O UniFunvic realiza o II Simpósio de Biomedicina, uma experiência inesquecível, repleta de aprendizado e emoção!


Queremos compartilhar com vocês tudo o que está reservado para esses quatro dias de evento. Na noite de ontem, 21 de novembro, tivemos uma celebração muito especial: a "Cerimônia do Jaleco", que simbolizou o comprometimento com a profissão, um passo importante na jornada de cada um de nossos Alunos. Estiveram presentes familiares e padrinhos/madrinhas ao lado dos alunos de Biomedicina, e com toda certeza, foi um momento com muita emoção que fará diferença na trajetória profissional de cada aluno presente. O Magnífico Reitor Luís Otávio Palhari abriu a cerimônia deixando uma mensagem de acolhimento e incentivo a todos os alunos e familiares presentes. Na sequência, o capelão do UniFunvic, Prof. Ricardo de Carvalho, fez uma oração por todos que estavam presentes no evento, e a coordenadora Flaviane Brito, do curso de Biomedicina, juntamente com os professores, deu continuidade ao evento.

Durante a cerimônia, os alunos receberam o carinho de seus padrinhos e madrinhas na entrega do tão esperado jaleco. Nós, do UniFunvic, queremos proporcionar para os nossos queridos alunos momentos especiais e dignos de comemoração durante a sua trajetória pela instituição.

Parabéns a todos os envolvidos neste evento, e principalmente aos alunos que viveram essa emoção.

O UniFunvic realizou no último dia 09 e 10 de Novembro a sexta edição do projeto "Jovem Talento "

O UniFunvic realizou no último dia 09 e 10 de Novembro a sexta edição do projeto "Jovem Talento "

 
Recebemos alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas públicas de Pindamonhangaba, foram dois dias de interação e vivência dentro da Universidade.
No período, os alunos participaram de aulas, palestras e interação com nossos professores e funcionários.
Ao final dos dois dias, aconteceu uma prova para classificar e premiar os alunos que mais se destacaram.
No início do mês de dezembro irá acontecer a cerimônia para a divulgação dos resultados, na qual o primeiro colocado receberá uma bolsa de 100% no curso de sua preferência e ainda uma premiação de R$1.000,00.
Os diretores, professores, pais e alunos receberão nos próximos dias o convite para a cerimônia.
O UniFunvic ficou muito satisfeito em proporcionar este momento de conhecimento juntamente com as premiações para os alunos que mais se destacarem.
Os alunos também ficaram muito felizes pela oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os cursos e a infraestrutura do Centro Universitário, o que, com certeza, ajudou em muito na orientação para escolher o curso que melhor se enquadra com seus planos para o futuro.
O Unifunvic agradece a todos os participantes e deseja sorte e um futuro brilhante cheio de oportunidades.
E.M. João Kolenda se consagra campeã no Circuito Vale Paraibano Escolar de Xadrez

E.M. João Kolenda se consagra campeã no Circuito Vale Paraibano Escolar de Xadrez

A Escola Municipal João Kolenda conquistou o primeiro lugar no Circuito Vale Paraibano Escolar de Xadrez. A competição, realizada no último fim de semana, reuniu alunos de escolas de toda a região.
A escola, do bairro Bem Viver, foi representada por 30 alunos, que competiram em diversas etapas e categorias. Os alunos destacados no resultado geral do campeonato foram: Geovana Kathleen Santos de Padua, que ficou em décimo lugar na categoria sub 12 feminino. Matheus Vinícius Nunes de Oliveira, José Eduardo Guimarães dos Santos e Adriel da Silva Teodoro também ficaram entre os dez melhores em suas categorias.
A conquista da escola é resultado do trabalho desenvolvido pelo projeto de xadrez, que é realizado há cerca de dois anos. O projeto é liderado pelo diretor da escola, Bruno Ricardo Cezario, que é um apaixonado pelo jogo. "O xadrez é uma ferramenta incrível para o desenvolvimento cognitivo das crianças", afirma o diretor. "Ele ajuda a melhorar o raciocínio lógico, a concentração e a tomada de decisões. Além disso, é um jogo muito divertido, que as crianças adoram."
O projeto de xadrez é apoiado pela comunidade local, que contribui com doações para a compra de materiais e a realização de eventos. Os planos futuros do projeto incluem a expansão para todas as turmas da escola, além da criação de um Circuito Municipal de Xadrez.
O resultado da escola João Kolenda no Circuito Vale Paraibano Escolar de Xadrez é um exemplo inspirador de como a educação pode ser transformada através da paixão e do apoio da comunidade.

