Sincovat destaca alternativas para comerciantes para o dia das mães
Uma das principais datas para o comércio no primeiro semestre, o Dia das Mães está sendo diferente por conta da pandemia de coronavírus e a consequente quarentena para conter a doença.
Em levantamento, o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) prevê queda de 27% nas vendas em todo o Vale, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Segundo a entidade, somente nesta semana, que antecede o domingo de Dia das Mães, o prejuízo pode chegar a R$ 137 milhões.
Para calcular o recuo de vendas na data comemorativa, o Sincovat e a FecomercioSP contabilizaram o desempenho de cinco segmentos que, habitualmente, registram altas nesse período: lojas de móveis e decoração (-89%); eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento (-82%); lojas de vestuário e calçados (-72%); supermercados (-14%); farmácias e perfumarias (-3%).
A estimativa considera as vendas que serão realizadas por delivery, internet e outros meios alternativos.
Ainda assim, todos os setores sofrerão baixa em maio.
Para o presidente do Sincovat, Dan Guinsburg, esse período de crise terá reflexos econômicos profundos. “É muito triste ver o comércio com as portas fechadas no Dia das Mães.
É uma data muito importante para o varejo. Estamos vivendo algo inédito, que vai dificultar a retomada das atividades em padrões adequados no médio prazo”, explica.
O presidente do Sincovat orienta os lojistas a buscarem alternativas para manter a liquidez e o fluxo de caixa, fazendo um levantamento de estoque e realizando promoções.
Dan Guinsburg indica que canais de vendas alternativos também são fundamentais.
“Pequenos comerciantes também podem se juntar para compartilhar mailings e mercadores por consignação.
Outra opção viável é que os vendedores atuem remotamente por meio de chats online.
Por fim, ainda é possível disponibilizar vouchers com descontos atrativos para consumo posterior”, finaliza.