Pinda participa da 22ª Semana Nacional de Museus

Pinda participa da 22ª Semana Nacional de Museus

Pindamonhangaba está participando da 22ª edição da Semana Nacional de Museus, que este ano traz o tema "Museus, Educação e Pesquisa". A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, apresenta uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa. A Secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba apoia a iniciativa, que é realizada no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.
Em 2024, o foco da Semana Nacional de Museus é a utilização dos espaços como fonte de pesquisas, e conta com a parceria da Universidade de Taubaté, grande fomentadora de pesquisa sobre o Vale do Paraíba. “As ações da semana nacional de museus foram pensadas para despertar a visão acadêmica, por isso todos alunos de todas faculdades da nossa cidade e região e pesquisadores são chamados a participar conosco. É um convite para fazermos desse museu e do acervo municipal fonte de pesquisa e contribuir para o registro da história municipal de forma robusta”, explicou o gestor cultural Mauro Celso Barbosa.
Em Pindamonhangaba, a programação começou na terça-feria (14) com a mesa redonda com educação patrimonial com Rachel Duarte Abdala, Nathália Maria de Novaes Victor e Juraci Conceição de Faria. Na quarta-feira (15) terá a palestra Justiça e Museologia: restituição de bens culturais e o papel de museus, com Thales Vargas Gayean; e na quinta-feira (16) haverá mesa redonda Equipamentos Culturais Como Fonte de Pesquisa Acadêmica com Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Pedro Brígido Correia e Michael Santos Silva. Toda programação acontece às 19h30 e é aberta à ppopulação. Além dessa programação, o Museu segue com a programação de exposições destacando as exposições Mostra África e 6º Salão de Humor. O museu fica aberto de terça a domingo das 9 às 17 horas.

Ler 181 vezes
Entre para postar comentários
Go to top