A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Administração, vai abrir inscrições para credenciamento de novos feirantes e ambulantes para trabalharem na cidade. Para feirantes da área da feira coberta serão sete novas vagas (duas para comércio de alimentos manufaturados de origem vegetal, duas para lanches e salgados e três para hortaliças e hortifruti). Já o credenciamento para ambulantes possui 62 vagas divididas em 16 categorias para alimentos diversos, bebidas e brinquedos. Eles poderão trabalhar em todos os eventos oficiais do município, de acordo com as regras e vagas disponibilizadas pela organização de cada iniciativa.
As inscrições serão abertas na segunda-feira (8) e irão até dia 7 de janeiro de 2026. O secretário de Administração, Eduardo Cursino, disse que "caso haja mais interessados do que o número de vagas disponíveis, a Prefeitura vai realizar sorteio público no dia 20 de janeiro, às 9 horas, no auditório municipal, para feirantes, e dia 21 para ambulantes".
O prefeito Ricardo Piorino afirmou que “o objetivo da Prefeitura é dar oportunidade de forma igualitária e justa para que a população de Pindamonhangaba possa comercializar seus produtos, gerar renda e movimentar a economia da cidade. Lançamos os editais e queremos a participação de todos, inclusive com reserva de vagas destinadas para pessoas com deficiência, conforme determina a Lei".
Poderão participar do chamamento os feirantes e ambulantes que se enquadrarem em critérios semelhantes, dentre os quais se destacam ser morador do município há, no mínimo, 05 (cinco) anos; não possuir débitos anteriores relacionados a atividade pretendida; ser maior de 18 anos; não ser funcionário da Administração Direta e indireta do município, ativos, licenciados ou em cargos de provimento em comissão. Além disso, é proibida a apresentação de mais de uma inscrição por participante e a de parentes ascendentes (pais, avós, bisavós, tataravós), descendentes (filhos, netos, bisnetos) e cônjuge.
Os documentos necessários para participar são RG e CPF; cópia do comprovante de residência em nome do requerente, ou que comprove a relação parentesca (um comprovante por ano); certidão de regularidade eleitoral; certidão de antecedentes criminais estadual emitida pela SSP-SP; indicação da categoria que deseja se inscrever; informação do tipo e tamanho do equipamento que será utilizado para exercer a atividade; fotos legíveis do equipamento que será utilizado para exercer a atividade.
O edital com todas as regras está disponível no site da Prefeitura de Pindamonhangaba.
As inscrições acontecem por meio eletrônico pelo site da Prefeitura via 1DOC, https://pindamonhangaba.1doc.com.br/atendimento. O interessado deverá acessar o site www.pindamonhangaba.sp.gov.br, localizar no site o link correlato ao “Central de Atendimento 1DOC”, e a página “Inscrição para Credenciamento de Ambulante" ou "Credenciamento Feira Coberta".
Quem não conseguir fazer o cadastro pela internet, poderá fazer pessoalmente na Prefeitura ou nas Subprefeituras de Moreira César ou do Araretama.
O prefeito Ricardo Piorino lembrou que a Prefeitura vem realizando manutenção e um pacote de benfeitorias na região central, “especialmente na área em torno do Mercado Municipal, que nos últimos anos vem recebendo várias melhorias, como a regularização documental dos feirantes e permissionários, construção de um refeitório e banheiro exclusivo para os comerciantes, pintura e novo piso no interior do Mercado Municipal, construção do camelódromo, dentre outras ações”. Ele destacou que “este ano já houve a substituição do piso do Mercado Municipal e a substituição de todo sistema de iluminação e limpeza do telhado e calhas da feira coberta, que foram conquistas importantes para os feirantes e para a população, porque deixou o local mais iluminado, seguro e agradável”, concluiu Piorino.
