Brasil participa da 43ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU
A Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, vai chefiar a delegação brasileira na 43ª sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, na Suíça.
A reunião é o principal encontro de líderes internacionais sobre o tema e contará com a participação de mais de 100 ministros e altas autoridades da área de direitos humanos. O evento ocorre entre os dias 24 e 27 de fevereiro.
Damares vai discursar no Conselho de Direitos Humanos e participará de painéis de alto nível em comemoração aos 30 anos da Convenção sobre Direitos da Criança e aos 25 anos da Conferência de Pequim sobre Mulheres.
A ministra manterá reuniões bilaterais com autoridades internacionais da área dos direitos humanos e participará de eventos promovidos pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa, sobre direitos da criança, e pelo Grupo de Lima, sobre situação dos direitos humanos na Venezuela.
Em seu quarto mandato como membro do Conselho de Direitos Humanos, o Brasil continuará a empenhar-se para tornar mais efetivo o trabalho do órgão na promoção e proteção internacional dos direitos humanos.
Ao longo da 43ª sessão, que se encerra em 20 de março, estão previstos mais de 200 eventos paralelos, promovidos por países e entidades da sociedade civil.
Taubaté mostra arrecadação 10% menor que esperado
A Prefeitura de Taubaté arrecadou 91,5% da receita prevista para 2019, de R$ 1,195 bilhão, como demonstrou a secretária de Finanças e Orçamento, Odila Sanches, em audiência para prestação de contas do terceiro quadrimestre realizada na Câmara de Taubaté quarta-feira, 19. No ano passado, foi atingida arrecadação de R$ 1,094 bilhão.
Conduzida pelo vereador Douglas Carbonne (PCdoB), presidente da Comissão Especial de Fiscalização Financeira e Orçamentária, a audiência é a segunda de uma série de quatro encontros na Câmara para fechamento financeiro de 2019.
Ao demonstrar que a receita não atingiu os 100% estimados, Odila Sanches mostrou que, para manter o equilíbrio fiscal, a Prefeitura realizou 87,5% das despesas. “Foi um ano muito difícil, é uma realidade nacional econômica. Para Taubaté, sobretudo, foi difícil. Não realizamos o total da receita devido à falta de capacidade financeira dos munícipes, médias e grandes empresas de pagar tributos.”
Diante do exposto sobre o equilíbrio fiscal, Carbonne chamou atenção sobre as abordagens a respeito do orçamento feitas por agentes políticos, cobrando responsabilidade de informação à população.
A apresentação dos números da Secretaria de Educação mostrou o cumprimento de R$ 344,4 milhões de despesas, o que representa 92,6% do previsto para o ano; de Esportes e Lazer, R$ 23 milhões, ou seja, 94% do estimado; Inclusão Social, R$ 30 milhões, ou 85,7% do estimado; Planejamento, R$ 8 milhões, ou 82% do previsto para o ano.
Os vereadores Gorete (DEM), João Henrique Dentinho e Rodson Lima Bobi, do PV, e Vivi da Rádio (PSC) participaram da audiência. A prestação
Prefeitura de Taubaté abre licitação para concessão da Rodoviária Nova
A Prefeirtura de Taubaté lançou uma licitação para definir a empresa que ficará responsável por administrar a Rodoviária Nova por um período de 20 anos.
As interessadas em assumir a gestão do terminal deverão apresentar proposta até o dia 13 de março, quando será feita a abertura dos envelopes.
Vencerá a disputa a empresa que oferecer o maior valor de outorga (montante que será pago ao município pelo direito de explorar comercialmente o espaço). O valor mínimo foi fixado em R$ 250 mil. Além disso, a concessionária terá que repassar à prefeitura pelo menos 1% da receita obtida a cada mês.
A concessionária também terá que ressarcir em R$ 985 mil a empresa Geo Brasilis, responsável pelos estudos que embasaram a concessão. Outra obrigação da vencedora da licitação será investir R$ 4,379 milhões em melhorias no terminal no primeiro ano de contrato – estão previstos serviços como instalações elétrica e hidráulica, reorganização das plataformas, revisão do sistema de comunicação e mobiliário.
Pinda: Primeiro dia de prova do Concurso Público tem cerca de 12 mil candidatos
IPTU de Taubaté já está disponível na internet
A Prefeitura de Taubaté liberou o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2020 para visualização e impressão pela internet.
O contribuinte que desejar pode fazer a consulta pelo portal da prefeitura e imprimir os boletos para pagamento, seja a cota única com desconto de 10%, cota única com desconto de 5% ou as 10 parcelas do imposto.
O acesso devre ser feito pelo link http://www.topdata-info.com.br/portal/taubate/2via_iptu.php e digitar o número da inscrição imobiliária.
Os carnês do IPTU 2020 já foram encaminhados para os Correios e devem chegar às residências dos contribuintes na primeira quinzena de fevereiro.
O contribuinte terá a opção de quitar o carnê já no primeiro vencimento (19, 20 e 21 de fevereiro) com 10% de desconto. O pagamento em cota única na data do segundo vencimento (19, 20 e 21 de março) implica em um abatimento de 5% do valor do imposto. Também há a opção do parcelamento em 10 vezes.
