Lay-off da Embraer vai atingir 1.080 funcionários

A Embraer diminuiu quase a metade dos trabalhadores que participarão do processo de lay-off na fábrica de São José a partir de janeiro do ano que vem. Após reuniões com o Sindicato dos Metalúrgicos, as partes acordaram em incluir 1.080 funcionários no programa, ao contrário dos 2.000 inicialmente estipulados.

O acordo prevê a suspensão temporária dos contratos por um período de dois a cinco meses. Os funcionários do processo serão distribuídos em diferentes grupos, ao longo de janeiro de 2017 a dezembro de 2018. Os participantes do programa passariam o período em lay-off realizando cursos de qualificação, e haverá um valor mensal entregue aos trabalhadores.

Segundo a Embraer, o objetivo das medidas é preservar os potos de trabalho e ajustar o ritmo de produção à queda da demanda. "A Embraer acredita que o lay-off é uma alternativa para diminuir temporariamente os custos, contribuindo para que a empresa ultrapasse o período de baixa demanda e ociosidade passageira, para continuar a produzir normalmente em um cenário mais favorável. Ao mesmo tempo, o lay-off permite ao empregado preservar o vínculo empregatício, retornando às condições normais de trabalho ao final do período", informou a empresa.

Funcionários. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a proposta será votada em assembleia dos trabalhadores na próxima terça-feira (20). Se aprovada, os trabalhadores com contratos suspensos terão garantia durante o período de lay-off e mais três meses após o retorno. Apenas as áreas de montagem de aviação comercial e executiva serão atendidas.

Ler 1626 vezes
Entre para postar comentários
Go to top