Semana do brincar destaca sua importância para a 1ª infância


Até 29 de maio acontece a Semana do Brincar nas 76 unidades escolares que atendem crianças de 4 meses a 5 anos, do berçário à etapa II (antigo pré), em consonância com um movimento mundial de mesmo nome.

“Vamos brincar? Do que as crianças querem brincar” é o tema deste ano em que a Secretaria de Educação de Taubaté destaca a importância do brincar como processo construtivo da aprendizagem na educação infantil. Para sensibilizar a sociedade sobre o valor da brincadeira na primeira infância, as escolas foram provocadas a participar.

A proposta ressalta a importância de que toda a equipe escolar reflita sobre a qualidade das brincadeiras, bem como estas são introduzidas na jornada pedagógica. Os professores participaram de formações e a intenção é de que as famílias também sejam envolvidas com ações que possibilitem interação e as propostas pedagógicas devem enfatizar as brincadeiras, como jogos, leitura e outros recursos.

Ao brincar, a criança mobiliza múltiplos sentidos, pelas brincadeiras, participa de jogos simbólicos, expressa suas necessidades, ressignifica espaços e se desenvolve em aspectos físicos, cognitivos, emocionais, sociais e culturais.

 

Paraense de 72 anos cursa Escola de Ciências Aeronáuticas e estagia no CAVEX

Paraense de 72 anos cursa Escola de Ciências Aeronáuticas e estagia no CAVEX

Nunca é tarde para perseguir um sonho. É o que ensina Alice Sanjes, uma paraense que cursa o módulo básico da Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas de Taubaté (EMCA), para se tornar mecânica de aeronaves.

Alice, que já foi costureira e confeiteira, ingressou no mundo da aviação para realizar um desejo antigo. Aos 72 anos, a moradora de Pindamonhangaba é aluna da EMCA e faz estágio no Batalhão de Manutenção e Suprimentos no Comando de Aviação do Exército (Cavex), em Taubaté. Em outro feito significativo, a aluna também se formou como comissária de voo, aos 69 anos, tendo sido aprovada na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Para Josemir Landes, diretor da EMCA, Alice “é uma aluna esforçada, pontual, comprometida, ajuda os jovens colegas a se desenvolverem. É participativa e quando surgiu a oportunidade de participar do estágio, para aqueles alunos que se destacavam na prática, ela prontamente demonstrou interesse em participar”.

Landes disse que “ela frequentou todas as aulas práticas, tira excelentes notas, é uma mulher guerreira, os professores sempre a elogiam. Ela está sempre perguntando, tirando dúvidas. É uma pessoa diferenciada, nunca se demonstra cansada, sempre disposta a desenvolver as atividades, inclusive de força. Nas aulas práticas na oficina, por exemplo, os alunos cortam chapas, lixam e ela está sempre lá participando”.

SONHO DE CRIANÇA

Alice conta que brincando, aos 9 anos, viu um avião no céu e muitas dúvidas surgiram em sua mente infantil, ao saber que pessoas estavam dentro da aeronave e que, provavelmente, uma mulher seria aeromoça. Ela ficou fascinada e o desejo de ser uma dessas comissárias nunca saiu de seu pensamento. Atualmente, com os conhecimentos que adquire nos estudos na EMCA, ela objetiva se “tornar uma excelente mecânica” .

 

1º Encontro da Rede de Proteção da Criança e Adolescente: Dialogando sobre o Programa de Erradicação Infantil –PETI

1º Encontro da Rede de Proteção da Criança e Adolescente: Dialogando sobre o Programa de Erradicação Infantil –PETI

