SJC e TTé são 'campeãs' em mortes no trânsito
São José dos Campos e Taubaté, as duas maiores cidades da RMVale, lideram o ranking de mortes no trânsito em 2016 entre os 39 municípios da região. De acordo com levantamento do governo estadual, ambas registram 27 mortes no trânsito entre janeiro e maio deste ano.
Os números são do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado) e foram divulgados ontem. Jacareí vem logo em seguida com 25 mortes por acidentes com veículos, no mesmo período.
Acumulado. Mas a semelhança para por aí. Enquanto São José reduziu em 27% a quantidade de acidentes na comparação com os primeiros cinco meses de 2015, quanto registrou 37 mortes, Taubaté e Jacareí tiveram aumento nas vítimas fatais no período.
Em Jacareí, as mortes cresceram 78,57%, de 14 para 25, e em Taubaté aumentaram 50%, de 18 para 27.
Para o capitão Antonio Carlos Bernardes, comandante dos Bombeiros da região de São José e Jacareí, segurança no trânsito é um tema que nunca deve ser esquecido. "A maioria dos acidentes pode ser evitado. Imprudência, excesso de velocidade e abuso de álcool representam 90% dos casos", disse.
Na RMVale, o número de mortes entre janeiro e maio deste ano caiu 1,8% na comparação com o mesmo período de 2015, de 167 para 164.
Outro lado.
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté contestou os números do Estado e disse que a cidade registrou 10 mortes no trânsito nos primeiros quatro meses deste e do ano passado, e que trabalha para reduzi-los ainda mais com várias ações.
"Os números [do Estado] englobam dados de óbitos não somente do trânsito local, mas também das diversas rodovias que cruzam Taubaté", disse.
"A prefeitura não pode responder pelas mortes em rodovias federais ou estaduais, já que não compete à mesma a fiscalização ou melhorias nestas vias", completou.
A Secretaria de Transportes de São José disse que a "busca pela redução da violência no trânsito faz parte do trabalho diário realizado pela prefeitura". E que programas permanentes e campanhas têm resultado em queda nas mortes. As informações são do Jornal O Vale.