Imprimir esta página

Acadêmicos da APL espalham o gosto pela leitura nas escolas de Pinda

Acadêmicos da APL espalham o gosto pela leitura nas escolas de Pinda

A leitura tem o poder de abrir mundos, inspirar sonhos e transformar vidas. E foi exatamente isso que aconteceu em Pindamonhangaba durante a Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura e à Escrita, realizada de 9 a 13 de setembro, nas escolas estaduais da cidade.

Por meio do projeto “Feito Acadêmico”, da Academia Pindamonhangabense de Letras (APL), escritores e professores estiveram presentes nas escolas, a convite das diretoras e responsáveis, levando atividades literárias que encantaram os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

Os acadêmicos Ricardo Estevão, Juraci Faria Condé e Jucélia Batista participaram de varal de poesias, contação de histórias, palestras e rodas de conversa. Ricardo Estevam visitou as escolas EE Prof Jose Pinto Marcondes Pestana (Cidade Nova), E.E. Ismênia Monteiro de Oliveira (Andrade) e Escola Estadual Prof. Alzira Franco (Alto do Cardoso), conversando sobre seu livro “Bob Kurt” e incentivando o prazer pela leitura. Ele também agradeceu às equipes escolares pelo convite e pela acolhida: diretora Vanderleia Carvalho, coordenadora Elaine Santos (também da APL) e professora Evanilda Pereira, da Sala de Leitura, da Pinto Pestana; diretora Gislene Valadão de Melo Soares e Julia Peternelli, professora da Sala de Leitura, da Ismênia; e diretora Renée de Oliveira Franca e professora Débora Machado, da Sala de Leitura, da Alzira Franco. “Todo movimento a favor da leitura deve ser apoiado, aplaudido e expandido. Participar dessas ações é uma alegria e uma forma de aproximar os jovens da literatura”, disse Ricardo Estevão, emocionado com os encontros.

Juraci de Faria Condé e Jucélia Batista estiveram na E.E Profª Gabriella Monteiro de Athayde Marcondes (Cruz Grande) participando de atividades com os estudantes, levando conhecimento, inspiração e incentivo ao gosto pela leitura. Elas agradecem a professora Maria Luciene pelo convite e acolhida. 

“Os alunos são muito receptivos e educados. O interesse deles pelo universo da escrita, inspiração, tempo que um livro leva para ser editado e, de modo especial, o momento de nossas vidas iniciamos a arte da escrita, me surpreendeu. Esses questionamentos dos estudantes do Ensino Médio revelam a existência de um trabalho pedagógico muito bem estruturado na escola em prol do livro e da leitura e de uma formação pedagógica inconteste”, destacou Juraci de Faria Condé.

Jucélia Batista comentou sobre a experiência com os alunos do Ensino Médio. “Fiquei encantada com o interesse deles! Recebi muitas perguntas sobre ilustração, ideias para livros e cursos, e aproveitei para falar sobre a importância da leitura crítica. Foi um grupo participativo, curioso e atento, incluindo uma adolescente autista que interagia com entusiasmo. Representar a APL e levar a literatura para as escolas foi muito gratificante”, afirmou.

A presidente da APL, Rhosana Dalle, celebrou a dedicação dos acadêmicos. “Embora seja uma iniciativa voluntária e individual, eles estão levando a academia para as comunidades escolares, incentivando os alunos no gosto pela leitura e mostrando que a literatura é para todos”, frisou.

Ler 14 vezes
Entre para postar comentários