A Secretaria de Assistência Social, por meio do Departamento de Proteção Social Especial e Programa PETI, realizou no dia 30 de abril o “1º Encontro da Rede de Proteção da Criança e Adolescente: Dialogando sobre o Programa de Erradicação Infantil –PETI”, com o objetivo de iniciar o diálogo sobre os mecanismos de intervenção e proteção à criança, adolescentes e/ou suas famílias, as quais encontram-se em risco de trabalho infantil.
A meta final dos encontros será a formalização do fluxo para demanda de trabalho infantil no município. Este primeiro encontro contou com a participação de vários representantes dos equipamentos da rede como: Departamento de Proteção Social Básica e Especial, Cadastro Único, Vigilância Socioassistencial, Secretaria de Educação, Secretaria de Esportes, 2º Conselho Tutelar, Projeto Jataí e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDC.
Após breve apresentação sobre o PETI no município e alguns dados sobre as abordagens realizadas, o debate foi aberto e as reflexões foram positivas, resultando na indicação de um grupo de estudos para construção do fluxo e nova data para próximo encontro em 12 de junho de 2024.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, é sabido que o processo é longo, mas o primeiro passo na construção de novas políticas para criança e adolescente foi realizado nesta manhã de forma objetiva, participativa e coletiva.

Alunos da EMCA Taubaté visitam empresa de manutenção pesada de aeronaves

Alunos da EMCA Taubaté visitam empresa de manutenção pesada de aeronaves

 

Estar atento às oportunidades do mercado de trabalho e conhecer como trabalham as principais empresas do ramo têm sido pauta frequente para os alunos da EMCA (Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas) de Taubaté.

Na tarde desta quarta-feira, 24, a MRO Digex foi visitada por 16 estudantes da EMCA. Localizada em  São José dos Campos, a empresa  atua na manutenção, reparo e operação independente que oferece serviços de manutenção pesada, reparo e modificação de aeronaves comerciais e militar, há mais de 20 anos no mercado.

A visita, organizada pela equipe gestora da escola, tem como objetivo estreitar a relação entre os jovens alunos e empresas, que por muitas vezes possuem dificuldade na contratação de mão de obra especializada.

A unidade de Taubaté busca sempre convênios e parcerias que facilitem o acesso dos alunos às maiores empresas do ramo.

Pindamonhangaba recebe oficinas com temática ambiental

Pindamonhangaba recebe oficinas com temática ambiental

O Projeto Vira e Mexe Meio Ambiente chega ao município de Pindamonhangaba este mês. As oficinas com temática ambiental passarão pelas escolas municipais EM Félix Adib Miguel e EM Professor Moacyr de Almeida, nos dias 23 e 24 de abril, respectivamente, impactando quase 600 pessoas, entre alunos e professores. A ação é gratuita e tem patrocínio da empresa Romagnole.
Durante dois dias de itinerário, o Vira e Mexe Meio Ambiente promoverá atividades lúdicas, com a temática ambiental, que envolvem gameficação, trabalho em equipe, apresentação de peça teatral, entrega de revista informativa e promoção de oficinas para professores. As dinâmicas exploram os quatro elementos da natureza: água, terra, ar e fogo e os 5R’s do consumo consciente: reduzir, reutilizar, reciclar, repensar e recusar, divididos em cinco estágios.
O projeto propõe ainda que as crianças, conduzidas por monitores e divididas por faixas etárias, participem simultaneamente de desafios que abordem a problemática ambiental. Durante as vivências, os alunos serão estimulados a se tornarem protetores do planeta e encorajados a derrotar o grande vilão: Dr. Poluição. Após concluírem todas as etapas do projeto todos receberão insígnias de Defensores da Terra.
O programa inclui ainda uma ação direcionada aos educadores. Trata-se do workshop Semear que, com 90 minutos de duração e ministrado pelo pedagogo Diogo Pires de Lima - nas duas escolas -, tem como proposta despertar a valorização do caminho do conhecimento e promover reflexões acerca do papel que representam como docentes.
Vale lembrar que a iniciativa faz parte da estratégia de performance social da Romagnole, que tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável dos territórios nos quais atua e que há 60 anos vem produzindo e comercializando soluções para o setor elétrico no Brasil e no exterior, o que a tornou uma referência não só pela eficiência e qualidade dos seus produtos, como também pela sua forte atuação na área de responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento humano e econômico das comunidades nas quais está inserida.
O Vira e Mexe Meio Ambiente é um projeto viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, tem patrocínio da empresa Romagnole e produção da Renovarte Produtora Cultural, empresa que viabiliza a realização de projetos artísticos por meio de leis de incentivo como ProAC e Rouanet, em parceria com a empresa Núcleo Cultural.

