Matrículas para CMEIs do Centro e do Mantiqueira começam no dia 20

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Pindamonhangaba vai abrir, dia 20 de janeiro, cadastro para os alunos interessados nas vagas das CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) Therezinha Macedo Pedro de Andrade (Centro) e Professora Valdira Morgado (Mantiqueira).
As unidades de educação vão funcionar das 7 às 19 horas e cada uma terá capacidade para atender 160 crianças com idade entre 0 e 3 anos.
O cadastro para inscrições paras as vagas das CMEIs estará aberto a partir das 8 horas do dia 20 (quarta-feira) pelo link https://pinda.apus.info/inscricoes-creche.
Para preenchimento do cadastro e efetivação da matrícula serão necessários: certidão de nascimento da criança, carteira de vacinação da criança (em dia), RG e CPF da mãe ou pai ou responsável legal, comprovante de endereço, extrato atualizado do Auxílio Brasil ou de outros programas (caso a família seja beneficiária), holerites e/ou comprovantes de renda/trabalho de todos os membros que compõem a renda familiar.
De acordo com a Secretaria de Educação, o critério para classificação seguirá a seguinte ordem:
Pai ou mãe ou responsável legal que exerçam atividade laborativa em jornada extensa, jornada de trabalho (horas trabalhadas), renda per capita, criança com diagnóstico de deficiência (física, intelectual, TEA, Síndromes e Transtornos), comprovada por laudo médico com CID, data de inscrição.

Foto: Divulgação

Prefeitura de Pindamonhangaba oferece 20 bolsas de estudo para Ensino Superior

Por meio da Secretaria de Assistência Social, Pindamonhangaba oferece 20 bolsas de estudo para o ensino superior, pela Lei Municipal nº 5.509, de 28/02/2013 e Decreto no 4.947, de 06/03/2013.
As bolsas são integrais no valor do curso, na modalidade de tecnologia, licenciatura e bacharelado, em cursos presenciais e não presenciais reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), das áreas de biológicas, exatas e humanas, e as mensalidades serão pagas diretamente à instituição de ensino na qual o aluno é matriculado.
As inscrições devem ser realizadas entre os dias 10 e 11 de fevereiro de 2022, por meio do sistema eletrônico, pelo link https://pindamonhangaba.1doc.com.br, ou pelo app 1doc, podendo ser baixado pelo Google Play, para aparelhos Android, ou Apple Store para celulares iOS, e presencialmente no Setor de Protocolo da Prefeitura de Pindamonhangaba, na Av. Nossa Senhora do Bom Sucesso, 1400, Cardoso, sendo que as inscrições presenciais serão aceitas até às 16 horas.
Poderão inscrever-se os interessados que residam em Pindamonhangaba há pelo menos 2 anos, pertençam a um núcleo familiar com renda “per capita” de até R$991,19, tenham sido aprovados no vestibular (no caso de ingressantes) ou estejam cursando o Ensino Superior (no caso dos não ingressantes), não possuam Ensino Superior Completo, estejam com a matrícula ou rematrícula 2022 efetuada e tenham estudado o ensino médio em escola pública ou tenham sido bolsistas integral da rede particular.
Após análise dos documentos encaminhados, os candidatos selecionados serão submetidos a uma triagem social, através de visita domiciliar realizada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Os critérios para ordem de seleção e classificação são: ter estudado em escola pública ou ser bolsista integral da rede particular; a maior nota obtida no vestibular no caso de ingressantes; média entre as notas nas disciplinas curriculares, no último ano cursado,
para os não ingressantes; trabalho com carteira assinada; a menor renda per capita.
Edital completo e resultado no site www.pindamonhangaba.sp.gov.br. O resultado do processo será publicado no dia 18 de março de 2022.

