Últimas notícias

Procon prepara aplicativo para atendimento por celular

Procon prepara aplicativo para atendimento por celular

Taubaté será um dos municípios paulistas a receber o serviço de reclamações e atendimento da Fundação Procon por meio de um aplicativo para celular.
O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, dia 14 de junho, pelo diretor executivo da Fundação Procon-SP, Fernando Capez. Ele esteve presente em Taubaté para um encontro regional com representantes de 23 municípios da RM Vale.
De acordo com o Capez, o aplicativo está em desenvolvimento e permitirá ao consumidor uma relação mais ágil para o encaminhamento de sua demanda, atendimento, resolução ou posterior audiência de conciliação em caso de necessidade. A ideia é viabilizar o novo serviço em cerca de 60 dias.
De acordo com dados disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), a unidade de Taubaté é a 12ª no ranking paulista de atendimentos do Procon. Desde o início do ano até agora foram registrados 4.807 atendimentos.
Capacitação
Em continuidade ao processo de capacitação dos servidores, o Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Município de Taubaté e o Procon Municipal promovem na próxima segunda-feira, dia 17 de junho a  palestra “Direitos Básicos do Consumidor”.
A palestra será ministrada pela coordenadora do Núcleo Regional de Fiscalização da Fundação Procon – SP / São José dos Campos, Maria Augusta Pontes Cardoso, a partir das 14h no salão da unidade de Taubaté. O Procon de Taubaté fica à rua Carneiro de Souza, 99, Centro.

Concurso promove tradições de Taubaté em fotos

Concurso promove tradições de Taubaté em fotos

A Secretaria de Turismo e Cultura de Taubaté abre inscrições para o  1º Concurso de Fotografia, com o tema “Tradições taubateanas: nossa história em fotografias”. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de julho.
De caráter artístico e cultural, o concurso pretende incentivar os registros e a preservação de imagens que fazem parte da construção da história de Taubaté. As fotografias vencedoras passarão a fazer parte do acervo do Museu da Imagem e do Som de Taubaté (Mistau).
A idade mínima para inscrição é de 14 anos, com apresentação de autorização do responsável. O concurso será realizado em uma etapa. É vedada a participação de servidores da Prefeitura de Taubaté, bem como de suas autarquias e fundações.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Mistau. Cada candidato poderá inscrever no máximo quatro fotografias. O julgamento será realizado entre 15 e 19 de julho. O resultado do concurso será publicado no Diário Oficial do município e no site da prefeitura até o dia 23 de julho. A premiação será por categoria e entregue em cerimônia realizada no Mistau.
O edital está disponível no site da prefeitura, no link http://www.taubate.sp.gov.br/licitacoes/concurso/0119-concurso-de-fotografia-tradicoes-taubateanas-nossa-historia-em-fotografia/. Dúvidas e mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo e Cultura de Taubaté, pelos telefones (12) 3629-5868 ou 3621-6040.

Serviço: 1º Concurso de Fotografia
Inscrições: até 12 de julho
Local: Mistau – Av. Thomé Portes Del Rei, 761 – Jd. Ana Emília, Taubaté
Dias e horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h  (não serão aceitas inscrições por procuração)
Documentos: Cópia do RG; cópia do comprovante de residência, caso o comprovante não esteja no nome do autor. Serão aceitos comprovantes em nome dos pais do mesmo. Nos casos de casa alugada, deverá anexar, junto ao comprovante, o contrato de aluguel em nome do proponente ou dos pais. Também serão aceitos comprovantes em nome de cônjuge ou companheiro (a), desde que seja anexada junto ao mesmo a cópia da certidão de casamento ou declaração pública de união estável. As fichas de inscrição devem ter todas as informações solicitadas preenchidas.

Prefeitura de Pinda realiza a 2ª audiência pública

Prefeitura de Pinda realiza a 2ª audiência pública

A Secretaria de Obras e Planejamento da Prefeitura de Pindamonhangaba promoverá na próxima terça-feira (18), a segunda audiência pública do Plano Diretor, às 18 horas, no plenário da Câmara Municipal da cidade.

O Plano Diretor que entra em sua ultima fase, e visa definir princípios e diretrizes para a ocupação ordenada do espaço urbano, para garantir o desenvolvimento da cidade com qualidade. A revisão do Plano Diretor é uma obrigação legal (Lei Federal 10.257/2001 – Estatuto da Cidade) e que a cada 10 anos deve ser realizada. A Secretaria de Obras e Planejamento da Prefeitura está à frente da revisão do Plano Diretor, por meio da empresa Geo Brasilis, vencedora do certame licitatório.

“É na audiência pública que concluiremos este brilhante trabalho, onde as diretrizes traçadas com a participação da população serão de suma importância para o crescimento de nossa cidade”, destaca a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco.

