança de salão, dominó e voleibol adaptado. A programação completa está disponível no site www.pindamonhangaba.sp.gov.br.

JOMI começa nesta quarta-feira, em Pinda

JOMI começa nesta quarta-feira, em Pinda

A Prefeitura de Pindamonhangaba, através da Secretaria de Esportes e Lazer e do Departamento de Lazer, realizará a 20ª edição dos Jogos Municipais do Idoso (JOMI) em 2024. A cerimônia de abertura está programada para o dia 11 de setembro, quarta-feira, às 18h30, no Ginásio de Esportes Juca Moreira.

Até o momento, 683 pessoas já se inscreveram, mas as inscrições ainda estão abertas até o dia da competição. O evento contará com 14 modalidades, incluindo corrida caminhada, bocha, natação, voleibol adaptado e xadrez, destinadas a pessoas com mais de 50 anos. As competições ocorrerão em diversos locais da cidade, como a Quadra Coberta, o CE João do Pulo e o CE Zito, e serão abertas ao público.

Agência Brasil Foto: © Reprodução X / Comitê Paralímpico Brasileiro

Quinta é dia de estreia do Brasil em nove modalidades da Paralimpíada

Nas primeiras horas desta quinta-feira (29) começam, de fato, as competições dos Jogos Paralímpicos de Paris. A agenda do Brasil está cheia para o dia da estreia. São nove modalidades com representação brasileira e a expectativa é que o país conquiste seu primeiro pódio perto do horário do almoço. 

Os primeiros atletas brasileiros a competir na capital francesa serão os do tiro com arco, a partir das 4h (horário de Brasília). Juliana Cristina Ferreira e Eugênio Franco participam das classificatórias. Jane Karla e Luciano Rezende estreiam  às 8h e Reinaldo Charão ao meio-dia. 

O tiro com arco é um dos seis esportes que iniciam suas competições nesta quinta (29), mas sem disputa de medalhas neste no primeiro dia de provas. Estão nesta lista também a bocha, o tênis de mesa, o vôlei sentado feminino, o goalball e o badminton.

A fase de grupos da  bocha têm 10 confrontos com brasileiros: as partidas começam às 5h30 e a última delas terá início às 15h30. No tênis de mesa, sete representantes do país estreiam a partir das 5h45. Já no badminton, as primeiras partidas com brasileiros começam a partir das 6h50.

 

 

Agência Brasil
Foto: © Reprodução X / Comitê Paralímpico Brasileiro

3ª Etapa do Circuito de Corrida de Rua de 2024, em Pinda

No último domingo (25), a Prefeitura de Pindamonhangaba realizou a 3ª Etapa do Circuito de Corrida de Rua de 2024 no Parque da Cidade. O evento, promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer, teve como objetivo divulgar a prática esportiva e incentivar a atividade física em família.

Cerca de 1.000 pessoas participaram. O percurso principal foi de 5 km, com largada e chegada na portaria de eventos do Parque da Cidade. Os atletas correram até a rotatória Anglo/4 Milhas e retornaram. Na chegada, foram entregues medalhas e kits de hidratação e alimentação.

A quarta e última etapa do circuito está marcada para o dia 15 de dezembro, com local ainda a ser definido, e seguirá as mesmas regras das etapas anteriores.

Agência Brasil Foto: © ALESSANDRA CABRAL

Futebol de cegos: maior campeão paralímpico, Brasil mira hexa em Paris

 
Única campeã paralímpica e invicta desde os Jogos de Atenas (2004), a seleção brasileira masculina de futebol de cegos (antes chamado de futebol de cinco) vai testar sua hegemonia em Paris 2024 a partir de 1º de setembro, quatro dias após a cerimônia de abertura. Os brasileiros, comandados pelo técnico Fábio Vasconcelos, estreiam na fase de grupos em 1º de setembro (domingo), contra a Turquia, vice-campeã europeia. O embate, às 13h30 (horário de Brasília), ocorrerá aos pés da Torre Eiffel, monumento icônico de Paris.
Os outros dois duelos do Brasil serão contra a anfitriã França, atual campeã europeia, e contra a China, campeã asiática. No caminho rumo ao hexa, além das equipes adversárias, a seleção terá de se adaptar às novas regras do futebol de cegos, estabelecidas em 2022 pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês). Uma delas reduziu de 20 para 15 minutos cronometrados em cada um dos dois tempos de partida.
 
