Estado lança licitação para o HR de Caraguá

Depois de um ano da promessa para a publicação do edital do Hospital Regional de Caraguatatuba, o Governo do Estado lançará a licitação neste sábado (12). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a obra terá financiamento de 70% dos recursos pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e 30% pelo tesouro do Estado. A expectativa é que as obras sejam iniciadas ainda neste semestre.

A obra deve custar R$ 185 milhões. O terreno fica próximo a um shopping da cidade. Com a publicação do edital nesta semana, as empresas interessadas terão 45 dias para estruturar as propostas que, após este prazo, serão apresentadas presencialmente na secretaria.

Segundo o secretário estadual de Saúde, David Uip, a parceria com o BID permitirá que o governo invista na construção de unidades hospitalares. Para ele, a nova unidade vai reorganizar o fluxo de atendimento. “O governo do Estado de São Paulo vem buscando, cada vez mais, novas parcerias que facilitem o financiamento de projetos desenvolvidos com o objetivo de ampliar e melhorar o acesso da população aos serviços de saúde modernos, bem equipados e próximos de suas residências”.

Atendimentos
A unidade atenderá os casos de média e alta complexidade e será referência para as 39 cidades da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A unidade terá cinco pavimentos, 220 leitos, sendo 40 para UTI (Unidade de Terapia Intensiva), salas cirúrgicas e pronto-socorro referenciado. O terreno possui área de 20,2 mil m².

Cobrança
A construção de um hospital é uma reivindicação antiga dos moradores e políticos do Litoral Norte. A Frepap-LN (Frente Parlamentar do Litoral Norte) pede a instalação do HR desde 2009 e, em agosto deste ano, chegou a enviar para o secretário estadual de Saúde, na época, dois ofícios pedindo informações sobre a implantação e início das obras.

Ler 8030 vezes
Entre para postar comentários
Go to top