Pinda realiza coletiva sobre casos de H1N1

Com o aumento de casos de gripe H1N1 em Pindamonhangaba e a suspeita da morte de uma criança de três anos na cidade no último final de semana por conta da doença, foi realizada na manhã desta terça-feira, no auditório da prefeitura, uma coletiva de imprensa sobre o problema que tem atingido muitas pessoas.

Estiveram presentes a secretária de saúde Sandra Tutihashi; a médica epidemiológica Cristina Andrauss e o Diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana.

Na ocasião, os responsáveis pela área de saúde do município procuraram esclarecer e orientar sobre os possíveis casos da gripe H1N1.

Região

A criança que veio a óbito em Pindamonhangaba foi a quarta morte com suspeita de H1N1. Uma mulher de 52 anos e um homem de 28 anos morreram com sintomas da doença, mas as mortes pela doença foram descartadas. Uma mulher também faleceu no último dia 28 em São José - ela também tinha 52 anos e a prefeitura aguarda o resultados de exames para atestar a causa da morte.

Na região, Caraguatatuba e Atibaia confirmaram infectados pela doença. Taubaté lidera o número de casos em investigação, com 21 casos suspeitos - os pacientes estão internados. Lorena tem 10 pacientes internados com sintomas da gripe A.

Prevenção

Além da vacinação, há formas simples de se prevenir contra a gripe e outras doenças respiratórias.

A Secretaria de Estado da Saúde recomenda que a população não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão.

Deixar os ambientes arejados, com bom fluxo de ar, também evita a circulação do vírus. Ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos de contaminação do ambiente.

A Secretaria da Saúde recomenda também que todas as pessoas que apresentarem febre, associada à tosse ou dor de garganta, devem ser encaminhadas (ou procurar) imediatamente para uma unidade básica de saúde.

 

{gallery}2016/H1N1coletiva{/gallery}

Ler 2087 vezes
Entre para postar comentários
Go to top