Biblioteca “Antônio Carlos de Oliveira”, no Castolira, é inaugurada

Biblioteca “Antônio Carlos de Oliveira”, no Castolira, é inaugurada

Na última quarta-feira, dia 10 de abril, a Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou a Biblioteca Pública Municipal "Antônio Carlos de Oliveira", localizada no bairro Castolira. A biblioteca representa um investimento significativo, de aproximadamente 540 mil reais, que terá o objetivo de promover o acesso à cultura e à leitura para os munícipes da região.
O evento de inauguração contou com a presença de autoridades como o prefeito Dr Isael Domingues, o vice-prefeito Ricardo Piorino, o presidente da Câmara dos Vereadores Nobertinho, o secretário de Cultura e Turismo Alcemir Palma, a secretária de Obras e Planejamento Marcela Franco, a presidente da Academia Pindamonhangabense de Letras Rosana Dalle, além da viúva do patrono da biblioteca, a professora Vera Lúcia Alcides de Oliveira, e a comunidade local.
No início, todos puderam apreciar uma apresentação do saxofonista Helisson, da banda Euterpe, e em seguida foi realiza a cerimônia oficial, com espaço para fala dos presentes. Foi realizado o descerramento da placa e o desenlace da faixa inaugural, dando acesso aos presentes para conhecer o interior do prédio.
Assim como ocorreu com a Biblioteca Municipal Vereador Rômulo Campos D´Arace, a Biblioteca Antônio Carlos de Oliveira também recebeu uma atenção especial do Departamento de Comunicação da Prefeitura, que criou uma comunicação visual atrativa e acolhedora para o espaço, começando pela fachada do prédio e seguindo por toda a área interna, dando um destaque especial à obra.
A nova biblioteca tem uma área total de 252,47m², abrigando uma série de espaços modernos, muito bem equipados e inclusivos, destinados ao enriquecimento cultural e intelectual da comunidade. Concebida com o objetivo de atingir o conceito de “Biblioteca Viva”, o local dispõe de ampla sala de leitura, uma sala multimídia com recursos audiovisuais, além de um espaço multiuso para oficinas, palestras e atividades diversas, que estarão disponíveis à população de segunda à sábado das 8 às 17 horas.
O acervo inicial da biblioteca contempla 7.260 livros, abrangendo uma variedade de gêneros literários e obras infanto-juvenis, buscando atender aos diferentes interesses e faixas etárias da população. Além da leitura, o espaço também tem capacidade de receber eventos culturais como exposições, apresentações teatrais e sessões de cinema, além de cursos e oficinas para os mais diversos públicos.
“Após um ano de inauguração do novo espaço da Biblioteca Vereador Rômulo D’Arace, estamos aqui, reafirmando nosso compromisso com a promoção da cultura de nossa cidade”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.
“Aqui funcionava um centro comunitário, depois centro de reciclagem e agora foi transformado em biblioteca, tendo sua área construída ampliada com novos espaços, nova pintura, com salas planejadas que irão somar à cultura e ao lazer de Pindamonhangaba”, destacou a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco.
“Hoje o bairro está muito mais equipado, temos um Castolira com uma biblioteca nova, com a cobertura da quadra de esportes, e com a construção do novo centro comunitário, e isso é em toda a cidade. A felicidade no rosto das crianças só confirma que estamos no caminho certo, e nós não vamos parar”, realçou o vice-prefeito, Ricardo Piorino.
“Parabenizo a todos os funcionários envolvidos na construção desse importante equipamento da cidade. Antônio Carlos de Oliveira, que antes construía alvenarias, está agora eternizado como construtor do saber”, enfatizou o prefeito Dr. Isael Domingues.

