Jacareí: acordo define lay-off na Chery

A Chery e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos acertaram uma acordo de lay-off - suspensão temporárias de contrato - por cinco meses para 180 funcionários da planta da montadora em Jacareí. A informação foi divulgada pelo sindicato nesta terça-feira (29).

"O acordo atende à reivindicação dos trabalhadores para garantia de estabilidade de emprego até fevereiro de 2017. No início das negociações, a direção da Chery estava resistindo à proposta de estabilidade, mas acabou aceitando o acordo", informa o sindicato em nota.

Ainda de acordo com o sindicato, durante o período de lay-off permanecerão na fábrica apenas funcionários da administração e manutenção. A planta da montadora em Jacareí possui cerca de 400 trabalhadores.

Segundo o sindicato, a data de início do lay-off ainda não está definida. Independente disso, a Chery irá suspender as atividades a partir desta segunda-feira (4), decisão que já havia sido informada pelo sindicato na semana passada.

Os estoques altos, o baixo volume de vendas e a adequação da linha de produção para a fabricação do SUV Tiggo podem ser os motivos da paralisação. Com o lay-off, parte dos salários será paga pelo governo federal e o restante pela empresa, com o FGTS sendo depositado na conta bancária dos funcionários.

"Embora tenha chegado há apenas dois anos ao Brasil, a Chery é uma montadora com total capacidade de garantir direitos e salários. As negociações que o Sindicato manteve com a empresa foi neste sentido, para que os trabalhadores tivessem todos os seus direitos garantidos. A conquista da estabilidade foi um ponto fundamental para a assinatura do acordo", disse o diretor do Sindicato Guirá Borba de Godoy Guimarães.

Procurada na manhã desta quarta-feira (29), a Chery confirmou que está negociando com o sindicato um lay-off para os trabalhadores da produção da fábrica de Jacareí, mas que o acordo ainda precisa ser protocolado no MT (Ministério do Trabalho), "o que deve acontecer nos próximos dias", comunicou.

Enquanto isso não acontecer, a montadora não poderá passar mais detalhes sobre o caso, como, por exemplo, o período de duração do lay-off. "O protocolo no MT impacta diretamente na duração do lay-off", informou em outro trecho.

Fábrica
A montadora em Jacareí é primeira da Chery fora da China e foi inaugurada em 2014. Nesse período, teve duas greves, férias coletivas e licença remunerada. Atualmente, a unidade fabrica o New QQ e o Celer nas versões hatch e sedan, com uma média de 16 carros produzidos por dia. As informações são do Portal Meon.

Ler 1945 vezes
Entre para postar comentários
Go to top