Secretaria de Saúde alerta sobre infecções que podem agravar dengue

Secretaria de Saúde alerta sobre infecções que podem agravar dengue

Com o aumento dos casos de dengue em Pindamonhangaba, foi decretada, na última teça-feira (6), situação de emergência e alerta epidemiológico. Apesar de toda campanha de conscientização, alguns cuidados precisam ser intensificados, como é o caso da saúde bucal.
Segundo a Secretaria de Saúde, durante os períodos de infecção viral, como a dengue, o diagnóstico precoce desempenha um papel fundamental no tratamento, e as manifestações orais podem ser indicativas da doença, facilitando a avaliação clínica e prevenindo complicações. Além disso, vale ressaltar que a dengue, assim como outras infecções virais, pode causar uma queda no sistema imunológico do hospedeiro pela sobrecarga no combate ao vírus e deixar o organismo mais susceptível a infecções oportunistas. Sendo assim, a doença pode agravar um quadro de infecção odontogênica tornando o seu tratamento mais complexo.
Por isso, o indivíduo que tem uma boa saúde bucal, em alguns casos, consegue identificar com mais facilidade sintomas que podem ser provenientes da doença.
O dentista Dr. Diego Rabello, que atua na UBS da Vila São Benedito, ressalta a importância de cuidados especiais durante infecções virais como dengue, zika ou chikungunya. Segundo ele, "é crucial adotar medidas especiais para manter uma boa higiene oral e prevenir complicações adicionais". Para preservar a saúde bucal durante o curso dessas infecções, Dr. Diego enfatiza alguns cuidados fundamentais:
Escovação Eficiente: Utilize uma escova de cerdas macias e pasta de dente com flúor. Escove os dentes, a língua e as gengivas suavemente, pelo menos duas vezes ao dia.

Ler 180 vezes
Entre para postar comentários
Go to top