Esportes

Pinda Ferroviária FC conquista 3 pontos pelo Campeonato Paulista Feminina

Pinda Ferroviária FC conquista 3 pontos pelo Campeonato Paulista Feminina

Na tarde desta quinta-feira (13) as Minas do Vale jogaram contra Marília.

Em um jogo muito retrancado com poucas oportunidades mas com melhor futebol, Pinda Ferroviária conseguiu conquistar importantes três pontos, ao vencer o Marília por 1 x 0 gol de Fran aos 40 minutos do segundo tempo.
Com o resultado final, Pinda soma 4 pontos sobe na tabela em sexto lugar e empata com Bragantino e Realidade Jovem.
Com o gol, Fran foi eleita o craque do jogo na partida realizada nesta quinta feira.
Próximo compromisso das Minas do Vale será em casa diante do Corinthians na próxima quarta-feira (19) no estádio Antônio Pinheiro Júnior às 15 horas.

Pinda Ferroviária se prepara para enfrentar Marília pelo Campeonato Paulista Feminina

Pinda Ferroviária se prepara para enfrentar Marília pelo Campeonato Paulista Feminina

Depois de perder na último quinta-feira feira (06) para o forte time do Palmeiras por 3 x 0 o time agora se prepara para enfrentar o Marília.

As Minas do vale fizeram um bom primeiro tempo conseguimos segurar o time alviverde, o segundo tempo contando com todo a sua experiência as palestrinas fizeram valer sua força e venceram a partida gols de Victoria Liss, Amanda Gutierres e Gaby Santos.

O time de Pindamonhangaba agora se prepara para receber o Marília na próxima quinta-feira (13) às 15:00 no estádio Antônio Pinheiro Júnior "Estádio da Ferroviária", o jogo também terá transmissão ao vivo pelo YouTube, https://www.youtube.com/live/T7juIalg78c?si=nOo0GRy3ED-WFH7t

Elenco: Sandy Alves, Elen Baptista, Helen Vitória, Danúbia de Brito, Andreza Ribeiro, Gabriela da Silva, Bruna Santos, Sibele Cristine, Marcela Maciel, Lidiane de Oliveira, Raquel Rabello, Julia Conde, Bianca Nezo, Maria Julia de Oliveira, Franceline Fleitas, Milena Lopes, Emanuele Novaes, Liandra dos Santos e Loanne Rodrigues.

Pinda mantém bons resultados nos Jogos da Melhor Idade

Pinda mantém bons resultados nos Jogos da Melhor Idade

Pindamonhangaba está obtendo bons resultados na primeira fase dos JOMI (Jogos da Melhor Idade). Atualmente a cidade está com 98 pontos e ocupa a quarta colocação, dentre as 37 cidades que disputam a fase regional da competição.
De acordo com a Comissão Técnica da cidade, com os resultados obtidos até o momento algumas modalidades já garantiram vaga na próxima edição do estadual do JOMI, que será realizado de 12 a 18 de agosto, em Itatiba.
O Gestor Regional e Chefe da Delegação, Cláudio Marcondes, explicou que “coreografia, natação, atletismo, dança de salão e tênis de mesa masculino são as modalidades que Pinda conquistou vaga na fase estadual, podendo voleibol adaptado também classificar e aumentar nossa delegação”.
O primeiro resultado de destaque de Pindamonhangaba aconteceu na noite de abertura, quinta-feira (30), com a modalidade de coreografia, que conquistou o 1°lugar na categoria B Livre (acima de 60 anos, mínimo três integrantes e um de 70). A equipe foi comandada pela professora Valquíria Marcelino, que escolheu o tema hip hop, e somou 45,2 pontos. São José dos Campos ficou com o segundo lugar e Guarulhos em terceiro. "É a realização de um sonho e a coroação de um trabalho de longa data. Já estivemos no pódio cinco vezes, sempre em segundo ou terceiro lugar, e agora ganhamos um ouro em casa. Estou muito feliz", comemorou a técnica.
Na competição de dança de salão, disputada no Marinellis, Pindamonhangaba conquistou a prata na categoria B (a partir de 70 anos) de valsa e samba com Maria Helena e Benedito Barbosa. O primeiro lugar ficou com Guarulhos e o terceiro com Cruzeiro
No atletismo, que acorreu no Centro Esportivo do Zito, em Moreira César, Pindamonhangaba ficou em segundo lugar com 63 pontos na classificação geral feminina. O ouro foi para Taubaté e o Bronze para Cajamar.
No masculino, Pindamonhangaba ficou em sétimo lugar com 23 pontos.
No sábado e domingo os jogos continuam e temos boas chances de medalha com as equipes de vôleibol adaptado. Mais informações sobre a competição e a programação completa está no site www.pindamonhangaba.sp.gov.br/jomipinda2024.