Escola do Trabalho oferece vagas para curso na área de gestão

Na próxima quarta-feira, dia 12 de junho, a unidade do centro da Escola do Trabalho de Taubaté recebe inscrições para curso de liderança e motivação, com a oferta de 15 vagas.
Para efetuar a matrícula, o candidato deve apresentar cópias e originais do RG, CPF comprovante de endereço de Taubaté, título de eleitor do município e histórico escolar do ensino médio. O atendimento acontece na unidade que fica na rua Armando Sales de Oliveira, 284, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. A inscrição é por ordem de chegada e terá que ser realizada pelo próprio candidato.
Podem frequentar esse curso, quem possui a idade mínima de 18 anos e seja morador de Taubaté. O curso é certificado pelo Senai, possui a carga horária de 34 horas e terá início dia 18 de junho. As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, no horário das 8h às 11h. Mais informações pelo telefone 3625-5060 ou em: http://www.taubate.sp.gov.br/escolasdotrabalho/.
Durante as aulas, os alunos vão aprender a aplicar as técnicas de liderança, produtividade e administração dos conflitos nas relações de trabalho, além de obter conhecimentos sobre a importância do papel de cada colaborador dentro da organização. O curso também está focado nos aspectos relacionados à motivação para que todos sejam estimulados a desenvolver e participar das atividades desempenhadas na empresa.

Serviço:
Escola do Trabalho do Centro
Curso de liderança e motivação
Vagas: 15
Inscrição: dia 12 de junho
Horário: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Endereço: Rua Armando Sales de Oliveira, 284
Telefone: 3625-5060

Receita abre consulta a 1º lote de restituição do IR 2019

Receita abre consulta a 1º lote de restituição do IR 2019

A Receita Federal abre hoje (10) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2019. Cerca de 2,55 milhões de contribuintes que declararam Imposto de Renda neste ano vão receber dinheiro do Fisco.

Ao todo, serão desembolsados R$ 4,99 bilhões do lote deste ano. A Receita também pagará R$ 109,6 milhões a 20.087 mil contribuintes que fizeram a declaração entre 2008 e 2018, mas estavam na malha fina. Considerando os lotes residuais e o pagamento de 2019, o total gasto com as restituições chegará a R$ 5,1 bilhões para 2.573.186 contribuintes.

A lista com os nomes estará disponível a partir das 9h no site da Receita na internet. A consulta também pode ser feita pelo Receitafone, no número 146. A Receita oferece ainda aplicativo para tablets e smartphones, que permite o acompanhamento das restituições.

O crédito bancário será feito em 17 de junho. As restituições terão correção de 1,54%, para o lote de 2019, a 109,82% para o lote de 2008. Em todos os casos, os índices têm como base a taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada entre a data de entrega da declaração até este mês.

O dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração. O contribuinte que não receber a restituição deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para ter acesso ao pagamento.

Os dois últimos lotes regulares serão liberados em novembro e dezembro. Se estiverem fora desses lotes, os contribuintes devem procurar a Receita Federal porque os nomes podem estar na malha fina por erros ou omissões na declaração.

A restituição ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo, a solicitação deverá ser feita por meio do formulário eletrônico – pedido de pagamento de restituição, ou diretamente no e-CAC , no serviço extrato de processamento, na página da Receita na internet. Para quem não sabe usar os serviços no e-CAC, a Receita produziu um vídeo com instruções.

Acidente grave na rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro

Um grave acidente, envolvendo ônibus e carros de passeio, segundo as primeiras informações, requer toda atenção dos motoristas que utilizam a rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, que liga o Vale do Paraíba à cidades da Serra da Mantiqueira.

O acidente aconteceu por volta das 21h30, na altura do km 31 mais 600 metros. Um ônibus bateu em outros carros. De acordo com informação oficial do Corpo de Bombeiros, foram 10 vítimas fatais.

Também foram socorridas 51 vítimas para hospitais da região (Campos do Jordão, Taubaté e Pindamonhangaba), ou seja, foram 61 vítimas no total, entre fatais e socorridas.

A Polícia Militar, através do policiamento de área, Corpo de bombeiros e Polícia Rodoviária atuou na emergência , em conjunto, GRAU, SAMU, Defesa civil, DER, Polícia Civil e ambulâncias municipais, sendo empregados 54 veículos de apoio e 115 pessoas no atendimento.

A rodovia foi liberada para o trânsito na manhã dessa segunda-feira, dia 10 de junho.

Pinda assina convênio para dois terminais rodoviários

A prefeitura de Pindamonhangaba assinou nessa sexta-feira, dia 7 de junho, um convênio com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 8 milhões, para a construção de dois novos Terminais Rodoviários.

Participaram da cerimônia no auditório da prefeitura, o prefeito Isael Domingues e o vice Ricardo Piorino; a superintende da Caixa, Cláudia Ramos de Oliveira, o vereador Carlos Eduardo de Moura, a secretária de Planejamento da prefeitura, Marcela Franco.

Durante palavras no evento, a superintendente da Caixa destacou o trabalho da prefeitura para conseguir tal aprovação. Claudia enfatizou que a CEF fechou R$ 23 milhões em crédito no Vale do Paraíba em 2019 e destes, R$ 8 são para Pindamonhangaba, que só conseguiu após um bom trabalho do seu pessoal técnico e depois de ter aprovação de crédito junto ao banco.

