Pinda ajusta data de recesso escolar para cumprimento de 200 dias letivos

A Secretaria Municipal de Educação informa que o recesso escolar de meio de ano na rede municipal de ensino acontecerá de 7 a 14 de julho de 2025. Incluindo os finais de semana, o período totalizará 10 dias de pausa nas atividades escolares.
Diferente do ano passado, quando o recesso foi de 15 dias, o calendário de 2025 traz um intervalo um pouco menor. A mudança ocorre em função de uma reorganização do calendário escolar, que considerou, entre outros fatores, o maior período de férias concedido aos alunos em janeiro deste ano.
O calendário letivo foi elaborado de forma participativa, com apreciação de diretores e professores no final de 2024, e posteriormente homologado pela Diretoria Regional de Ensino, órgão responsável pela supervisão das escolas municipais, em fevereiro de 2025.
Também foi levado em conta o histórico de anos anteriores, quando algumas estratégias de compensação de dias letivos acabavam resultando em aulas aos sábados, o que gerava insatisfação de parte da comunidade escolar. A atual proposta buscou atender ao equilíbrio entre o cumprimento dos 200 dias letivos obrigatórios, o bem-estar dos estudantes e as condições socioeconômicas das famílias atendidas pela rede.
O recesso de julho será, portanto, um período importante para o descanso de alunos e professores, mas com responsabilidade social na definição do tempo de interrupção das atividades.
Mais recentes de Fabiana
- Nova sede da Defesa Civil é inaugurada em Pindamonhangaba
- Taubaté conquista cinco medalhas no Campeonato Paulista de Atletismo 2025
- Taubaté conquista medalhas em três grandes competições de Jiu-Jitsu em São Paulo
- Edição 2025 dos Jogos Escolares de Inverno terá 25 escolas e 1.500 estudantes em Taubaté
- Mostra “10 de Julho” celebra os 320 anos de Pindamonhangaba com arte, memória e identidade