Mortalidade infantil cai 38% em 15 anos na região
A RMVale tem a 9ª menor taxa de mortalidade infantil entre 17 regiões do Estado. O indicador é considerado o principal da saúde pública pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
No ano passado, a região registrou 10,4 mortes de crianças menores de 3 anos por mil nascidos vivos. O índice é 2,8% menor do que a média estadual, de 10,7 por mil. É o que aponta balanço realizado pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Fundação Seade.
Com 8,4 por mil, São José do Rio Preto tem a menor taxa do Estado. “É um número que podemos superar”, disse Maristela Siqueira, diretora do DRS (Departamento Regional de Saúde), com sede em Taubaté. “Diminuir a mortalidade infantil é um trabalho que não para e vem sendo feito com grande emprenho pelas cidades da região”.
De acordo com a pesquisa, a RMVale teve 34.062 crianças nascidas no ano passado, com 354 óbitos. Entre 2000 e 2015, a região derrubou em 38,1% a taxa de mortalidade infantil, resultado que a colocou 10ª colocação do ranking estadual. Em 2000, o Vale do Paraíba tinha taxa superior a 16 por mil. Em 2014, a taxa foi de 11,5.
A região que mais reduziu a morte de crianças, em 15 anos, foi Franca, com 49,2% de queda no período. Em todo Estado, o indicador caiu 37,1%.
Segundo Maristela, o trabalho foi reforçado na RMVale nos últimos quatro anos para reduzir a mortalidade infantil. “A região foi uma das quatro escolhidas no Estado para intensificar as ações. O reflexo é a redução na mortalidade”.
Três profissionais do DRS foram destacados para trabalhar diretamente com os municípios. Eles atuam em atenção básica, saúde da mulher e saúde da criança.
Pais da pequena Emilly, 9 meses, Mateus Henrique Honório, 21 anos, e Ruth Maria, 19 anos, fizeram todo o pré-natal na rede pública de saúde. “Ficamos bem tranquilos. Foi tudo bem”, disse.