Documentos necessários para inscrição no processo seletivo
- Cópia do documento de identificação RG e CPF do candidato
- Cópia do documento de identificação RG e CPF dos membros do grupo familiar, no caso de menores a certidão de nascimento, quando estes não possuírem RG
- Cópia dos documentos que comprovem residir no Município há pelo menos 2 anos (uma conta de 2018, uma conta de 2019, uma conta de 2020 e uma conta de 2021). Só serão aceitos conta de energia elétrica, IPTU, telefone fixo ou outro comprovante oficial.
- Comprovante da instituição de ensino superior da aprovação no vestibular e de matrícula para o curso que se pretende, no caso de estudantes ingressantes, ou comprovante de matrícula para estudantes que já estejam cursando;
- Cópia do comprovante da NOTA do vestibular no caso de ingressante e cópia do comprovante das notas do 1o e 2o semestre de 2021 dos candidatos que já estão cursando (não será aceito a classificação do vestibular).
- Declaração do estudante de que não possui ensino superior completo.
- CTPS - cópia das páginas de identificação e do último contrato, seguido da página em branco, do candidato e de todos os membros do grupo familiar;
- Cópia do comprovante de rendimento dos últimos 3 meses do candidato e dos membros do grupo familiar que possuem registro em CTPS ou declaração de renda no caso de autônomos ou profissional liberal;
- Cópia do histórico escolar cursado em escola pública, ou comprovante de percepção de bolsa integral de estudo do ensino médio, quando escola particular;
- Ficha de inscrição, devidamente preenchida;
- Cópia da publicação da portaria ou declaração da instituição do reconhecimento do curso pelo MEC - Ministério da Educação e Cultura.

Foto: Divulgação

MEC publica normas para execução de bolsas do Pronatec

Diário Oficial da União publica, na edição desta quarta-feira (22), a portaria do Ministério da Educação (MEC) que estabelece normas para a execução do Bolsa-Formação, no âmbito do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Além de "expandir, interiorizar e democratizar" a oferta de cursos de educação profissional técnica e de cursos e programas de formação inicial, continuada ou qualificação profissional, o Pronatec busca estimular articulações visando à geração de trabalho, emprego e renda. Para tanto, disponibiliza bolsas com vistas à formação de estudantes e de trabalhadores.

Na portaria. são apresentadas as modalidades de bolsa e os públicos que poderão ser beneficiados. O texto descreve os perfis que têm prioridade – como é o caso de estudantes da rede pública (inclusive da educação de jovens e adultos [EJA]); trabalhadores e beneficiários (titulares e dependentes) de programas de transferência de renda, entre outros.

O programa estimula também a participação de pessoas com deficiência, povos indígenas, comunidades quilombolas, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e mulheres responsáveis pela unidade familiar beneficiárias de programas federais de transferência de renda.

Também são considerados prioritários trabalhadores beneficiados pelo programa Seguro-Desemprego, em cursos de qualificação profissional.

Vagas não ocupadas pelo público prioritário poderão ser preenchida por outros públicos.

Além de detalhar agentes e parceiros do programa, bem como as respectivas competências e formas como deverão ser efetuados os pagamentos pelos cursos a serem ofertados, a portaria detalha como será organizada a oferta de cursos e vagas, os certificados e o perfil de instituições que poderão ofertar cursos.

 

 



Agência Brasil.

Foto: Divulgação

Parque do Trabiju recebe visita de estudantes

O Parque Natural Municipal do Trabiju recebeu, na quinta-feira, a visita de um grupo de estudantes da Escola Estadual Professora Antonia Carlota Gomes, localizada no Cidade Nova. No total, foram dois professores e 46 alunos em visita ao espaço.
De acordo com o assessor responsável pelo Trabiju, Thiago Silva, a visita foi realizada para que os alunos pudessem conhecer o parque e fez parte de uma atividade de educação ambiental.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Rafael Ribeiro Cavalcante, o Parque Natural Municipal do Trabiju tem como finalidade, além da conservação dos recursos naturais, também a pesquisa, educação ambiental e o ecoturismo.
O Parque Natural Municipal do Trabiju (Lei nº 4900, de 27 de janeiro de 2009) é uma Unidade de Conservação em Pindamonhangaba com uma das áreas mais preservadas de Mata Atlântica do Estado de São Paulo, possuindo grande diversidade de animais e plantas.
Com apoio do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Trabijú, o Município de Pindamonhangaba define estratégia para abertura e ampliação gradativa, contínua e permanente de novas trilhas, que propiciará ampliar a realização de projetos de pesquisa e educação ambiental por escolas e pesquisadores no local, além da possibilidade de execução de turismo ecológico em suas trilhas e demais dependências.
A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, explicou que desde maio de 2021 o Parque já recebe visitas do público em geral, sem agendamentos, de segunda a sexta-feira das 8 às 11 horas e aos sábados das 8 às 13 horas.
Importante ressaltar que por se tratar de Unidade de Conservação, no local é proibido a entrada de qualquer animal doméstico e aparelhos de som, além de serem proibidas práticas potencialmente nocivas à fauna e flora locais. Também já é possível atualmente fazer agendamento para diversos grupos, respeitando os requisitos de visitação e preenchendo os formulários solicitados.
A partir de 2022 os formulários estarão disponíveis na plataforma 1 DOC no site da prefeitura. Para agendar visitas e outras informações, contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3550-0030.