© Fernando Frazão/Agência Brasil

Saiba em que situações candidatos podem solicitar reaplicação do Enem

 
Milhões de estudantes participaram nesse domingo (5) do primeiro dia de aplicação das provas da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas e se o candidato não compareceu por doença contagiosa ou problemas de logística tem direito a fazer a prova em outra data?
 
Sim. O edital do Enem 2023 prevê a reaplicação da prova em algumas situações. A nova aplicação será nos dias 12 e 13 de dezembro, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame. Para solicitar a reaplicação, o candidato deve fazer o pedido entre 13 e 17 de novembro pela Página do Participante.
 
Doenças infectocontagiosas
O participante ausente por causa de doença infectocontagiosa poderá solicitar a reaplicação das provas. As doenças são as seguintes:
 
- tuberculose
 
- coqueluche
 
- difteria
 
- doença invasiva por Haemophilus influenzae
 
- doença meningocócica e outras meningites
 
- varíola
 
- varíola dos macacos (monkeypox)
 
- influenza humana A e B
 
- poliomielite por poliovírus selvagem
 
- sarampo
 
- rubéola
 
- varicela
 
- covid-19
 
O candidato que teve indisposição ou problema de saúde durante a aplicação do exame, precisando deixar o local, sem retornar ou não concluindo as provas, não pode solicitar a reaplicação.
 
Problemas logísticos
Os seguintes problemas logísticos também podem ser motivo de reaplicação da prova:
 
- desastres naturais que comprometem a infraestrutura do local de provas
 
- falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural)
 
- falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante
 
- erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante
 
O participante afetado por problemas logísticos no primeiro dia de aplicação das provas deve comparecer no segundo dia de aplicação, dia 12 de novembro e solicitar a reaplicação somente para o primeiro dia.
 
Local de prova distante
Pessoas que foram alocadas para locais de prova com distância superior a 30 quilômetros da residência indicada na inscrição têm direito à reaplicação da prova.
 
Como solicitar a reaplicação?
O candidato deve apresentar a solicitação na Página do Participante. É necessário apresentar documento comprovante da necessidade da reaplicação do exame, conforme previsto no item 4.2.3 do edital, como diagnóstico da doença.
 
Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após envio.
 
O prazo para solicitação vai de 13 a 17 de novembro. Não serão aceitos pedidos depois do prazo.
 
O Enem será reaplicado mais de uma vez?
De acordo com o edital, haverá somente uma reaplicação. O Inep informou que as datas são 12 e 13 de dezembro.
 
 
Fonte: Agência Brasil
Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil
Alunos do Goiabal e unidade de Saúde promovem plantio de árvores