Cerimônia abre oficialmente a 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade em Pindamonhangaba

A 26ª edição dos JOMI (Jogos da Melhor Idade) em Pindamonhangaba foi oficialmente aberta na noite desta quinta-feira (30), com uma cerimônia realizada no ginásio da Associação Atlética Ferroviária. O evento contou com a presença de autoridades, convidados e representantes das 39 cidades participantes desta edição, que reúne aproximadamente 2.307 atletas da Melhor Idade.
Com o ginásio lotado, logo após a composição da mesa dos trabalhos com autoridades do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Pindamonhangaba, houve a entrada das delegações das cidades participantes. A anfitriã, Pindamonhangaba, foi a última a entrar no ginásio trazendo a delegação completa para aplauso do público.
Um vídeo institucional ambientou todos sobre o clima das disputas, dos treinamentos e, principalmente, da alegria e dos momentos marcantes que já foram vividos e assim podem inspirar novas vitórias e novas amiazades.
Com um revezamanto de atletas de diversas modalidades de Pindamonhangaba, a tocha com o fogo olímpico foi conduzida até o acendimento da pira olímpica. Coube a senhora Célia Bernadete Irineu conduzir o juramento dos atletas.
A partir deste momento, autoridades fizeram seus pronunciamentos e, após o prefeito Dr. Isael Domingues e o chefe do Comitê Dirigente Heber Francisco dos Santos declararam aberta a 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade em Pindamonhangaba.

André Rocha conquista ouro no Mundial De Paratletismo no Japão

André Rocha conquista ouro no Mundial De Paratletismo no Japão

O paratleta André Rocha, da equipe do programa Esporte Para Todos da Prefeitura de Taubaté, ganhou a medalha de ouro neste domingo, dia 19, na modalidade de lançamento de disco no Campeonato Mundial de Paratletismo em Kobe, no Japão.

Aos 46 anos de idade, consagra-se campeão mundial pela segunda vez na história e demonstra que está em ótima fase ao vencer seus adversários com a marca de 20,72m na classe F52.

A final da disputa do disco na classe F52 contou com seis atletas. André Rocha, por ser o atual líder do ranking mundial, foi o último a fazer seus lançamentos, com a vantagem de já saber quanto precisaria alcançar para subir ao pódio.

O taubateano queimou sua primeira tentativa, mas já na segunda rodada encaixou um bom lançamento de 20,04m e assumiu a liderança, já garantindo o prêmio. Na terceira rodada fez 19,47m, queimou sua quarta jogada, e na quinta rodada conseguiu 17,29m. No sexto e último lançamento, o esportista ultrapassou sua marca chegando a 20,72m, fechando a prova com a celebração do bicampeonato mundial.

“Entrei na gaiola de lançamentos focado em descer o braço em todas as tentativas, e sabia que tinha totais condições de fazer uma boa marca para levar o ouro. A chuva atrapalhou um pouco, mas faz parte do atletismo, e consegui render muito bem. Essa medalha também é de vocês (Taubaté). É do Brasil”, comentou André após a prova.

O ouro em Kobe é a terceira medalha de André Rocha em campeonatos mundiais. O atleta estreou em Londres 2017 quando foi campeão mundial do lançamento de disco F52, prova em que também bateu o recorde mundial da prova, marca esta que até hoje pertence a ele, com 23,80m. Em 2023, foi medalhista de bronze em Paris.