“A gente perdeu 10 minutos dos 40 [minutos] que havia nos confrontos. Isso é bastante. Isso atrapalha os times técnicos que querem jogar bola, a marca do nosso time. Mas a gente não pode ficar lamentando. É o que temos. Nós vamos tentar superar esta adversidade e, se Deus quiser, levar para casa a medalha de ouro”, disse Ricardo Alves, o Ricardinho, que coleciona três ouros paralímpicos.
 
Primeiro treino com bola na França
Na reta final de preparação, iniciada em janeiro em João Pessoa (PB), a equipe canarinho com 10 integrantes (oito de linha e dois goleiros) participou na quarta-feira (21) do primeiro treino em Troyes, cidade a 160 quilômetros de Paris. O técnico Fábio Vasconcelos – ex-goleiro da seleção em Atenas, Pequim (2008) e Londres (2012) - acredita na possível conquista do sexto ouro como resultado do trabalho diário os jogadores nos últimos sete meses.
 
“Tem um grupo aí experiente, que já ganhou duas, três, quatro medalhas. Eu tenho a felicidade de estar nas cinco. Estou indo para a terceira como treinador, mas é o que falo: não dá para viver do passado. A gente ganhou as cinco, mas não teve uma delas que foi fácil. Essa não vai ser diferente. Todo mundo quer ganhar do Brasil, tirar a hegemonia, mas a gente teve uma preparação muito boa”, garante Vasconcelos.
 
A primeira fase do torneio de futebol de cegos dos Jogos de Paris reúne oito seleções, divididas em dois grupos. Na chave A estão Brasil, Turquia, França e China; e na chave B estão Colômbia, Argentina, Marrocos e Japão.
 
Agência Brasil
Foto: © ALESSANDRA CABRAL

Prefeitura homenageia pindamonhangabenses que participaram das Olimpíadas de Paris

A Prefeitura de Pindamonhangaba homenageou profissionais locais que participaram dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com um cartão de prata. A cerimônia contou com a presença de importantes figuras do judô, como Marcelo Theotônio da Silva, Bruna Muassab Fernandes e Ricardo Guimarães Amadei. Outros homenageados, Lauro de Souza Júnior e Fabrini Bevilaqua Costa, serão reconhecidos em outra ocasião devido a compromissos profissionais.


CPB lança campanha para fomentar torcida por atletas paralímpicos

“Mais que vencedores: brasileiros” é lançada 20 dias antes dos Jogos

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançou nesta quinta-feira (8) a campanha de marketing “Mais que vencedores: brasileiros”, cujo objetivo é motivar a população a acompanhar os atletas brasileiros durante a realização da próxima edição dos Jogos Paralímpicos, que serão realizados em Paris (França) entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro.

Uma das peças da campanha é um vídeo, disponível na internet e que é estrelado pelo nadador mineiro Gabriel Araújo, pela halterofilista paulista Mariana D’Andrea, pelo velocista paranaense Vinícius Rodrigues e pela lançadora baiana Raíssa Machado.

“Os Jogos Paralímpicos chegaram e nosso intuito é engrossar o coro da torcida brasileira não somente pelos atletas que estarão lá em Paris competindo com nossas cores, mas também aumentar a consciência da população em relação à inclusão por intermédio do esporte”, declarou o presidente do CPB, Mizael Conrado.

 

Agência Brasil
Foto: © Divulgação/CPB

Pindamonhangaba é vice-campeã dos Jogos Regionais 2024

Pindamonhangaba é vice-campeã dos Jogos Regionais 2024

Agência Brasil William Lucas/COB/Direitos Reservados

Gabriel Medina brilha em Teahupoo e chega às quartas de final no surfe

O Brasil já tem presença confirmada na semifinal do torneio masculino de surfe dos Jogos Olímpicos de Paris, isso porque Gabriel Medina e João Chianca brilharam nesta segunda-feira (29) nas ondas de Teahupoo, no Taiti, para se garantirem nas quartas de final da competição, etapa na qual protagonizarão um confronto brasileiro.