Câmara de Pinda retoma os trabalhos nesta segunda
A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba retorna os trabalhos legislativos a partir desta segunda-feira, dia 27 de janeiro.
Na Pauta da Ordem do Dia constam inscritos quatro projetos de Lei. Um deles é do vereador Rafael Goffi (PSDB), subscrito pelos vereadores Renato Cebola (PV), Roderley Miotto (PSDB) e Ronaldo Pipas (PR), que “Dispõe sobre as normas gerais para a permissão do serviço de transporte individual de passageiros em veículos de aluguel – táxi, no Município de Pindamonhangaba"
A 1ª Sessão Ordinária de 2020, será realizada neste dia 27 de janeiro, a partir das 18 horas
Governo de SP autoriza contratação de Policiais Militares
O Governo de São Paulo autorizou a contratação de 5.605 policiais militares para o Estado. Os profissionais serão selecionados por meio de concursos públicos com previsão de serem lançados neste ano e em 2021.O objetivo é programar a reposição do efetivo.
A medida foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) e o próximo passo será a abertura de edital para que os interessados possam se inscrever para a realização da prova. A abertura dos concursos deve respeitar a suficiência orçamentária e os preceitos legais.
No total, foram autorizadas 41 vagas para 2º tenente médico PM, 130 para aluno oficial, 5.400 para soldados de 2ª classe, 26 para 2º tenente dentista PM, seis para 2º tenente farmacêutico PM e duas para 2º tenente veterinário PM.
As carreiras integram os quadros de oficiais policiais militares (QOPM), de oficiais de saúde (QOS) e de praças policiais militares (QPPM).
Novos policiais
Atualmente, já estão em formação mais de 6,4 mil novos policiais militares, sendo 5.855 soldados de 2ª classe e 630 alunos oficiais.
Além disto, tomarão posse nas próximas semanas outros 190 alunos oficiais, que indicarão também o Curso de Formação de Oficiais (CFO).
* Colaboração: Portal R3
Campos do Jordão abre concurso público para 135 vagas
A Prefeitura de Campos do Jordão abriu concurso público destinado ao preenchimento imediato de 135 vagas e a formação de cadastro reserva. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 13 de janeiro e 6 de fevereiro.
Há oportunidades para profissionais de todos os niveis de escolaridade --do fundamental incompleto ao superior (veja abaixo a relação das vagas oferecidas).
Os salários oferecidos variam de R$ 1.045,90 a R$ 4.923,13 e de R$ 14,13 hora/aula, além de um abono salarial de R$ 100 e auxílio-alimentação de R$ 600. A jornada de trabalho varia de 20 a 40 horas semanais ou de 12h/36h.
Os interessados devem fazer a inscrição no site www.concursos.ipefae.org.br. A taxa varia de R$ 40 a R$ 70. O concurso tem o prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período. Clique aqui e veja o edital completo do concurso.
Oportunidades com vaga para preenchimento imediato
Coveiro (1)
Faxineiro (22)
Agente de Defesa Civil (10)
Bombeiro Civil (5)
Motorista (10)
Operador de Máquinas - Retroescavadeira (2)
Recepcionista (4)
Agente Comunitário de Saúde (9)
Agente de Controle de Endemias - Ace (6)
Agente de Sinalização Viária (2)
Agente de Trânsito (2)
Assistente Administrativo (20);
Desenhista - Conhecimento em Programa CAD (1)
Fiscal - Feira (1)
Fiscal - Meio Ambiente (3)
Fiscal - Obras (1)
Fiscal - Posturas (1)
Fiscal - Sanitário (1)
Fiscal - Tributos (3)
Guarda Municipal - Grupamento Especial (20)
Topógrafo (1);
Advogado (2)
Arquiteto (1)
Bibliotecário (1)
Engenheiro Agrônomo (1)
Procurador Municipal (2)
Professor de Educação Física (2)
Psicólogo (1)
Oportunidades para cadastro reserva
Calceteiro
Carpinteiro
Eletricista
Encanador
Pedreiro
Pintor
Auxiliar Cuidador
Cozinheira
Cuidador
Operador de Máquinas - Patrol
Assistente Social
Coordenador de Unidade de Assistência Social
Conselheiros Tutelares tomarão posse dia 10, em Pinda
Serão empossados no próximo dia 10 de janeiro no auditório da Prefeitura de Pindamonhangaba os 10 novos Conselheiros Tutelares eleitos pela população para o mandato 2020-2024. A solenidade está marcada para às 10h .
O Conselho Tutelar é o órgão responsável por priorizar os direitos da criança e do adolescente, e é regido pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), instituído pela Lei 8.069, do dia 13 de julho de 1990. Em Pinda, o Conselho Tutelar terá duas sedes a partir de 2020. Uma no Alto do Cardoso e outra no Distrito de Moreira César.
Serão empossados nesta data os seguintes conselheiros: Maria Helena dos Santos Vila Nova, Juliana Bertolino, Cristiana Oliveira, Ana Carolina Honorato Silva, Desirée Alves Moreira, Patricia Garcez, Rodolfo Rocha, Tatiana Derrico, Luciana Ferreira e Regina Faria.