Cidades do Vale despencam no isolamento com índice abaixo de 50%
As principais cidades do Vale do Paraíba despencaram na taxa de isolamento nesta sexta-feira dia 22, conforme dados do Simi (Sistema de Monitoramento Inteligente),do governo estadual.
O índice ficou abaixo de 50% em sete das 11 cidades da região monitoradas diariamente pelo sistema, que analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.
O Estado cobra taxa mínima de 55% de isolamento para conter a expansão da Covid-19, que cresce no interior quatro vezes mais rápido do que na Grande São Paulo, epicentro da doença no país.
Pelo quinto dia seguindo, Guaratinguetá registrou a menor taxa de isolamento da região, com 45% nesta sexta, o mesmo índice desde segunda.
A exceção foi na quinta-feira, com 46%.
A queda de Guaratinguetá, que vinha registrando taxas acima de 50%, coincide com o anúncio do prefeito Marcus Soliva de determinar a aplicação da hidroxocloroquina em pacientes no estágio inicial da Covid-19, na sexta-feira passada.
Taubaté vem em seguida com 46% de isolamento, depois Jacareí (47%), São José dos Campos (48%), Pindamonhangaba (48%), Caçapava (49%) e Lorena (49%).
Caraguatatuba (51%) e Cruzeiro (51%) também não atingiram o mínimo indicado pelo governo estadual.
“Quanto maior o isolamento social, maior a chance de superarmos a fase mais dura da doença.
Não obedecer [ao isolamento] prejudica o conjunto de decisões do governo para a reativação econômica no estado”, disse Doria.