Foto: Divulgação

Secretaria de Educação promove live de fim de ano para crianças da rede pública

Na última quarta-feira (15) a Secretaria de Educação da Prefeitura de Pindamonhangaba promoveu uma live de celebração de fim de ano para os estudantes da rede pública. Participaram do encontro a Palhaça Alinda e a Banda Radiola levando humor e música para os alunos. Além disso, foram sorteados 60 brindes durante a live para alunos do Ensino Fundamental e Infantil.
Os professores inscreveram seus alunos e cada um dos inscritos recebeu um número para o sorteio. Os brindes foram retirados pelos próprios alunos no auditório da Prefeitura na quinta-feira (16).
A diretora de Ação Educativa e Desenvolvimento Pedagógico, Elaine Prolungatti, comentou sobre a live. "Este ano resolvemos convidar as crianças da Rede para um encontrão no YouTube da Prefeitura para agradecer o ano de 2021 por todos os desafios enfrentados. Foi uma felicidade ver as crianças presencialmente na Prefeitura escolhendo seu presente. Gratidão a todos os envolvidos neste evento!”, finaliza Prolungatti.
A secretária de Educação, Luciana Ferreira, falou sobre a importância da união diante das adversidades impostas pela pandemia do Covid. “Frente aos dois anos atípicos na educação, esse evento promoveu a interação de todos os estudantes da rede municipal de ensino, com a oportunidade de agradecer pelo enfrentamento coletivo das dificuldades e para esperançar diante dos dias futuros. Celebramos o ano e a vida”, destacou.

Foto:  Rovena Rosa/Agência Brasil

Invisibilidade e Registro Civil é tema da redação do Enem 2021

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desta edição é "Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", segundo divulgou o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, em suas redes sociais. Nesta edição, de acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o tema da redação é o mesmo tanto para o Enem impresso quanto para o digital.

A aplicação do Enem teve início hoje (21), com uma prova contendo a redação dissertativa-argumentativa e 90 questões objetivas: 45 delas dos componentes linguagens, códigos e suas tecnologias, e 45 de ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos terão até as 19h para terminar o exame. No próximo domingo (28), terão vez as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Para tanto, o candidato não pode tirar nota zero na redação. Os participantes do Enem podem ainda pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e se candidatar a uma vaga em instituições de ensino superior portuguesas que têm convênio com o Inep.

O que os professores acharam

Para o coordenador de Integração Pedagógica do SAS Plataforma de Educação, Vinicius Beltrão, o tema da redação desta edição foi mais difícil do que os temas de edições anteriores do Enem: “Se compararmos com as propostas de redação de anos anteriores, a barra subiu, é um tema bastante complexo, de dificuldade elevada, em especial para o candidato que está saindo do ensino médio. Vamos pensar que essa questão de registro civil para um adolescente de 17, 18 anos, é algo bastante distante uma vez que isso é responsabilidade dos familiares”, diz.

O tema, no entanto, segundo o professor, segue a linha de tratar de uma dificuldade social presente no Brasil. “É um problema muito grave e que merece discussão”. 