Alunos do Goiabal e unidade de Saúde promovem plantio de árvores

Os alunos da escola municipal Yvone Apparecida, localizada no bairro do Goiabal, em parceria com os funcionários da unidade de saúde do Goiabal, promoveram, em outubro, na área verde próxima à escola um plantio de árvores. O projeto, intitulado "Plantando o Amanhã," é patrocinado pelo MoviCicla e foi implementado pelos profissionais de saúde da região. O evento teve como objetivo conscientizar sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para a vida no planeta.
Neste dia, as crianças se mostraram bastante motivadas, plantando uma variedade de árvores frutíferas. Essas árvores, além de embelezar o bairro, também desempenharão um papel crucial em benefício ao meio-ambiente. Além do plantio de árvores, a ação envolveu a distribuição de certificados emitidos pela unidade de saúde para todos os estudantes, juntamente com a doação da planta arbustiva "Pingo de Ouro", para que cada aluno pudesse plantar em suas casas.
Essa iniciativa não apenas reforçou a conscientização ambiental, mas também permitiu que os alunos interagissem com a equipe de saúde do Posto de Saúde do Goiabal, aprendendo sobre a importância de um ambiente arborizado para a saúde de todos.
Essa parceria entre a escola Yvone Apparecida e a unidade de saúde do Goiabal serve como exemplo inspirador de como a colaboração entre diferentes instituições pode resultar em ações significativas. A comunidade local poderá desfrutar de uma área mais arborizada e saudável, graças aos esforços conjuntos entre educação e saúde.

© Arte/Agência Brasil

Projeto de lei quer garantir acesso aos locais de provas do Enem

Parlamentares que compõem a Bancada da Educação apresentaram, na Câmara dos Deputados, um projeto de lei para garantir que todos os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tenham acesso aos locais de prova. Caso não seja possível que o local seja perto da residência e nem haja transporte público disponível, o poder público deverá arcar com o transporte dos participantes.

O projeto foi protocolado nesta sexta-feira (27). Nesta semana, os estudantes tiveram acesso aos locais onde farão as provas do Enem 2023 e alguns reclamaram que ficaram muito distantes dos locais onde vivem, o que poderá, inclusive, fazer com que desistam de fazer as provas este ano.

A bancada enviou, também nesta sexta-feira, um requerimento de informações ao Ministério da Educação (MEC), pedindo esclarecimentos sobre as providências que estão sendo tomadas pela pasta em relação a esses casos e, também, informações sobre a quantidade de estudantes que precisarão se deslocar mais do que 30 quilômetros de distância do local onde moram e daqueles que precisarão fazer provas em outros municípios.

“A urgência deste requerimento é impulsionada por relatos na imprensa, como o caso de Luciana Souza, que foi alocada a um local de prova a mais de 280 km de sua residência, levando-a a desistir do exame. Este caso ilustra uma preocupação maior sobre o acesso equitativo ao ensino superior no Brasil. Há relatos na imprensa de outros casos semelhantes”, argumentam os deputados no requerimento.

Projeto de lei

O projeto de lei ainda tramitará no Congresso Nacional e, não deve, portanto, impactar o Enem 2023. 

Pela proposta, a definição de locais de prova e alocação dos estudantes deverá considerar as especificidades regionais e de grupos vulneráveis, em especial dos candidatos pretos, pardos, com deficiência, mães, quilombolas e indígenas.

Além disso, a definição dos locais de realização de prova do Enem deverá obedecer a critérios que considerem a menor distância, preferentemente no mesmo município, entre esses locais e os locais de residência dos inscritos, informados no ato de inscrição, e a disponibilidade de meios de transporte público para trânsito entre ambos.

Caso não seja possível oferecer locais de prova a distâncias e acesso considerados razoáveis, o poder público deverá garantir o transporte, com a utilização de veículos de transporte escolar ou de passe estudantil mantidos com recursos do Programa Nacional de Transporte do Escolar, do MEC.

“O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. No entanto, o acesso a essa oportunidade ainda é marcado por inúmeras desigualdades, incluindo barreiras geográficas que afetam diretamente a participação de candidatos”, justificam os parlamentares no texto protocolado na Câmara.

Na justificativa do PL, citam também o caso da candidata Luciana Souza. “Esse caso não é isolado e reflete uma realidade enfrentada por muitos jovens brasileiros, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A situação é ainda mais grave para grupos historicamente marginalizados, como candidatos pretos, pardos, com deficiência, mães, quilombolas, indígenas, e outros”.

O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. As notas das provas podem ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As notas também podem ser usadas para vagas em instituições estrangeiras que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Locais de prova

Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirma que todas as medidas necessárias “estão sendo adotadas para garantir que os participantes inscritos façam as provas sem intercorrências”. A autarquia diz ainda que fiscaliza o trabalho do Cebraspe, instituição vencedora da licitação para aplicação da edição, e atua para que a aplicadora adote todas as providências que garantam os direitos dos inscritos no Enem 2023.

