Governo de SP divulga regulamento de concurso de redação sobre mudanças climáticas para escolas estaduais
As Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e Educação (Seduc) do Estado de São Paulo divulgaram recentemente o regulamento do Concurso de Redação Adapta Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo. O concurso, lançado durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, tem como objetivo promover a conscientização sobre as mudanças climáticas nas escolas estaduais, incentivando a comunidade escolar a desenvolver projetos e adotar medidas que contribuam para a redução das emissões de gás carbônico e a preservação do planeta.
A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, destacou que o projeto visa gerar consciência e engajar os alunos para que possam fazer a diferença em suas casas, escolas e comunidades através de atitudes cotidianas.
Podem participar estudantes da rede pública estadual, a partir do 5º ano do Ensino Fundamental. A competição será dividida em três categorias:
Anos Iniciais do Ensino Fundamental (5º ano)
Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
Ensino Médio (1ª a 3ª série)
As redações devem abordar o tema “Mudanças Climáticas” e explorar aspectos de mitigação e adaptação. Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental devem produzir um texto na linha “Você sabia que…”. Já os alunos das outras duas categorias (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio) devem criar um texto dissertativo argumentativo, relatando projetos desenvolvidos na escola envolvendo a comunidade.
As redações devem ser produzidas em equipe, composta por três alunos da unidade escolar, com o acompanhamento de um professor orientador. Os professores contarão com materiais disponibilizados pela Semil no site da Educação Ambiental.
Os estudantes poderão desenvolver as redações de 5 de agosto a 4 de outubro. Nesta primeira etapa, cada unidade escolar irá formar uma comissão julgadora e escolher três redações, uma por categoria. De 7 de outubro a 25 de outubro, cada diretoria de ensino escolherá três redações, uma por categoria. Os textos selecionados serão encaminhados para a Seduc, que escolherá nove redações, três por categoria. Por fim, a Semil classificará esses textos em primeiro, segundo e terceiro lugar.
Os critérios de avaliação para os alunos do 5º ano levarão em consideração originalidade, capacidade de comunicação e argumentação, entendimento do gênero textual proposto, desenvolvimento do tema, qualidade da escrita e normas ortográficas e gramaticais. As redações dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio serão avaliadas conforme os critérios de criatividade, relevância, organização do texto, ortografia e gramática.
O resultado será divulgado no dia 22 de novembro no site das secretarias, e a premiação ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, em local a ser definido. Os prêmios incluem leitores de livros digitais, tablets e notebooks.
O regulamento completo pode ser consultado na página do Centro de Referência em Educação (CRE) Mario Covas: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9390.
Fonte: Tribuna do Norte
Mais recentes de Fabiana
- Estão abertas as Inscrições para curso gratuito de Técnicas de Confeitaria
- Conselho Municipal da Pessoa Idosa celebra mês especial com diversas atividades
- Prefeitura de Pinda abre vagas para estágio em nove áreas de nível superior e duas de técnico
- Prefeitura de Taubaté oferece internet gratuita à população
- Câmara derruba taxação de previdência privada em herança