Ação conjunta entre Prefeitura e Gerdau conscientiza alunos sobre combate à dengue

Ação conjunta entre Prefeitura e Gerdau conscientiza alunos sobre combate à dengue

Crianças de 19 escolas municipais de Pindamonhangaba estão participando de uma iniciativa que visa conscientizar sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue. O trabalho faz parte de uma parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde de Pindamonhangaba com colaboradores da empresa Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço.

A ação incluiu a distribuição de panfletos em formato de gibi com orientações sobre formas de eliminar criadouros do mosquito, para deixar os alunos ainda mais envolvidos no processo. Além disso, colaboradores da Gerdau são palestrantes nas unidades escolares e desenvolvem um serviço de busca ativa por focos do mosquito juntamente com os alunos da escola.

De acordo com voluntários da Gerdau, o objetivo é transmitir informações e conceitos para os alunos, alinhados com a unidade de saúde e órgãos da Prefeitura, por meio do uso de material gráfico educacional e exercícios lúdicos. Na ação, os voluntários aplicam tarefas para serem executadas em ambiente doméstico, usando a escola como laboratório. “Precisamos combater essa doença e com o apoio das crianças conseguiremos levar mais informações para as famílias, sendo uma forma de diminuirmos a quantidade de casos e a proliferação do mosquito. Essa é uma forma de exercemos o propósito de pertencimento e engajamento, contribuindo com o bem estar da comunidade local ”, explicou Vinicius Coelho, gerente executivo da Gerdau.

A secretária de Educação, Luciana Ferreira, disse que “a iniciativa é muito boa para nossos estudantes que aprendem sobre a dengue de forma envolvente, descontraída e podem levar esses conhecimentos para suas casas, para suas famílias, envolvendo a todos no combate ao mosquito transmissor da dengue”.

Já a secretária de Saúde, Silvia Mendes, lembrou que “Quanto mais atividades forem desenvolvidas no combate ao mosquito transmissor da dengue, maior a chance de sucesso. Temos diversas ações de combate e, ainda assim, precisamos de mais pessoas engajadas com este compromisso. O envolvimento de colaboradores da empresa, junto às escolas municipais vai aumentar nossa capacidade de levar informação às pessoas”.

Na terça-feira (26), o trabalho será desenvolvido com alunos da Escola Municipal José Gonçalves da Silva (Seu Juquinha).

Pinda contrata 95 professores do concurso e entrega material e uniforme escolar para mais de 15 mil estudantes

Pinda contrata 95 professores do concurso e entrega material e uniforme escolar para mais de 15 mil estudantes