Sua jornada no atletismo paralímpico começou em 2013, quando conheceu o programa Esporte Para Todos, em Taubaté. O paratleta atuava como policial militar e, durante uma perseguição, sofreu um acidente que lesionou sua coluna. Após diversas cirurgias, André Rocha ficou paraplégico. Por meio do basquete em cadeira de rodas, entrou no projeto de Taubaté. Logo experimentou o atletismo e se encontrou no arremesso de peso e no lançamento de disco.

Já classificado para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, André terá ainda dois compromissos no Brasil. Ele disputa em junho a 2ª Fase do Circuito Nacional de Paratletismo e o Meeting Paralímpicio de São Paulo. Depois disso, o foco é total para as Paralimpíadas, que serão disputadas de 28 de agosto a 8 de setembro.

 

Professor de Pinda participa de coordenação do Mundial de Tênis de Mesa

 
 
O professor Alfredo Marcelo da Silva Queiroz, que trabalha na E.M. Abdias Junior Santiago e Silva, do bairro Santa Cecília, está atuando como coordenador de treinamento dos atletas que estão no Mundial de Tênis de Mesa, que acontece até dia 26 de maio na Arena Carioca, no Rio de Janeiro. O evento atrai alguns dos maiores nomes do tênis de mesa mundial, com competidores de elite vindos de países como Japão, Coreia, China, Itália, Portugal e muitos outros.
Além de uma vitrine para o talento global, também é uma oportunidade de intercâmbio de conhecimento e experiências. Alfredo Queiroz destacou a importância deste evento. “Ver esses atletas de alto nível treinando e competindo tem sido uma experiência enriquecedora. Com certeza, voltarei para minha cidade com uma grande bagagem, que será compartilhada com meus alunos”, afirmou Queiroz.
Entre os destaques da competição estão atletas que figuram no top 20 do ranking mundial. Representando o Brasil, tem o Hugo Calderano, atualmente 8° no ranking mundial, e uma das grandes esperanças de medalha para o país. Outros grandes nomes incluem Tomokazu Harimoto, do Japão, 10° no ranking, Hina Hayata, também do Japão, ocupando a 5ª posição, e Shin Yubin, da Coreia, 7ª no ranking. A competição também conta com a participação de Alvaro Robles, da Espanha (43°), Kristian Karlsson, da Suécia (51°), Adriana Diaz, de Porto Rico (11°), e Bruna Takahashi, do Brasil (18°).

Prefeitura realiza exposição “Tributo a João do Pulo”, pelos 25 anos de seu falecimento

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, realizaram a partir de segunda-feira, dia 27 de maio, a exposição “Tributo a João do Pulo”.
A exposição é uma homenagem ao atleta Pindense que, em 2024, completa 25 anos de falecimento. São 37 quadros que retratam a história de vida de João do Pulo, passando por pautas como racismo, início da carreira, ascensão profissional, o fatídico acidente e a depressão.
A exposição acontecerá inicialmente de 27 a 31 de maio, no Centro Esportivo João do Pulo, em seguida percorrerá diversos espaços como Estação Cidadania, Museu, Palacete 10 de Julho e bibliotecas municipais.
A curadoria e a pesquisa são assinadas pelo assessor e gestor da Estação Cidadania Luiz Cláudio de Oliveira (Cláudio Gaude). Para o Cláudio, “o principal objetivo da exposição é manter viva a memória e mostrar para novas e futuras gerações a determinação e as conquistas desse grande atleta que por muitas vezes teve sua história contada de maneira errada”.

