Aeroporto de São José não terá voos comerciais

O aeroporto de São José dos Campos não conta mais com voos comerciais. Desde esta quarta-feira (1º), a TAM linhas aéreas decidiu por encerrar as atividades da linha entre São José dos Campos e Brasília. Esta é a segunda companhia aérea que desiste de atuar no aeroporto joseense “Professor Urbano Ernesto Stumpf”. A companhia aérea começou a operar na cidade em julho do ano passado, com seis voos na semana.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a TAM informou que o último voo do aeroporto de Brasília para São José aconteceu no dia 30 de maio, às 20h15. No sentido inverso, o último voo de São José para Brasília decolou no dia 31 de maio, às 7h35. Em nota, a companhia informou que a medida é uma adequação da malha aérea. “Esse ajuste se soma a outras adequações domésticas e internacionais realizadas recentemente pela LATAM Airlines Brasil para adequar a sua malha aérea e enfrentar o contexto macroeconômico brasileiro desafiador”.

Segundo a Anac (ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a oferta por parte das companhias aéreas, como em qualquer outro mercado, acompanha o movimento da economia com a adequação do nível de oferta ao da demanda. “Essa adequação é feita por meio da criação de novas rotas ou extinção de rotas existentes, bem como redução de voos e, por sua vez, funcionários. Esse movimento é dinâmico e se altera bastante conforme a variação do mercado”.

Investimentos

A Infraero investiu R$ 16,68 milhões na modernização do terminal do aeroporto de São José e a capacidade de atendimento passou de 200 mil para 500 mil passageiros ao ano, com a possibilidade de atender até três voos simultâneos.

Mesmo com o investimento, o aeroporto começou 2015 sem nenhuma companhia aérea operando no terminal. Em 20 de dezembro do ano passado, a Azul Linhas Aéreas, única companhia que operava no aeroporto, encerrou suas atividades em São José alegando o baixo movimento apresentado no terminal, tornando as operações economicamente inviáveis.

Desde então, a prefeitura busca parcerias com outras empresas que possam operar voos na cidade e também aguarda a elaboração da nova Medida Provisória para o Programa de Aviação Regional.

Ler 8048 vezes
Entre para postar comentários
Go to top