A professora de produção textual do colégio Mopi Júlia Langer concorda que a prova seguiu a mesma linha dos anos anteriores. “O Enem é uma prova muito crítica, que fala sobre problemas da nossa sociedade muito intrínsecos, problemas que impedem muitas vezes nosso desenvolvimento enquanto país”, diz. 

A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que cerca de 3 milhões de pessoas não possuam um registro civil, como certidão de nascimento. “Isso impede o acesso à cidadania, uma vez que não consegue acesso ao sistema público de saúde, ao SUS, não consegue registro para programas sociais, não tem acesso à educação, não pode fazer uma matricula numa escola pública, não tem algo básico”, diz Júlia.

Para desenvolver uma boa redação, os professores ressaltam que os estudantes precisam estar atentos aos textos motivadores, que acompanham o tema. O enfoque a ser dado estará definido nos textos. De acordo com a professora de redação na plataforma Explicaê, Cainã Marques Vilanova, o tema é bastante amplo. “Meu receio é que os estudantes não consigam selecionar queriam falar de tudo. Se conseguirem manter a calma, eles vão conseguir, com certeza, escrever direitinho. Mas, tem que ter cuidado”.  

Associação que representa cartórios se manifesta

A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), divulgou nota oficial em que disse "ver com orgulho" a escolha do tema da redação deste ano.  "Mais do que chamar a importância para um assunto de extrema relevância para o país afinal é no ato do registro civil de nascimento  que a criança passa a ter nome, sobrenome, nacionalidade, filiação e direitos à saúde e à educação, destaca o trabalho que os registradores civis vem realizando ao longo do tempo, como o registro de nascimento direto em maternidades (chamadas Unidades Interligadas), mutirões de combate ao subregistro (falta de registro) em aldeias indígenas, comunidades quilombolas e de população excluída, que resultaram na queda expressiva da falta de certidão de nascimento no Brasil, que até a década de 2000 estava na casa de dois dígitos e hoje corresponde a 2,1% dos nascidos vivos.", destacou a entidade em nota.

Motivos para nota zero 

Segundo o edital do Enem, são motivos para zerar a redação: 

• fuga total do tema proposto;

• não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;

• extensão de até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até dez linhas escritas no sistema Braille;

• cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante;

• impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;

• números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação;

• parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

• assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;

• texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;

• folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho; 

• texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.

Veja os temas das redações de anos anteriores: 

Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional

Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana

Enem 2011:  Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Enem 2013:  Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil - Neste ano houve duas aplicações regulares do exame.

Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil

Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enem 2020: O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira (Enem impresso), O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil (Enem digital) e A falta de empatia nas relações sociais no Brasil (Enem PPL e reaplicação)

Foto: Divulgação

Professores da rede municipal de Pinda participam de visita monitorada no Parque do Trabiju

No dia 17 de novembro, profissionais da educação municipal e do Projeto Casa Verde, visitaram o Parque Natural Municipal do Trabiju. A visita foi orientada pelo Professor Doutor Júlio César Voltolini, coordenador do Grupo de Pesquisa e Ensino em Biologia da Conservação (ECOTROP).
Na ocasião, os profissionais puderam conhecer o parque e aprender com o doutor Júlio César Voltolini como guiar as visitas com os alunos, com o intuito de mostrar os pontos principais do parque, e sua importância na conservação de espécies ameaçadas de extinção.
Segundo o doutor, durante a visita foi “desenvolvida uma atividade de aprendizagem ativa com as professoras explorando perguntas sobre a vegetação da floresta Atlântica”.
A partir do ano que vem, a Secretaria de Educação disponibilizará uma vez por semana, ônibus para levar os alunos ao Parque do Trabiju, com visitas monitoradas por professores do Projeto Casa Verde.
Casa Verde - Formado por quatro professoras da rede municipal de Pindamonhangaba, o Projeto Casa Verde tem o objetivo de promover a educação ambiental para crianças, adolescentes e professores das escolas da cidade. O projeto da Secretaria de Educação da Prefeitura desenvolve palestras, hortas, oficinas, e dinâmicas nas escolas da cidade, além de trilhas monitoradas no Parque do Trabiju e no Parque da Cidade.
Parque do Trabiju - Em 1899 a Fazenda da Represa foi comprada pelo município com o intuito de abastecer a cidade com água potável vinda de lá. Com o passar do tempo, o território foi se transformando em reserva ambiental ecológica, até que em 2009 foi nomeado de Parque Natural Municipal do Trabiju, nome do riacho que nasce na Serra da Mantiqueira e passa pelo local.