O grande protagonista das oitavas de final foi o tricampeão mundial Gabriel Medina, que bateu o japonês Kanoa Igarashi, algoz do brasileiro na última edição dos Jogos Olímpicos (que foram realizados no Japão) por 17,40 a 7,04. Para ficar com a vitória, o surfista de São Sebastião mostrou parte de seu repertório de grandes manobras, incluindo um tubo que lhe garantiu uma nota 9,90.

“É um sonho disputar as Olimpíadas nessas condições. Nunca imaginei que estaríamos mostrando para o mundo esse tipo de surfe, pois não é sempre que encontramos condições como essas. Vivo um sonho hoje. Estou feliz em ter a oportunidade de representar o meu país”, disse Medina.

O outro brasileiro avançar na competição foi João Chianca, que superou o marroquino Ramzi Boukhiam por 18,10 a 17,80 em uma bateria muito disputada. Desta forma Chumbinho e Medina farão um confronto brasileiro em busca de uma vaga nas semifinais do torneio olímpico.

“Acredito que o melhor surfista [entre eu e Medina] vai vencer e fico na torcida para a gente honrar esta bandeira [brasileira]”, declarou Chianca.

Quem deu adeus à competição foi o atual campeão mundial Filipe Toledo, que foi derrotado pelo japonês Reo Inaba por 2,46 a 6,00.

 

Agência Brasil
William Lucas/COB/Direitos Reservados
Agência Brasil Foto: Alexandre Loureiro/COB/Direitos Reservados

Handebol: Brasil estreia em Paris com vitória impecável contra Espanha

A seleção brasileira feminina de handebol fez uma estreia impecável na Olimpíada de Paris nesta quinta-feira (25) ao derrotar a Espanha por 29 a 18, na Arena 6 do Complexo Esportivo Paris, pelo Grupo B. É a primeira vitória sobre as rivais em 10 anos - a última foi em um torneio internacional na casa das adversárias.. O triunfo de estreia teve como protagonista: a goleira Gabi Moreschi, estreante em Jogos, que fez incríveis 14 defesas em 31 arremessos das espanholas (aproveitamento geral de 47% quando a média costuma ser de 30%).

As maiores pontuadoras no jogo de hoje foram Bruna de Paula e Patrícia, com seis gols cada. A seleção volta à quadra contra a Hungria, no domingo (28), às 4h (horário de Brasília). A seleção está no “grupo da morte”, considerado o mais difícil da competição. Terá ainda pela frente a França, atual campeã olímpica e mundial, e a Holanda, campeã mundial em 2021. O último jogo da fase de grupos será contra Angola. Na Chave A estão Noruega, Alemanha, Eslovênia, Suécia, Dinamarca, República da Coreia do Sul.

As brasileiras, comandadas pelo técnico Cristiano Rocha, dominaram a partida desde o início. A defesa bem fechada não deu espaço para a Espanha jogar, e facilitou o ataque brasileiro. Destaque para Bruna de Paula, Larissa, Tamires e Patrícia que anotaram três gols cada, ajudando a seleção a abrir vantagem 15 a 10 antes do intervalo.

No segundo tempo, o Brasil não tirou o pé do acelerador. O ataque brasileiro chegou a ter 70% de aproveitamento na etapa final e seguiu liderando o marcador mantendo ao menos nove pontos a frente, até o fim da partida, com triunfo de 29 a 18. As maiores pontuadoras do jogo foram Bruna de Paula e Patrícia, com seis gols cada.

Classificação

Na fase de grupos todas as equipes de cada chave jogam entre si. As quatro seleções mais bem colocadas em cada grupo avançam às quartas de final (jogos eliminatórios). Os vencedores jogam as semifinais e, depois haverá a disputa pela medalha de ouro e do terceiro lugar (bronze).

Go to top