COI de Taubaté completa 5 anos
O COI (Centro de operações Integradas) de Taubaté completou no último domingo, dia 30 de junho, cinco anos de operação com um saldo de 20.023 ocorrências registradas e auxílio a 920 prisões.
O sistema de monitoramento foi inaugurado em 30 de junho de 2014 com 100 câmeras e posteriormente ampliado para 130 equipamentos de alta tecnologia. Atualmente, a Secretaria de Segurança Pública Municipal trabalha em uma nova ampliação com mais 30 câmeras, ainda mais modernas. Os prédios públicos também contam com monitoramento constante por meio da operação de 204 equipamentos.
A central de monitoramento é operada pela Secretaria de Segurança Pública e funciona 24 horas por dia. Ela integra o trabalho das forças de segurança (Polícia Militar, Guarda Municipal, Bombeiros, Defesa Civil), da Fiscalização de Posturas na verificação do descarte irregular de lixo e entulho, além de auxiliar no chamado às ambulâncias na ocasião de acidentes. Outra frente de ação está relacionada ao trânsito, com 1.594 ocorrências acompanhadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana.
O COI também conta com os chamados ‘radares inteligentes’, que fazem um cerco eletrônico nos acessos à cidade e permitiram a localização e recuperação de 59 carros furtados e roubados.
Em março de 2017, o SIOPM (Sistema de Informações Operacionais da Polícia Militar) foi instalado, permitindo que as ligações feitas ao 190 sejam direcionadas ao COI quando a natureza da ocorrência estiver relacionada a questões municipais.
Das mais de 20 mil ocorrências registradas nestes cinco primeiros anos, a grande maioria teve a Polícia Militar acionada para deflagrar operações e abordagens. Entre os destaques estão uso e tráfico de entorpecentes (481), roubos e furtos (237), atitudes suspeitas (1.202), captura de foragidos (35) e desinteligência (378).