Covid-19: Período crítico será nas duas próximas semanas
As duas próximas semanas serão vitais para o enfrentamento do novo coronavírus no Vale do Paraíba e no estado de São Paulo.
O motivo é que se espera um pico de doentes pela Covid-19 a partir da segunda quinzena de abril. Esse novo contingente de pessoas começaria a se contaminar nas próximas semanas.
Portanto, reduzir a propagação do vírus é fundamental para evitar o colapso do sistema público de saúde, que não suportaria a demanda de atendimento a pacientes graves, que precisam dos recursos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), como respiradores mecânicos.
Também não haveria leitos suficientes para atender, ao mesmo tempo, número alto de doentes procurando o sistema de saúde. O Estado admite que as próximas duas semanas serão um período crítico para a disseminação da virose e que o "tamanho" da epidemia será conhecido.
Coordenador da rede de laboratórios para diagnóstico da doença e diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas falou sobre o assunto em entrevista coletiva.
"Temos que olhar as projeções e ver o que vem pela frente. É importantíssimo esse momento. Estamos no começo da epidemia. Nas duas e três próximas semanas vamos conhecer o tamanho da epidemia, se encontraremos um Everest ou um monte mais suave", declarou.
* Fonte: OVale