O Instituto acrescenta que monitora o trabalho e realiza um mapeamento ativo para “assegurar o cumprimento das normas e protocolos do exame. Vale lembrar que não houve nenhuma mudança nos critérios de alocação de participantes neste ano”, diz a nota.

© Arte/Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

Alunos do Goiabal promovem plantio e ‘recebem cartas’ de árvores

Alunos do Goiabal promovem plantio e ‘recebem cartas’ de árvores

Em comemoração ao Dia Nacional da Árvore, estudantes da Escola Municipal “Profª Yvone Apparecida Arantes Corrêa”, localizada no Goiabal, realizaram uma ação de plantio de árvores na calçada lateral da unidade. A iniciativa, que envolveu alunos da Educação Infantil até o último ano do Fundamental, teve como objetivo conscientizar sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para a vida no planeta.
As atividades foram precedidas por discussões em sala de aula sobre a preservação ambiental e a mitigação das mudanças climáticas, temas cada vez mais presentes na vida das pessoas. A recente onda de altas temperaturas em todo o Brasil reforça a relevância dessa ação.
Durante o plantio, os estudantes receberam ‘cartas’ que foram redigidas pelos professores representando o que poderia ser o sentimento de uma árvore. Nos textos, as ‘árvores agradeciam’ a oportunidade de serem plantadas e ‘solicitavam um nome’. Entre os nomes escolhidos pelos alunos para as árvores surgiram Filó para um oitizeiro e Ágata para uma quaresmeira. As demais árvores plantadas foram ipê amarelo, rosa e branco, resedá gigante e flamboiã, todas doadas pelo Viveiro Municipal.
A proposta de uma carta ‘escrita’ por uma árvore é criar um vínculo entre a criança e a planta, tornando futuramente cidadãos mais conscientes do seu papel na preservação ambiental. A ação não se encerrará com o plantio da árvore, pois os professores juntamente com os estudantes cuidarão de cada árvore plantada, promovendo momentos para regar e proteger.

Vestibular antecipado UniFUNVIC

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E. M. Professora Odete Corrêa promove atividades sobre "Mudanças e Permanências no Tempo"

E. M. Professora Odete Corrêa promove atividades sobre "Mudanças e Permanências no Tempo"

A Escola Municipal Professora Odete Corrêa Madureira está inspirando seus estudantes a explorar o passado como uma ferramenta para entender o presente e moldar o futuro. Recentemente, os alunos do terceiro ano participaram de uma aula de História com o tema "Mudanças e Permanências no Tempo", que gerou uma atividade reflexiva emocionante e enriquecedora.
A iniciativa partiu dos próprios estudantes, que, durante a aula, tiveram a ideia de reunir objetos antigos como uma maneira de aprofundar seus conhecimentos sobre como o passado influencia o presente. Com o apoio das famílias e da equipe escolar, a Professora Renata Soares, responsável pela turma, conseguiu reunir um pequeno acervo de itens que representam diferentes décadas.
O principal objetivo dessa atividade foi estimular a reflexão sobre como o passado continua a moldar o presente, incluindo o motivo pelo qual as coisas são como são, o que foi deixado para trás, o que permanece e o que se atualizou ao longo do tempo. Além disso, a atividade proporcionou uma oportunidade valiosa para discutir tradições, costumes e como esses elementos contribuem para a compreensão da identidade e da sensação de pertencimento.
O trabalho desenvolvido pelos estudantes não se limitou apenas à sala de aula. Eles compartilharam suas descobertas e apresentaram seus objetos para as outras turmas, envolvendo toda a escola nesse projeto inspirador. Além disso, as exposições foram abertas aos familiares, que puderam contemplar o trabalho de seus filhos e compartilhar histórias de suas próprias infâncias, promovendo momentos especiais de conexão entre gerações.

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