Já Isael Domingues falou de várias melhorias que a cidade tem recebido, afirmando ainda que os novos terminais rodoviários trarão muito mais comodidade para quem usa transporte público, pois estarão em locais estratégicos, além da geração de novas vagas de emprego.

O primeiro dos terminais será construído em Moreira César, ao lado do antigo Pronto-Atendimento de Moreira e Espaço de Festas do distrito. Segundo a prefeitura, a licitação deve ser concluída em julho e as obras iniciadas em até três meses após o processo, no caso, o outubro. A previsão de de 11 a 12 meses para a conclusão das obras.

O outro terminal será construído em Pindamonhangaba, do outro lado da via Dutra, nas proximidades da Funvic (Fundação Universitária Vida Cristã). Essa obra deverá ser licitada ainda em 2019 e a obras deverão ser iniciadas em 2020.

Prefeitura de Pinda abre concurso público

Prefeitura de Pinda abre concurso público

A prefeitura de Pindamonhangaba publicou nessa sexta-feira (7), o edital de abertura de um concurso público com 127 vagas para diversas áreas. Dentre elas, agente comunitário, auxiliar de enfermagem, assistente social, dentista, diretor de escola, eletricista, médico, mecânico, professor, dentre outros cargos.

As inscrições serão realizadas via internet, no endereço eletrônico www.iuds.org.br, no período das 8h do desta sexta-feira (7) até às 23h59min do dia 6 de julho de 2019, observando horário de Brasília.

O valor da taxa de inscrição varia de acordo com a escolaridade exigida para a vaga, sendo R$ 9,10 para ensino fundamental; R$ 9,12 para empregos médio/técnicos; e R$ 9,13 para ensino superior.

A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, de acordo com as funções, e os salários variam entre R$ 1.168,14 e R$ 15.883,19.

O prefeito Isael Domingues comenta que a abertura do concurso possibilitará investir em áreas importantes do atendimento ao público. “O último concurso foi realizado em 2012, passamos a última gestão inteira sem realização do concurso necessário. Isso prejudicou demais o atendimento, fizemos a lição de casa, enxugando os gastos exagerados com a folha, principalmente com cargos comissionados externos. Com esta economia, conseguimos lançar o concurso e vamos suprir diversas necessidades, principalmente nas áreas da saúde e da educação”, explica o prefeito.

A aplicação das provas objetivas, para todos os cargos, está prevista para o dia 4 de agosto de 2019.

Letreiro Pindamonhangaba integra turismo e ação do Pinda Cidade Limpa

Letreiro Pindamonhangaba integra turismo e ação do Pinda Cidade Limpa

Pindamonhangaba, uma cidade muito amada por todos os seus moradores. A prova disso é o sucesso que o letreiro PindAMOnhangaba está fazendo, na Praça Sete de Setembro, centro da cidade. Antes mesmo de terminar a montagem das letras da única cidade do Vale do Paraíba que tem AMO em seu nome, o letreiro já chamou a atenção nas redes sociais.

Na sexta-feira (31), com o término da montagem, mais manifestações de carinho e muitas fotos compartilhadas nas redes sociais comprovam que o pindamonhangabense de nascimento e de coração ama, sim, sua cidade.

Como a gestão atual é uma gestão integrada, o intuito do letreiro é, ainda, fomentar o turismo na cidade e embelezar a Praça Sete de Setembro, que foi construída quase 100% por meio de doação, ocupando um espaço que antes era mal aproveitado, com casas vazias e terrenos que juntavam lixo, água parada, podendo ser usado ainda para delitos.

O letreiro, uma iniciativa da Prefeitura, faz parte de uma campanha de conscientização muito maior do que somente expressar o amor pela cidade por meio de fotos. O nome marca o início da campanha Pinda Cidade Limpa, de conscientização sobre a necessidade de cada um fazer a sua parte para manter a cidade sem entulho, sem lixo, demonstrando uma real prova de amor pelo município.

 “O letreiro foi uma bela homenagem dentre muitas que virão. Vale lembrar que no aniversário passado, de 313 anos, entregamos essa praça, que foi praticamente custo zero para o cidadão nos seus 11 mil metros beneficiados. Ela está incompleta, mas já está tudo subterrâneo, aguardando a fonte luminosa e a concha acústica, que também entregaremos”, afirmou o prefeito Isael Domingues.

Bomba explode na Prefeitura de Taubaté

Bomba explode na Prefeitura de Taubaté

Duas pessoas ficaram feridas no final da manhã desta quarta-feira após uma bomba explodir dentro do banheiro masculino da Prefeitura de Taubaté.

A bomba estaria dentro de um saco de lixo do sanitário e teria explodido por volta das 11h50. O barulho da explosão foi ouvido por toda a vizinhança do Palácio do Bom Conselho.

De acordo com a Polícia Militar, uma das vítimas é uma funcionária da limpeza, de 40 anos. Ela foi socorrida com queimadura de membros superiores e no rosto. O outro ferido foi um guarda civil municipal, com escoriações. Os dois foram levados ao Hospital Regional.

Por segurança, o Prefeito Ortiz Júnior dispensou os servidores,

A Polícia Militar informou que a bomba é caseira. O local está isolado e aguarda perícia.

Go to top