Foto: Divulgação

Alunos do Areão em Taubaté participam de Olimpíada de Matemática

Alunos da EMIEF Pe. Silvino Vicente Kunz, no bairro Areão, participaram da 2ª etapa da 1ª Olimpíada de Matemática idealizada pela própria unidade escolar.

A iniciativa da professora Carolina Pedrosa é uma estratégia para trabalhar a matemática de forma lúdica e contextualizada, considerando que na faixa etária do Ensino Fundamental II, o desafio e a competição é um fator estimulante e motivador.

Além disso, fomenta o raciocínio lógico matemático e competências técnico científicas como a elaboração de hipóteses, análise crítica , capacidade de resolver problemas e competências sócioemocionais. O projeto envolveu os professores como jurados das provas e os alunos do 6º ao 9º ano em provas diversas como: questões curriculares, jogo da memória da tabuada, jogo da velha com as sete operações , cubo mágico, jogos cinestésicos envolvendo multiplicação e divisão e soletrando.

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Prefeitura de Pindamonhangaba anuncia reforma e ampliação em unidades escolares

A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou, nesta segunda-feira (8), a assinatura de um pacote para reforma e ampliação em 4 unidades escolares do município, que totaliza um investimento de R$ 2,7 milhões. O ato contou com a presença do prefeito Dr. Isael Domingues, vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos Ricardo Piorino, das secretárias Luciana Ferreira (Educação) e Marcela Franco (Planejamento), e do presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Gomes “Cal”.
Neste primeiro momento, serão contempladas duas unidades escolares, um centro de educação infantil (creche) e uma unidade NAP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico).
No bairro do Araretama, a Escola Municipal Elias Bargis Mathias receberá reforma e ampliação de suas instalações, pela empresa Multivale, com investimento de R$ 1,18 milhão. No bairro Bem Viver, a Creche Ruth Doris Lemos também receberá reforma e manutenção do prédio escolar, por meio da empresa Halbitech Engenharia, com valor estimado de R$ 329 mil.
A Escola Municipal Maria Zara Miné Renoldi dos Santos, localizada no bairro Ouro Verde, será contemplada com reforma e ampliação do prédio escolar, pela empresa Decicosimões Engenharia e Arquitetura, com investimento de R$ 830 mil.
Outro equipamento público da Secretaria de Educação que receberá melhorias será o NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico Dr. Francisco Romano de Oliveira, no bairro Bela Vista. A obra, estimada em R$ 361 mil será executada pela empresa DecicoSimões Engenharia e Arquitetura.
As empresas fornecerão material e mão de obra para a execução das melhorias e os serviços deverão ser finalizados ainda no primeiro semestre de 2022.
Segundo o prefeito Dr. Isael Domingues, o anúncio deste investimento é um primeiro passo de uma série de ações que a Educação promoverá para melhorar as condições físicas dos equipamentos públicos educacionais, que receberão obras de reforma e ampliação.
“Temos outras unidades em nosso radar, que já levantamos demanda junto à Secretaria de Educação e em breve iremos fazer novos anúncios de investimentos”, explicou o prefeito Dr. Isael.
Para a secretária de Educação, Luciana Ferreira, o objetivo é dar condição digna para professores e comunidade escolar executarem com qualidade suas atividades em nossa rede municipal de ensino. “Nos últimos anos, o avanço na manutenção em nossos prédios foi muito significativo. Em julho deste ano demos início a um contrato que garante agilidade na conservação e zeladoria das nossas 60 unidades escolares”, ressaltou Luciana.
Segundo a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, o objetivo das interferências nas unidades escolares é possibilitar melhor funcionalidade do uso para as atividades educacionais e pedagógicas. “Temos muitas unidades com prédios antigos e com uma conservação defasada e as obras servirão para preservar nosso patrimonial predial”, afirmou.

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