Atleta de Pinda é convocada para Seleção Brasileira de Futsal

Atleta de Pinda é convocada para Seleção Brasileira de Futsal

A atleta Rafaela Carvalho Sitta (Rafa Sitta), do time de futsal feminino de Pindamonhangaba (Guerreiras Pinda) foi convocada pelo técnico da Seleção Brasileira de Futsal, Márcio Coelho, para participar os treinamentos que visam o Sul-americano de 2024, que será disputado entre outubro e novembro.
A fase de treinamento acontece em uma das bases da CBF em Magé, no Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 15 de junho.
Rafa Sitta, que joga como fixa e pivô, é destra, tem 19 anos, e é a única atleta de clubes da região que aparece na lista divulgada pela entidade máxima do futebol brasileiro, a CBF.
De acordo com o treinador do Guerreiras Pinda, Marcinho, “a convocação da Rafa é merecida porque é uma jogadora versátil, rápida, habilidosa e com grande potencial de decidir partidas. É um fato histórico para Pindamonhangaba e merece ser celebrado. Estamos muito orgulhosos e torcendo pelo sucesso da Rafa com a camisa da Seleção”.
Marcinho lembrou que Rafa é a artilheira da equipe com nove gols na temporada. O técnico também ficou feliz com a convocação de outras duas ex-jogadoras do Pinda Guerreiras Futsal, Giovanna Varginha e Busoli. “Isso demonstra a seriedade do trabalho realizado em Pindamonhangaba, que vem recebendo investimentos esportivos da gestão do prefeito Dr. Isael e do vice Piorino, muito apoio da equipe da Secretaria de Esportes, e conta com uma comissão técnica dedicada e capacitada a aprimorar os treinamentos e exigir o máximo das atletas, que têm respondido dentro de quadra com o melhor futsal possível. Parabéns a Rafa e também a Giovanna e a Busolli”.
A convocação de Rafa foi a primeira do futsal, mas nos últimos anos outros atletas de Pindamonhangaba tem se destacado em competições e convocações da CBF, dentre eles o goleiro Everson (Atlético-MG) e o volante Luiz Gustavo (São Paulo), que disputou a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014 no Brasil e teve passagem de sucesso por grandes clubes da Europa, incluindo o Bayern de Munique, tendo conquistado vários títulos, dentre eles a Bundesliga, a Champions League e o Mundial de Clubes.

Pinda Rugby vence Alto Tietê, por 36 a 5, na abertura do Campeonato Paulista

Pinda Rugby vence Alto Tietê, por 36 a 5, na abertura do Campeonato Paulista

No último domingo, dia 19, o time de rugby de Pindamonhangaba (Leões do Vale) recebeu a equipe do Alto Tietê Rugby, de Mogi das Cruzes, na primeira rodada da terceira divisão do Campeonato Paulista.
A partida começou acirrada, com a equipe do Alto Tietê impondo seu ritmo de jogo. No entanto, os Leões do Vale rapidamente reverteram a situação com uma defesa sólida e tackles fortes. O placar foi aberto pelo pilar Valdão, que marcou o primeiro try do Pinda Rugby. Apesar do equilíbrio inicial, a equipe da casa conseguiu dominar o jogo, acumulando pontos com tries de Thales, Gabriel, Frank, Diegão e Yago, além de três conversões precisas de Raimundo Nonato.
O Alto Tietê Rugby, apesar de seus esforços, conseguiu apenas um try durante a partida, insuficiente para ameaçar a vitória dos Leões do Vale. Com esse resultado, o Pinda Rugby mostrou que os treinos e o apoio da equipe estão sendo muito efetivos, e que o troféu da Taça Cambuci irá permanecer em casa.
O próximo desafio dos Leões do Vale será no dia 9 de junho, em Taubaté, contra o Taubaté Rugby, pela segunda rodada do Campeonato Paulista da 3ª Divisão. No mesmo dia, as Leoas do Vale, equipe feminina do Pinda Rugby, também farão sua estreia desde o retorno aos treinos, enfrentando o time feminino do Taubaté Rugby.
Esta vitória marca um início promissor para os Leões do Vale no campeonato, mostrando sua força e preparação para a temporada.

Pinda Rugby enfrenta Alto Tietê, no domingo, na abertura do Campeonato Paulista

Pinda Rugby enfrenta Alto Tietê, no domingo, na abertura do Campeonato Paulista

No próximo domingo, dia 19, o time de rugby de Pindamonhangaba (Leões do Vale) receberá a equipe do Alto Tietê Rugby, de Mogi das Cruzes, para a primeira rodada da terceira divisão do Campeonato Paulista. O jogo ocorrerá no campo do João do Pulo às 15h30.
 
Ambas as equipes estão determinadas a estrear com vitória e vêm se preparando intensamente para o duelo. Além da importância no campeonato, a partida também contará com a disputa da TAÇA CAMBUCI, um troféu simbólico que celebra as fortes ligações históricas e culturais entre os dois times. O Pinda Rugby contará com a presença e o apoio de sua torcida, considerada essencial para alcançar um resultado positivo nesta estreia.
Go to top