A Prefeitura de Pindamonhangaba está convocando 95 professores do ensino básico, que foram aprovados no concurso público 001/23, em abril de 2023, além de entrega de material e uniforme escolar para cerca de 15 mil estudantes da rede municipal. A publicação com os nomes dos profissionais será publicada na edição de quarta-feira (20) no jornal Tribuna do Norte - o diário oficial do município.
Após processo de contratação, será realizada a atribuição de classe dos novos profissionais.
O prefeito Dr. Isael parabenizou os novos professores e destacou a importância dos investimentos em educação. “A educação é a base da sociedade. É a transformação das pessoas. Acreditamos nisso e investimos para melhorar as condições e os indicadores de educação das crianças, para capacitar nossos professores e oferecer as condições, a infraestrutura necessária para o pleno desenvolvimento educacional”, disse.
O vice-prefeito, Ricardo Piorino, também destacou a chegada dos novos profissionais. “Parabéns por serem aprovados no maior concurso público da história de Pindamonhangaba. Vocês chegam para somar ao nosso quadro de profissionais, que já conta com 1.085 professores do ensino fundamental, e vão desenvolver uma função essencial para o Brasil, para a sociedade e para a vida das pessoas, que é a de educar crianças”, afirmou.
Piorino lembrou que, “em 2023 já foram chamados 130 novos professores para a rede municipal, sendo 55 professores de artes e 75 de educação física e agora com mais 95. Com isso, Pinda contabiliza 225 convocações de professores no período de um ano. Isso mostra o empenho da gestão com a educação”.
O secretário de Educação em exercício, Fabiano Vanone, também elogiou os novos professores. "É com grande alegria e entusiasmo que damos as boas-vindas a esses novos professores. Eles chegam em um momento oportuno e vão contribuir de maneira muito positiva para enriquecer ainda mais o nosso quadro de educadores. Tenho certeza que, juntos, poderemos criar um ambiente de aprendizado acolhedor, humanizado e dinâmico, como nosso prefeito Dr. Isael e vice Piorino governam nossa cidade", afirmou.
Atualmente, os cerca de 15 mil estudantes estão divididos em 41 escolas e 23 CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil).
Em breve, a Prefeitura vai inaugurar CMEIs Arco Íris, Alto do Tabaú e Bem Viver e com previsão futura de finalizar a CMEI Parque das Palmeiras e ampliação CMEI Caic no Araretama, visando zerar o déficit de vagas de creche no município.
Entrega material escolar e uniformes aos estudantes- A Secretaria de Educação de Pindamonhangaba também está realizando a entrega de material e uniforme escolar para os alunos.
A entrega simbólica do material ocorreu na terça-feira (19), na Escola Municipal Gilda Piorini Molica, no Santa Luzia. Além dela, outras unidades também estão recebendo o material durante esta e a próxima semana.
Este ano, a Prefeitura investiu R$ 4.578.951,60 na aquisição dos produtos. A Secretaria de Educação informou que parte dos materiais fica para uso na escola e parte os alunos levam para casa.
A Prefeitura também vem entregando uniformes escolares aos alunos. As entregas começaram na última semana e devem ser concluídas até o início da próxima semana. Caso alguma peça não sirva, os pais dos alunos devem procurar a direção da escola para efetuar a troca.
Em 2024, Pindamonhangaba investiu R$ 5 milhões na compra de uniformes. Os kits contam com casaco, uma calça, duas bermudas/short-saia, duas camisetas, uma camiseta regata, uma camisa de manga comprida, dois pares de meia.
O vice-prefeito, Ricardo Piorino, lembrou que esta é a primeira administração que entrega uniforme para os estudantes. “Antes da nossa gestão, as crianças não recebiam uniforme. Demos esse importante passo para melhorar as condições oferecidas para os alunos e em 2019 fizemos a primeira entrega, que passou a ser constante em todos os anos”.
O prefeito Dr. Isael destacou a “uniformização dos estudantes como questão prioritária, onde todos têm acesso às mesmas condições de ensino, de transporte, os mesmos materiais, a mesma merenda e o mesmo uniforme”.
O prefeito ressaltou a importância do uniforme para garantir a segurança dos alunos. “Com uniforme, as pessoas podem ver as crianças e saber que se tratam de estudantes do município, devidamente identificados. Qualquer ocorrência ou situação que fuja da normalidade pode ser identificada. Isso aumenta a segurança dos estudantes e gera mais tranquilidade para os pais. Sobre os pais, o uniforme ainda ajuda no dia a dia, porque é um recurso que as famílias não precisam utilizar para comprar roupas para a criança ir à escola, e sabemos o quanto isso ajuda no planejamento econômico familiar”.

Aluno de Taubaté viaja aos EUA para competição de robótica

Aluno de Taubaté viaja aos EUA para competição de robótica

O aluno Matheus Grand Champs Braga, do 9º ano da EMEF Juvenal da Costa e Silva, embarcou na tarde desta quinta-feira, 14, para Orlando, nos Estados Unidos, para participar da First Robotic Competition.

Braga, que integra a equipe Taubatexas Robotics, viajou com outros membros do projeto social dedicado a aproximar jovens da ciência e da tecnologia no município de Taubaté.

A FIRST Robotics Competition (FRC) é uma competição de robótica internacional em que anualmente times compostos por estudantes e mentores trabalham durante um período na construção de um robô capaz de participar das atividades da competição.

PRÊMIOS

Além da competição em campo, as equipes e seus membros competem por prêmios, individuais e coletivos, que reconhecem  quesitos como empreendedorismo, criatividade, engenharia, design industrial, segurança, controles, mídia e qualidade.

Go to top